Milhares de deficientes físicos e mentais encontram progresso e desenvolvimento na equitação, pois o seu desenvolvimento é notório depois que passa a interagir com o animal, o seu trote em marcha lenta movimenta e estimula os músculos e neurônios do doente, dependendo do caso é possível que o paciente consiga ter uma vida normal é claro que dentro de suas limitações, mas os resultados são fantásticos e muito positivos.
Quando a interação do deficiente é feita de acordo com a família que o apóiam e incentivam nesse tratamento o desenvolvimento é mais rápido que se possa imaginar, as pessoas começam a se sentirem mais integrantes na sociedade se desenvolvendo melhor e redescobrem a vida que até então estava muito limitada e triste. Os profissionais da área sabem orientar os deficientes conforme as suas necessidades e suas limitações pra que o tratamento tenha um resultado positivo.
A fila de espera por uma vaga nesse tipo de tratamento é muito grande, pois para cada paciente aceito, mais dois ficam de fora á espera de uma vaga, tamanha é a procura por esse tipo de tratamento. O governo deveria dar uma atenção especial á essas pessoas e famílias que sofrem á espera de uma vaga para poder tratar seus doentes, muitos nem chegam a ter esse tratamento, pois as vagas são limitadas e fica quase impossível conseguir uma.
Uma ação social poderia trazer novos horizontes para esse tipo de tratamento que juntamente com o governo poderiam ampliar as clinicas de tratamento com cavalos para pessoas deficientes e de baixa renda, sem poder aquisitivo para pagar por um tratamento desse tipo. As pessoas se identificam com os animais que sentem o seu amor e carinho com que são tratados e respondem á altura com resultados positivos.
Onde encontrar
Esse tipo de clinica que trata deficiências com cavalos só é encontrada em grandes centros e ainda assim com muita dificuldade de encontrar vaga, pois o resultado é bastante satisfatório e compensador, mas infelizmente são poucas as clinicas que o Brasil tem. Existem projetos de ampliação, mas falta verba e pessoas especializadas para poder desenvolver um trabalho digno com a população carente.
Deveria ser prioridade assim como a educação é para o país, pois a saúde é tão ou mais importante do que qualquer outro bem que o ser humano possa adquirir, pois sem saúde o ser humano não consegue investir em seus ideais que acabam ficando pela metade do caminho, mas se a saúde for levada a sério o país cresce e se desenvolve de maneira digna e consciente ajudando á quem precisa sem distinção. Os trabalhos elaborados com cavalos para a cura de doenças é o tratamento mais importante já realizado no Brasil e merece toda a atenção dos políticos.