Ferrets

Ferrets é um animal doméstico pouco conhecido no Brasil, apesar ser de fácil manutenção, muito dócil e brincalhão, no entanto sua reprodução é proibida pelo IBAMA. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal, tão simpático e divertido, suas características físicas e comportamentais, seus hábitos, alimentação, reprodução e vários detalhes sobre a vida desses pequenos animais.

Mustela Putorius Furo

Mustela putorius furo é o nome científico do ferret doméstico, um pequeno mamífero, carnívoro, da família mustelidae. O ferret pode ser considerado primo do animal conhecido aqui no Brasil como Furão, não é um roedor nem mesmo um animal silvestre.

Ferret

O Ferret foi domesticado no Egito antes ainda que os gatos, e atualmente não saberiam viver soltos na natureza, pois não são capazes de procurar sua comida.

Características e Fisiologia

Os ferrets geralmente são animais dóceis e seu cuidado é muito fácil, sua manutenção tem um baixo custo, e eles são silenciosos. Os ferrets tem uma estimativa de vida de cerca de 8 anos, mas podem chegar até 12 anos. Chegam a maturidade sexual entre 4 a 8 meses e a gestação é de 41 dias. Os filhotes nascem pesando no máximo 10 gramas, e só vão abrir os olhos depois de completarem 21 dias. Os ferrets têm algumas características muito semelhantes aos gatos, assim não necessitam de banhos freqüentes, pois pode ocasionar problemas dermatológicos, o ideal é1 banho por mês, porém suas unhas precisam ser aparadas mensalmente.

Filhotes

Quando a alimentação o Ferrets tem necessidades nutricionais especificas, e assim não deve receber ração para cães ou gatos, nem mesmo a comida caseira. Deve ser alimentado com a comida especifica existente no mercado, rações próprias. Devem ser levados ao médico veterinário periodicamente depois dos quatro anos, e tomar as vacinas específicas para a espécie, entre elas a vacina para cinomose, anti-rábica e outras.

O Ferret na sua Casa – Hábitos

O Ferret é um animal de companhia excelente, eles passam quase todo o dia dormindo, e quando estão acordados passam todo o tempo brincando, até mesmo quando são mais velhos. São animais curiosos, gostam de entrar em gavetas, armários e se encontrarem uma bolsa aberta podem também entrar. Também podem roubar pequenos objetos e alimentos, que levm sempre para um mesmo esconderijo.

Brincalhão

São animais graciosos e curiosos que aprendem muitos truques, são carinhosos, não mordem nem arranham. Enfim, são animais de estimação perfeitos, especialmente para serem mantidos em pequenos espaços como apartamentos. A maioria das pessoas costuma mantê-los em gaiolas quando estão fora de casa, mas eles devem ser soltos durante algumas horas diariamente. Também aprendem a andar em coleiras ou dentro de bolsas apropriadas, podendo sair para passeios na rua.

IBAMA – Restrições

Como não existem predadores para o ferret sua reprodução é proibida no Brasil, assim todos os animais devem ser cadastrados, pois não existem predadores e sua reprodução poderia causar um grande desequilíbrio ao meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ei cara eu quero compra so um ferret macho filhote so um pois eu adoraria que ele brincasse com meus outros animais que eu tenho

    João victor 17 de setembro de 2010 17:40
  • tenho um com 2 anos e meio é macho e to vendendo ele por R$:800,00
    vem com gaiola e acessorios fone 11-25113126 cel 11-81453814

    thais 5 de outubro de 2010 9:26
  • OLA…ADOREI O FERRET E MEU FILHO SEMPRE ME PEDE UM CÃOZINHO, MAS TENHO PENA E DEIXA-LO SÓ NO APTO E ACHEI O FERRET LINDO E IDEAL P/ NÓS DOIS Q AMAMOS ANIMAIS…TENHO PEIXES..CALOPSITA E UM HAMSTER….QUERO TBM UM FURÃO…ELES SE DARIAM BEM? qTO CUSTA UM FERRET E ONDE EU OS ENCONTRO…ELES VIVEM BEM ENTRE OUTROS ANIMAIS DE OUTRAS ESPECIES E PRECISAM SE ACASALAR…?
    e ELES SÃO CAROS…O Q COMEM E COMO DEIXA-LOS SEGUROS E CONFORTAVEIS…HA COMO ADOTA-LOS?

    RO BERGAMO 4 de dezembro de 2010 20:01
  • Boa tarde, quero muito comprar um Furão.

    Regina 7 de outubro de 2013 15:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *