Um dos animais mais fofos e mais atrativos para as crianças, os coelhos podem ser uma opção ao pensar em animais de estimação. Mas, por serem menos frequentes dentro de casa, que os cães e gatos, muitas pessoas não sabem como cuidar deles.
Associado naturalmente ao período da Páscoa e às cenouras, o regime alimentar dos coelhos não tem nada de muito especial, embora não seja só de cenoura que o bichinho se alimente. Ele é vegetariano e sua alimentação precisa ser diversa, composta por frutas, legumes e verduras.
Eles possuem hábitos regulares e precisa se acompanhado bem de perto pelo dono e constante, sendo preciso principalmente no inverno. As evacuações, por exemplo, podem representar dor de cabeça dentro de casa, já que produzem forte odor. Para isso, é necessário (como qualquer animal) que haja um lugar específico para que ele evacue, caso contrário ele fará isso tranquilamente em qualquer lugar da casa!
Como é um animal com um metabolismo extremamente rápido, o coelho costuma emagrecer quando fica doente e é bom evitar que ele entre em contato com outros animais doentes.
Embora sejam naturalmente simpáticos e bem quistos, os coelhos não são substitutos ideias para cães e gatos. Não criam relações estreitas com os humanos e muito menos se tornam domésticos e obedientes. Eles precisam de atenção e contato, mas são plenamente independentes. É importante, por exemplo, que se crie uma rotina de pelo menos uma hora diária com o bichinho para provocá-lo fisicamente. O coelho precisa se exercitar diariamente!
Normalmente as crianças associam os coelhos à docilidade, pois sem rosto meigo e lúdico incentivada pelo coelhinho da páscoa, mas nem todos são assim. Alguns são mais propícios à aproximação do que outros e quando se sentem ameaçados os coelhos mordem com força, com tanta que podem causar cortes profundos no atacado. É muito importante que o dono se habitue desde muito cedo a carregá-lo no colo ou receber carinhos. Quanto a brincadeiras, ele é completamente avesso.
Os coelhos jamais tomam banho e isso é muito importante para saúde deles. Em nenhuma hipótese, ele pode ser molhado ou receber banho. Isso porque com o contato da água no pelo, ele pode desenvolver uma série de fungos.
Só mantenha dois coelhos de sexos diferentes no mesmo ambiente se houver a intenção de reproduzi-los. Mesmo que estejam castrados, os coelhos tendem a brigar, caso não se reproduzam. Para castrar a fêmea, por exemplo, é importante que seja até os três anos de idade.
Além da fofura, os coelhos são animais sensíveis e asseados. Eles podem viver até seis anos e graças ao metabolismo acelerado uma gestação de coelho dura somente trinta dias e pode gerar cerca de dez filhotes de uma só vez.