Conhecido biologicamente como Paleosuchus palpebrosus, o jacaré-anão é habitante das regiões da América do Sul, em países como Bolívia, Brasil, Equador, Guiana, Colômbia, Paraguai e Peru eles recem o nome justamente pelo tamanho menor em comparação a demais espécies, na família dos aligatores é realmente o menor, com cerca de 1 a 1.5 cm de comprimento. Durante o dia os jacarés anões vivem escondidos em tocas ou lugares mais úmidos, já que sempre estão também em volta dos lagos e correntes rápidas, com águas pobres em nutrientes. Esses habitáts diminuem um pouco sua extinção que por se tratar de esconderijos, ameniza a caça e não causa tantos danos quanto à destruição do ambiente.
Distribuição e Extinção
O jacaré anão apesar de possuir esconderijos que dificultam sua caça, ainda sim encontram-se em extinção, segundo dados do IBAMA, principalmente em território brasileiro, já que sua pele e carne ainda são visadas internacionalmente para venda ilegal. A distribuição dos animais por sua vez concentra-se nas regiões do Panatanal ou Amazônia, no qual a umidade e grande presença de pantanos e rios os deixam a vontade para exercer as funções como os outros jacarés, reprodução, alimentação, entre outras. Contudo esses habitats naturais estão também sofrendo a devastação humana, para a construção de outras áreas de interesse, deixando parte dos animais sem convívio e lugar adequado para sobreviver. Para pesquisadores e biólogos o estado de conservação dos pantanos e lagoas ainda não podem ser efetuados de forma fiscalizada, já que por se tratar de regiões em grande extensão a dificuldade torna-se ainda maior em casos de demarcação de territórios. Segundo os mesmo é preciso em primiero momento a conscientização por uma caça legal, e a preservação dos habitats do reptéis.
Curiosidades
Realmente o mundo animal surpreende o ser humano a cada dia com maior intensidade. Foi realizada pesquisa a cerca das espécies e tipos de jacarés pelo Brasil; defendendo-se então que o jacaré-anão foi o único das espécies que conseguiram ser adestrados , atendendo até pelo nome dado pelo treinador. Fatos como esse apontam esses repéteis tão inteligêntes como cães ou cavalos, contudo ainda não são treinados o suficiente para exercer suas relações mais próximas do homem. Segundo biólogos caractersítica essa normal, já que a imagem dos jacarés sempre foi motivo de pânico e medo pelas pessoas.
Cuidados e Dicas
Os treinadores dizes ser essa uma missão de extremo cuidado e também proteção, já que jacarés são animais selvagens, contudo tratados com respeito e moderação nas atividades, eles podem ser docéis e até atender por um nome escolhecido pelo próprio treinador. Curiosidades como essa estão espalhadas por todo o reino animal, que ainda precisa ser reconhecido pelo ser humano, com a preservação dos mesmos e cuidados com as mais belas espécies, que em extinção podem deixar de existir do planeta, como os jacarés e muitos outros.
Por: Patrícia Contiero