A Linguagem dos Golfinhos

Cientistas descobrem alguns dos códigos de comunicação dos golfinhos

Fernando de Noronha é um paraíso ambiental. Suas praias são maravilhosas e constituem um dos destinos de viagem e férias mais cobiçados do Brasil.
No entanto o arquipélago de Fernando de Noronha não é só lazer. Lá, existem projetos de preservação e estudo da vida marinha que exercem um importante papel na preservação de espécies e no conhecimento de determinados animais.
Um desses animais é o golfinho – existe um projeto de estudo da espécie no arquipélago, que já produziu pesquisas interessantes e resultados animadores.
Os golfinhos são animais simpáticos e mansos, e é fácil trabalhar com eles.
O projeto é coordenado atualmente pelo “Centro de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade”, representado pela sigla “ICMBio”, instituto do Ministério do Meio Ambiente do Brasil.
O projeto também é patrocinado pela Petrobrás desde 2001.
Segundo os pesquisadores, uma das maiores ameaças ao golfinho é o turismo que ocorre na região, incluindo as atividades de lazer promovidas no local, como o passeio de barcos (cujo barulho dos motores atrapalha a comunicação dos golfinhos, por interferir na freqüência que eles se comunicam).
O projeto pretende restringir o horário e a quantidade dos passeios, para verificar se o barulho realmente é responsável por alguns danos aos cetáceos.
O trabalho conta com o apoio de José Martins, oceanógrafo que idealizou o projeto denominado “Golfinho Rotador”. Este projeto já conta com 20 anos de exigência e diversas conquistas.
Com base no trabalho sobre os golfinhos, José Martins já realizou 14 trabalhos científicos – foram necessários 1190 mergulhos com os cetáceos para concluir as pesquisas.
Um dos resultados mais interessantes da pesquisa é decodificação de alguns padrões que os golfinhos utilizam para conversar. Conheça alguns:

Golfinho

– Bater Cabeça

Quando o golfinho coloca a cabeça para fora e a bate na água antes de cair. Isso quer dizer que o golfinho está dizendo para o grupo se deslocar lentamente ou então por uma distancia pequena.
Outro movimento que tem significa semelhante é quando o golfinho sai da água e ao cair, deixa o corpo arqueado (parcialmente curvado).

Curvado

-Rotação

Um dos movimentos mais graciosos reproduzidos por esses cetáceos é quando ele sai da água e fica “em pé” rodando em torno do próprio corpo, geralmente até quatro vezes.
Quando um golfinho reproduz este movimento está querendo dizer ao grupo para se deslocar rapidamente ou então se deslocar por um grande distancia.

– Salto

É o movimento de saltar para fora da água e mergulhar novamente, repetidas vezes. Quando o animal faz isso sinaliza que está estressado, e os motivos podem ser a fuga de um tubarão ou então de uma embarcação que está incomodando do grupo.

Irritado

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que maneiro!!!amei que gostoso aprender mais a cada dia

    anna julia 3 de setembro de 2010 9:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *