Como Cuidar Do Cachorro No Verão

Quando os dias de verão começam a se aproximar é natural que você passe a usar roupas mais leves e a beber mais água. Saiba que assim o ser humano o cachorro também precisa de cuidados diferenciados nos dias de calor. Esses cuidados diferenciados nos dias de calor ajudam a manter o seu pet sempre saudável. Muitos donos de cães não sabem bem como devem ser esses cuidados com os seus amigos pets e por isso mesmo elaboramos uma lista completa com todos os cuidados. Deixe o seu amigo cão muito mais saudável e bem cuidado, ele agradecerá lhe dando ainda mais carinho.

Cuidados Especiais Com Cachorros Durante o Verão

Hidratação

Os animais em geral precisam de bastante água durante o verão principalmente aqueles que têm mais pelos. Nos dias de sol os pets podem ficar desidratados, por isso a dica é ter certeza que o seu amigo de quatro patas está bebendo bastante água. Uma dica para evitar que o seu cão deixe de beber água devido a preguiça é deixar mais de um pote de água pela casa. Durante os passeios é importante levar uma garrafa de água para o seu cão. Observe o pet quando perceber que ele está com a língua de fora é sinal de que precisa beber água. Deixe que ele beba o quanto precisar, para facilitar a ingestão de água leve um potinho para colocar a água.

Cuidado Com Passeios

Os passeios são essenciais para a saúde do seu amigo cão, mas não é bom levá-lo passear nos horários mais quentes do dia. Quando o sol está a pino os cães sofrem mais, o ideal é evitar os horários entre 10h e 17h. Sendo assim saia passear com o seu cachorro de manhã ou no final da tarde. Isso vai ser bom para você também, pois caminhar no sol não faz bem nem para você e nem para o seu pet.

Vacinação

Quando o verão chega às famílias decidem viajar e muitas levam os cães junto. Viajando ou não tenha certeza que as vacinas do seu amigo pet estão em dia, vale lembrar que quando o cachorro está num ambiente diferente daquele a que está acostumado tem mais chances de contrair doenças. Com as vacinas em dia é mais fácil ter certeza de ele não irá contrair doenças.

Nada De Água Da Torneira

Se você viajou com o seu amigo de quatro patas para a praia, por exemplo, evite dar a ele água da torneira. Infelizmente algumas regiões litorâneas do Brasil ainda sofrem com um abastecimento de água inadequada para o consumo. Nesses lugares em que não há como ter certeza a respeito da qualidade da água o mais indicado é usar água filtrada.

Evite As Focinheiras

As focinheiras atrapalham a troca de calor do animal fazendo com que ele tenha que respirar mais rapidamente. Se no local em que você mora ou para onde viajou é necessário sair com o cão usando focinheira opte por modelos que sejam mais leves que não atrapalhem tanto a respiração do pet.

Filtro Solar

Por mais curioso que possa parecer existe protetor solar para cães. Atualmente, muitas marcas trabalham com esse tipo de produto. Basicamente o protetor solar deve ser usado em áreas que tenham uma cobertura menor de pelos como a barriga, o focinho e as pontas das orelhas. Jamais use protetor solar humano em animais, pois isso é muito perigoso e pode até mesmo levar o animal a morte. Na dúvida consulte o veterinário e peça recomendações dos produtos feitos para animais.

Redução De Apetite

O animal doméstico pode comer menos durante o verão, pois assim como os seres humanos os pets também sentem uma necessidade menor de alimentos em dias muito quentes. Sendo assim se ele comer menos não é motivo de preocupação, mas não descuide da água, pois ele precisar estar bem hidratado.

Tosa Para Que Te Quero

Imagine sair num dia de sol usando um casaco pesado, é mais ou menos assim que o seu cão se sente quando não é tosado no verão. Tenha o cuidado de manter o cão tosado nos dias de verão principalmente nos casos dos animais que são muito peludos.

Não Deixe o Cão No Carro

Alguns donos de cães gostam de passear com os amigos de quatro patas de carro durante o verão. Se o animal gosta desse tipo de transporte não há nada de errado, desde que você siga as recomendações dos órgãos de trânsito. Porém, se aparecer a necessidade de sair, mesmo que apenas por um instante do carro, jamais deixe o seu amigo sozinho. Durante o verão os termômetros sobem muito e assim alguns poucos minutinhos dentro de um lugar fechado sob o sol a pino podem ser fatais para o cachorro. O animal pode sofrer com uma insolação e em alguns casos podem até mesmo vir a falecer. Os cães como o buldog e o pug, por exemplo, tem dificuldade de respirar e por isso alguns minutos nessa situação extrema podem ser o que basta para lhes levar ao óbito.

Cuidado Com Insetos e Parasitas

Passear com o seu cachorro por locais diferentes como a praia ou montanhas é sempre agradável, mas não esqueça que durante o verão a incidência de insetos e parasitas aumenta bastante o que torna o seu amigo mais vulnerável. Preste atenção a cuidados de prevenção de pulgas e carrapatos. Use repelentes e consulte um veterinário para saber quais são as outras medidas cabíveis no caso do seu cão. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RbLzPLT3e2U[/youtube]

De Olho Na Insolação

Fique de olho no seu cachorro, pois ele pode ser vítima de insolação. Vale a pena ficar de olho no comportamento dele. Se perceber que ele está parecendo muito cansado, desanimado ou mesmo com o hábito de puxar a língua para fora constantemente é necessário reduzir a temperatura do corpo dele. Esses são sintomas bem comuns da insolação em animais. Para ajudá-lo leve-o para um lugar de sombra e molhe-o com água fresca em abundância. Passe a água principalmente na sua cabeça, torso e pescoço. Faça com que ele beba bastante água. Assim que o animal estiver um pouco melhor leve-o para uma consulta com um veterinário. [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=YrM_i6NkS9A[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *