Quem é criador de aves já deve muito ter ouvido falar e Peito Seco. Mas quem só tem uma ou duas aves em casa sabe o que é?
O Que é o Peito Seco Em Aves?
Muitas pessoas confundem o Peito Seco como sendo uma doença. Ocorre que o Peito seco não é uma doença, e sim, a implicação de uma coisa que já vinha acontecendo.
O Peito Seco é um sinal considerado clínico que sugere fraqueza crônica e progressiva ou caquexia. Sendo constante a perda de apetite, o mal estar, culminando num desgaste que faz com que haja o consumo de toda a energia acumulada pela ave, e, em último caso o fim de toda musculatura peitoral.
O Que Ocorre Depois Da Perda Da Musculatura Peitoral
Quando o animal já se encontra com o “peito seco” será que ainda é possível se encontrar a cura? Há várias causas para o surgimento do problema que é tido como um quadro bastante grave e, em muitos casos chega a ser terminal para a ave.
Quando o diagnóstico é dado de maneira rápida e, por isso, logo é iniciado o tratamento de maneira intensiva, desde haja muito dedicação por parte do dono, é bem possível que se consiga obter a cura.
Mais Sobre o Peito Seco
O Peito Seco é considerado como uma síndrome, bastante conhecida entre os criadores de passarinhos, também é chamada como Peito Faca, e Peito Quilha, conforme a região do país.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fgL–u9YLiM[/youtube]
Peito Seco
Essa síndrome, por muitos é considerada é uma doença e para outros não, e sim uma consequência de vários fatores ligados especialmente aos hábitos alimentares, acondicionamento da ave e ainda ao tratamento dado às mesmas.
O nome de Peito Seco é dado em decorrência do fato da ave ficar bastante magra na região do abdômen, e, como o próprio nome indica, a região do peito fica seco, entretanto, o nome dado ao problema é Caquexia. Quando a ave é acometida pela síndrome, sofre com um estado de prostração excessivo, seguido de grande fraqueza, desgaste, mal estar e total falta de apetite.
Muitos fatores podem acarretar o emagrecimento da ave, culminando com a caquexia, dentre os mais comuns estão: Infecções crônicas por mycoplasma, parasitismo crônico, cryptosporidiose, tuberculose, depressão, diabetes, tumores, coccidiose subclínica, diminuição na alimentação em razão da ansiedade, e ainda magoas que podem aparecer em decorrência de uma perda de parceiro de gaiola ou ainda mudanças bruscas de ambiente ou até uma possível troca de dono.
Quase sempre o Peito Seco é considerado como uma doença terminal, pois em poucos casos as aves que apresentam esses sintomas chegam a se recuperar, porem, se diagnosticado logo no começo e através do correto tratamento, pode-se conseguir salvar a ave.
Como Evitar a Doença
Para que se consiga evitar a doença o procedimento é bastante simples, para isso é só ficar atento aos primeiros sintomas, aqueles que foram apontados logo acima, procurar observar se a ave está se alimentando normalmente, se também não está sendo imposta a situações de estresse exagerado, especialmente durante o transporte ou até mesmo sendo acometida com espantos repentinos, e, principalmente não está sofrendo com a mudança de proprietário.
Porém, o principal problema está relacionado à alimentação inadequada, por isso, nunca ofereça nada gelado para a ave, pois esse procedimento pode vir a provocar infecções no sistema respiratório e digestivo, fazendo com que a ave fique sem se alimentar, causando fraqueza e culminando com a síndrome do Peito Seco.
O Peito Seco faz com a ave morra de fome, já que fica sem forças e ainda sem energia para se alimentar e suprir suas perdas energéticas, causando a secagem dos músculos abdominais, já que passa a consumir toda gordura reserva que há no corpo, e, depois de prostrada, vem a óbito, caso não receba o tratamento correto.
Tratamento Do Peito Seco
Vamos apontar alguns tratamentos mais indicados para a síndrome, sendo por isso, os mais usados. No mercado de aves há inúmeros remédios que são indicados para o tratamento dos sintomas apresentados no Peito Seco e os mais habituais são:
Medicamentos
- Coccide Aarão é um remédio bastante eficiente no tratamento da síndrome do Peito Seco, e pode ser utilizado no tratamento e na prevenção do problema, pode ser encontrado em lojas convencionais e ainda através da internet.
- Labcon Club Vitil P.S. é um suplemento com formulação balanceada à base de vitaminas ligadas à Tilosina, que ajuda na eficiência alimentar e no crescimento da ave. Aconselhado no tratamento de aves com sintomas da síndrome do “Peito Seco”, além daquelas que estejam com problemas respiratórios, especialmente a Micoplasmose ou Doença Respiratória Crônica e até mesmo àquelas que apresentam um quadro severo de desnutrição.
Como funciona: O Labcon Club Vitil P.S. produz a estimulação do sistema imunológico da ave, colaborando com a resistência do mesmo. Este medicamento é apresentado em forma de cápsulas, estipuladas suas doses diárias, o que vem a facilitar sua aplicação, e garante uma maior integridade e qualidade do produto. Também pode ser encontrado na internet.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=xYrXFqDEgIA[/youtube]
- 100 OS, usado no tratamento da doença: promove o crescimento e auxilia no combate à perda de apetite. Também pode ser usado no tratamento de doenças crônicas de origem respiratória. É indicado como suplemento Alimentar, ajuda bastante na prevenção do raquitismo e no Peito Seco e auxilia no crescimento daquelas aves que são mantidas em confinamento.
- NALYT este medicamento foi produzido com a finalidade de controlar e combater à Micoplasmose dos pássaros, da mesma forma o coccidiose, que são determinantes do peito-seco e ainda têm efeito reidratador e oferecem maior energia à ave doente. Para que seja feito um tratamento de prevenção é preciso administrar o remédio juntamente com as rações ou até com as farinhadas, sendo que 10 gramas de NALYT deve ser acrescentado para cada quilo de alimento, no período que pode variar entre 5 a 7 dias.
Para o tratamento com função curativa acrescente 10 gramas do medicamento em cada 500 ml de água limpa, preferencialmente mineral ou fervida. Dê a mistura às aves pássaros pelo prazo de 5 a 7 dias, fazendo a troca diária, sendo que esta água deve ser a única oferecida às aves durante o tratamento.
Fico agradecida pelas informações. Foi de muita avalia! Obrigada!!!
Preciso de um remédio para Calopsita com peito seco
gostaria de receber todas as informações
gostei de todas as dicas tirei minhas duvida obrigado
Nossa meu coleiro estava praticamente morto,eu comecei dar coccidex,mesmo assim ele ficou fraco,ai eu comecei alimentalo com papinha de mucilon,ele esta bem melhor,esse site me ajudou bastante bgd
obrigado mas tenho mais duvida você citou alguns remédios eu comprei viril os e 100 os é esses ? meu passarinho é um caboclinho eu não entendi a mistura do remédio é para dar uma capsula por dia ou colocar as 10 gramas e usar ate o final
Bom dia! Minha Calopsita está com o peito seco, estou dando o Avitrin PS que foi o recomendado, tem problema se eu dar o Labcon club vitil ps na água também?
Bom dia, minha Calopsita está com o peito seco, estou dando uma gota de manhã e pela noite de avitrin ps, ( o que me foi recomendado ) tem problema ou não devo dar Labcon club vitil na água como suplemento também??