Cobras Grandes

Avistar uma cobra pode ser algo bastante assustador especialmente se for uma cobra grande. Esses répteis rastejantes tem um corpo longo desprovido de patas e representam um dos piores medos para muitas pessoas. Somente no Brasil foram catalogadas mais de 370 espécies de cobras com diferentes tamanhos, formas e cores. No que diz respeito a ter veneno são poucas as espécies que realmente oferecem perigo para as pessoas.

Devemos nos preocupar com as chamadas cobras peçonhentas que são as que contam com dentes modificados e que produzem veneno concentrado. Embora tamanho não seja documento e uma cobra menor (mas, venenosa) possa ser mais perigosa do que uma cobra enorme e sem veneno elaboramos uma listas com as maiores cobras do mundo. Será que elas assustam você?

As Maiores Cobras do Mundo

Espécie – Cascavel do Texas ou Cascavel-Diamante-Ocidental

Uma cobra de tamanho exagerado que tem sua origem nos Estados Unidos podendo também ser encontrada no México. Os indivíduos adultos dessa espécie podem chegar a medir entre 1,2 e 1,5 metros de comprimento. Já houve alguns casos de registro de espécimes com mais de 1,8 metros chegando a 2,13 metros, mas se tratam de casos raros.

Espécie – Cobra de Índigo

Um belo exemplo de uma cobra que é assustadora pelo tamanho, mas que não representa um grande risco uma vez que não é venenosa. Essa espécie é nativa da região oriental dos Estados Unidos. Um indivíduo adulto dessa espécie tem entre 2,13 e 2,36 metros. Já houve registro de um indivíduo com 2,5 metros.

Espécie – Pseudonaja textilis

Pertencente a família Elapidae a cobra Pseudonaja textilis pode ser encontrada na Austrália e na Nova Guiné. Em geral os exemplares dessa espécie chegam a medir entre 1,1 e 1,8 metros, contudo, já houve registro de um espécime de 2,5 metros de comprimento. Um dos destaques em relação a essa cobra é a textura que podemos ver na base da sua pele.

Espécie – Surucucu (Pico de Jaca)

Com essa espécie é bom tomar cuidado, pois se trata da espécie com peçonha de maior tamanho encontrada na América do Sul. Um indivíduo adulto dessa espécie pode ter tamanho entre 2 e 2,5 metros. Ressaltamos que já houve diversos registros de indivíduos com 3 metros.

A cobra Pico de Jaca de maior tamanho já vista tinha 3,65 metros. Essa é a cobra mais venenosa do hemisfério ocidental. Já em relação ao peso pode ter entre 3 kg e 5 kg. Certamente dar de cara com uma cobra dessas não deve ser nada agradável.

Espécie – Jiboia-Constritora

Uma serpente bastante assustadora, a Jiboia-Constritora, é uma das dez maiores do mundo sendo que a adulta pode chegar a medir entre 2 e 4,5 metros. Consiste na segunda maior cobra do Brasil e pode ser encontrada em todo o país.

Espécie – Cobra Real

Uma cobra extremamente perigosa, a Cobra Real, é a maior cobra peçonhenta que existe tendo chance de medir mais de 6 metros de comprimento. Além de muito tamanho essa cobra ainda tem um veneno poderoso. Então se puder evite avistar uma cobra dessas.

Espécie – Piton-Diamante

Além de muito grande essa cobra se diferencia das demais pelo fato de ter a habilidade de abrir a sua mandíbula de tal forma que pode se alimentar de uma presa bem maior do que ela mesma. Essa habilidade se justifica pelo fato de que essas cobras tem grande mobilidade na sua mandíbula, a abertura da sua boca chega a mais de 150°. Os indivíduos dessa espécie podem medir de 2 a 3 metros tendo alguns com até 6,5 metros.

Espécie – Píton-Indiana

Pertencente a família Phythonidae essa cobra pode ser encontrada em Bangladesh, Índia, Mianmar, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Uma cobra dessa espécie pode chegar a medir 6 metros, mas já houve registro de serpentes com mais de 8 metros de comprimento.

Espécie – Sucuri-Verde

Dentre as espécies de Sucuri a Sucuri-Verde é uma das mais conhecidas e pode ser encontrada em várias regiões da América do Sul que são definidas como alagadas. Uma cobra dessa espécie pode medir mais de 9 metros de comprimento. Já em relação ao peso pode ter mais de 300 kg. Para se ter uma ideia as cobras que atingem o tamanho e o peso máximos da espécie não são páreo nem para uma onça pintada.

Espécie – Píton-Reticulada

A maior cobra da lista é a Piton-Reticulada que faz parte da família das pítons e podem medir até 9,5 metros de comprimento. A média de tamanho dessas cobras é de 3 a 6 metros, isso significa que quase todas as cobras Piton-Reticulada são muito grandes.

Uma serpente nativa da Ásia, se caracteriza por ser uma exímia nadadora podendo ser avistada até no mar. O habitat natural dessa píton é a floresta tropical, ela também gosta de viver nas pradarias assim como nas matas. Pode ainda viver em rios e ser vista em regiões perto de lagos.

Cobras Peçonhentas

Agora que falamos sobre as maiores cobras do mundo é interessante fazer um adendo sobre as cobras peçonhentas que são aquelas que através de uma picada podem injetar em suas vítimas uma toxina. A forma como o veneno irá agir depende da composição do mesmo (que varia de cobra para cobra) assim como das características da vítima.

Na maior parte das cobras o veneno fica localizado numa glândula presente na parte superior da cabeça da mesma. As cobras desse tipo contam com dentes especiais que possuem ligação com a glândula em questão. No momento em que a cobra vai atacar os seus músculos se flexionam de maneira que o veneno chega às pontas dos seus dentes. Assim quando a cobra dá a mordida o veneno é injetado na corrente sanguínea da presa.

Identificando a Peçonha

Há formas de identificar se uma cobra é peçonhenta, contudo, os métodos não são 100% eficazes e seguros. Uma dica é observar se a cobra possui um orifício entre o olho e a narina. O orifício recebe o nome de fosseta loreal e pode ser visto em quase todas as cobras peçonhentas, porém, há a exceção da cobra coral. Essa fosseta serve para sentir o calor das presas de maneira que elas possam caçar durante a noite.

Umas das maiores cobras do mundo foi capturada na Indonésia há alguns anos atrás e realmente impressionou a todos com a extensão de seu corpo, entrando até para o livro dos Records.

A cobra apelidada de anaconda, uma fantasia dos cinemas chegou a medir mais de 20 metros de comprimento, o que de fato fez com que mais de 10 homens a carregassem.

Contudo voltando a realidade existem muitas cobras que são consideradas de porte bem grande, principalmente quando se alimentam de um animal de porte médio e grande, ficando ainda maiores, como as sucuris e as jibóias que podem passar dos 10 metros quando estão em período de digestão da pressa engolida.

Essas histórias de cobras com tamanhos assustadores são consideradas lendas por muitas pessoas que não acreditam nos depoimentos de pescadores, sitiantes ou mesmo índios que já presenciaram a enormidade de um animal, que sempre se encontra a beira de lagos e rios, em situação quase imóvel de tão grande comprimento.

 

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *