Os animais silvestres sofrem com o processo de extinção por causa do desmatamento indiscriminado e constante de nossas matas, que são o local por onde eles vivem quase a sua existência inteira ou que saem de lá apenas por alguns momentos, para se alimentar na floresta.
O Problema
O grande problema de renovação do ecossistema é a queimada destas florestas, que jamais serão renovadas. Primeiramente, a queima de plantas e animais elimina a matéria que alimenta o solo e destrói as sementes que as árvores deixam para nascimento das plantas juntamente com as pequenas mudas em desenvolvimento.
O fogo além de destruir os recursos vegetais da floresta, mata muitos animais, que não conseguem escapar do ato criminoso a tempo de serem queimados, e outros por conseguirem se abrigar, mas não terem mais alimento e abrigo para sobreviver.
Caça Predatória
O principal problema da variada fauna brasileira é o seu alto valor comercial, o que faz com que muitas espécies sejam caçadas até sua extinção, pela absoluta falta de cultura e de informação do caçador.
O valor é conhecido e distribuído entre as espécies, dentre as que mais sofrem com a caça predatória são as emas e as araras, para a retirada das penas, as lontras e jacarés para utilização na indústria de confecções e a tartaruga, para a utilização da carne e do casco.
Onça pintada, jacaré do papo amarelo, tamnduá bandeira, ariranha, o lobo guará são algumas das diversas espécies que estão ameaçadas e algumas até extintas, como a ariranha, caçada sem dó até 1967 por causa de sua pele.
Outro caso lamentável é o da onça pintada, o mamífero, que pode alcançar 130 quilos e é o maior do Brasil, tem a necessidade de ter um trecho de terreno de 50 quilômetros para sobreviver. Está encurralada em alguns cantos desses Brasil, fugindo da caça predatória e tentando sobreviver à selvageria do homem, justamente esse animal que tem uma das cadeias alimentares mais diversificadas e que mais possibilitam o equilíbrio do ecossistema, pois se alimenta de gado bovino, cachorro do mato, a anta e o cervo do pantanal, além de macacos, porcos do mato, cágados jacarés (!) e capivaras, o que o fazem de um distribuidor de equilíbrio entre os animais, está sendo derrubado pelo homem.
De acordo com nossa história, desde que fomos descobertos sofremos um processo gradativo e revoltante de exploração, que começou no pau-brasil, e juntamente com produtos da mata atlântica. Depois de algum tempo, começaram a exploração mineral, onde no lugar do ouro que tínhamos, foram ficando cada vez mais, maiores buracos e crateras no solo, acompanhado da exploração e da pobreza.