Aquarismo

Aquarismo também conhecido como aquariofilia é uma prática muito antiga que consiste na criação de peixes ornamentais e plantas em aquários. Apesar do uso de aquários na decoração de ambientes ser bastante comum em nosso meio, a manutenção dos peixes e das plantas requer alguns conhecimentos técnicos específicos e cuidados que envolvem a temperatura, o ph da água, além de conhecimentos acerca dos peixes escolhidos, pois alguns animais não convivem harmonicamente no mesmo ambiente. Neste artigo nós vamos falar um pouco mais sobre aquarismo, tipos de aquários, manutenção, cuidados especiais e também sobre as utilidades de um aquário no ambiente.

Sabendo mais sobre aquarismo

Aquarismo

Aquarismo

Como já foi dito, aquarismo é a prática de criar peixes ornamentais, plantas e outros organismos aquáticos em aquários de formatos diversos ou ainda em tanques que podem ser naturais ou artificiais. A criação desses peixes e outros organismos podem ser com fins ornamentais ou ainda com fins de estudo de determinadas formas de vida aquáticas, no entanto vale salientar que o aquarismo se distingue da aqüicultura e/ou piscicultura pois estas duas últimas são destinadas a produção com fins comerciais,

Tipos de aquários

Modelos

Modelos

Basicamente existem dois tipos de aquários, os aquários de agua doce e os aquários de agua salgada, porém tanto os aquários de agua doce como os de agua salgada ainda se subdividem em varias espécies, de acordo com o tipo e as carcateristicas da montagem, que pode ser por exemplo classificados como comunitários, com ciclídeos africanos, cardumes, plantados, amazônicos, de recifes, e muitas outras formações.

Os habitantes e demais componentes de um aquário

Espécies

Espécies

Tanto nos aquários marinhos como nos aquários de agua doce existem uma infinidade de espécies de peixes, com coloridos, aparencias, habitos e necessidades especiais. Assim para montar um aquário é necessário pesquisar antes para conhecer sobre a compatibilidade entre seus habitantes e suas necessidades, espaço mínimo, temperatura, dureza da agua, Ph, pressão, iluminação e alimentação. Quando se consegue unir todas as necessidades de diversas espécies se consegue um aquário perfeito, sendo possível minclusive a reprodução em cativeiro.

Cuidados para a manutenção de um aquário

Mesmo para um aquário pequeno, com poucas espécies, são necessários alguns cuidados mínimos na sua manutenção, para garantir a vida saudável de seus habitantes, especialmente com a qualidade da agua e manutenção de seus parâmetros, filtração, iluminação e alimentação. Existem diversas técnicas oferecidas, e cada aquarista vai descobrindo a forma mais eficiente de cuidar de seu aquário com a experiência, no entanto o Filtro Biológio de Fundo – FBF é o sistema mais prático e de menor custo, porém é bastante criticada por não ser eficiente.

O aquarismo como vimos, é uma prática que exige algum conhecimento, estudo das necessidades básicas das espécies, e pequenos cuidados básicos uma vez por semana com a manutenção. Para muito é um hoby apaixonante. A verdade é que além do aquarismo ser uma atividade prazerosa, os aquários são elementos decorativos importantes, e também possuem um grande poder relaxante, motivos pélo qual seu uso é bastante popular entre nós.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *