Atualmente, além dos cães e gatos outros animais tem se destacado como os grandes xodós dos donos de pets. Os coelhos tem se tornado um bichinho de estimação bem frequente de se ver nas casas, principalmente aquelas que têm crianças. Porém, antes de se animar somente pela beleza dos felpudinhos é importante saber tudo sobre eles.
Os coelhos são animais que demandam bastante cuidado por parte de seus donos e que assim como os cães e gatos também precisam de atenção e carinho. Um ponto muito importante e que quase ninguém considera na hora de ter um coelho é o fato de que ele é um roedor, ou seja, é possível que a mobília da sua casa não fique inteira depois que ele chegar à sua casa.
Os coelhos são animais mamíferos e que pertence a família dos Leporídeos e tem como característica mais marcante a sua cauda curta e orelhas longas. Uma curiosidade a respeito dos coelhos é que eles podem ser facilmente encontrados em todas as partes do planeta, ou seja, são animais com uma boa adaptação em diferentes ambientes e condições de sobrevivência.
Quando utilizamos o termo coelho não estamos nos referindo a apenas um tipo de espécie de animais, mas na verdade a oito espécies. Dentre essas espécies que compõem o grupo conhecido como coelho podemos citar: os coelhos-americanos (Sylvilagus), coelho-de-amami (Pentalagus), e o coelho-pigmeu (Brachylagus).
Para alguns estudiosos desses animais o gênero Caprolagus também faz parte do grupo de animais conhecidos como coelhos, esses seriam os coelhos asiáticos que também são chamados de lebres. A espécie mais comum desse gênero é a Oryctolagus cuniculus ou como também é chamado coelho-europeu.
Também é importante que se destaque a facilidade e rapidez com esse animal se reproduz, devido a essa capacidade reprodutiva muito rápida esses animais podem gerar desequilíbrios naturais. Um bom exemplo foi a situação confusa gerada pela introdução do coelho europeu na Austrália.
Pelo fato de não haver predadores naturais de coelhos e também a sua rapidez reprodutiva logo os coelhos haviam se tornado uma praga para as lavouras da Austrália. Não que isso vá acontecer na sua casa, mas é importante que você planeje bem se deseja ter um casal de coelhos, pois se eles começarem a se reproduzir com tanta eficiência você logo terá uma ninhada.
Em relação à alimentação dos coelhos, um dos pontos que mais preocupa os novos donos, eles comem de forma bem variada. Porém, é importante observar que eles precisam de uma boa variedade de nutrientes que pode não ser totalmente conseguida através da ração específica desse tipo de animal.
Por isso mesmo, muitas pessoas complementam a alimentação com verduras e frutas, a dica é dar preferência para as folhas verde mais escuras. Consulte um veterinário.