A Ametrida centurio é o nome científico de uma espécie de morcego.
Localização geográica
Esses morcegos são encontrados na América Central e em partes do Sul da América, incluindo a Venezuela, Guiana, Brasil,, Suriname, Colêmbia, panamá, Guiana Francesa e Antilhas. Esses morcegos são raros mesmo nessas áreas onde são encontrados em maior quantidade.
Habitat natural
Os morcegos Ametrida centurio são encontrados na maioria das vezes em florestas tropicais, principalmente em regiões próximas de riachos e rios. Eles têm sido encontrados mais comumente em florestas com vegetação perene.
Descrição física
Esse morcego dessa espécie apresenta dimorfismo sexual no que se refere ao tamanho da espécie. Ou seja, o gênero Ametrida uma vez que inclui duas espécies, o A. centurio e o A. minor, apresentam diferença de tamanho entre as diferentes espécies.
Ametrida centurio é a espécie que tem fêmeas maiores, em média 12g e tem cabeça e corpo co cerca de 40 mm a 47 mm. Enquanto isso Ametrida minor tem os menores machos que pesam cerca de 8g com corpo e cabeça menores que as fêmeas. Os braços medem em torno de 25 a 33 mm.
Eles parecem com os outros morcegos frutíferos como os nariz-de-folha. Eles têm o rosto pequeno típico da família dos morcegos Phyllostomidae. Esses morcegos têm cerca de 30 dentes. Eles não têm listras ou faixas no rosto ou nas costas.
Eles têm uma luminosidade, uma mancha mais clara em cada ombro.
A cor do corpo em si, varia de um marrom claro para um marrom escuro, quase acinzentado. Os machos tendem a ser mais escuros e manchados com as cores cinza do que as fêmeas. Seus olhos são relativamente grandes. Ametrida centurio tendem a ter a íris de uma cor amarelada e os machos têm uma elevação entre os olhos.
Reprodução
A reprodução dos Ametrida centurio não é muito bem compreendida. As fêmeas têm sido estudadas e apresentam um embrião único, sugerindo que apenas um morceguinho nasce por vez.
Hábitos alimentares
Pouco se sabe sobre esses morcegos. Eles são frutíferos por natureza, baseia-se essa informação em sua estrutura dentária, mas podem comer insetos e plantas também.
Outras informações da espécie
Essa espécie de morcego é pouco conhecida e pouco estudada, e por isso mesmo levanta-se a hipótese de desaparecimento da espécie. Eles são raramente encontrados por natureza, e algumas ações humanas, como a destruição de seu habitat natural, ainda contribuem para que a espécie vá diminuindo cada vez mais.
Ametrida minor
É a outra espécie do gênero Ametrida. Essa espécie vem principalmente da Guiana Holandesa. Ela se difere do centurio principalmente porque é uma espécie com porte físico muito menor. O tamanho das asas entre uma espécie e outra também é notável.
Por Carol C.