Crueldade Animal

Crueldade Animal é Crime com Direito a Detenção e Prisão Temporária

Algumas pessoas amam tanto os seres vivos (sejam elas pessoas, animais ou vegetais) que não perdem a oportunidade de fazer uma boa ação como alimentar animais abandonados nas ruas, cuidar para que bichos tenham os seus direitos preservados todo o sempre e quando possível cuidam de animais abandonados e com doenças sérias. Mas, outras pessoas não são assim e querem ver animais morrendo para que se sintam fortes e prontos para a batalha, por isso é que acontece crueldade animal, a violência contra animais.

Há aqueles que acreditam que animais são filhos de Deus da mesma forma que os homens. Porém, uma parcela da humanidade pensa que o homem, por ser mais inteligente e desenvolvido, possui a supremacia do mundo e deve fazer com o resto dos seres vivos o que bem entende e é por esse motivo que ainda é comum crueldade contra o animal e no Brasil casos se acumulam em denuncias a órgãos públicos, que dificilmente encontram os verdadeiros culpados.

Crueldade animal

Crueldade animal

O que é Crueldade Animal?

Crueldade contra um animal é qualquer ato que irá ferir, machucar ou mesmo violar o direito de vida de um animal seja ele mamífero ou não. Um exemplo bem conhecido são cachorros abandonados por donos quando descobre que há uma doença terminal no bicho, sinal de que ele não irá se recuperar fácil e, por isso os gastos médicos serão tão altos que é preferível que ele morra na rua a ter que morrer no ambiente de sua casa.

Animais abandonados com tumores enormes e visivelmente doentes são mais comuns do que se imagina no mundo. Nas ruas do Brasil, por exemplo, a cada dois meses são encontrados mais de 50 animais beste estado, segundo dados da Vigilância Sanitária. Alguns são mesmo cachorros e gatos de rua, mas a maioria são animais que já foram bem tratados, sinais de cuidados em casa por domesticação, mas que infelizmente foram abandonados a própria sorte.

Outro caso comum de crueldade animal é relacionado a cavalos, principalmente em ambiente urbanos. Donos relapsos ou mesmo sem condições de criar o animal que o usam para transporte e carregar carga, mas não o alimentam, além de usar chicotes perfurantes que machucam a pele chegando ao estado calamitoso de retirar sangue do animal com o ato.

Crueldade animal

Crueldade animal

Crueldade Animal é Crime

Poucas pessoas sabem que crueldade animal é crime. Segundo o Código Civil brasileiro em vigor no momento, aquele que for encontrado maltratando intencionalmente um animal está sujeito a detenção e multa. O que se chama de intencional é deixar animais domésticos com fome, em situação precária de abrigo ou mesmo com atos violentos como pancadas e queimaduras, considerados estes atos mais graves com direito a prisão de um a dois anos.

Crueldade animal

Crueldade animal

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *