Tarantula Gigante

Aranhas

As aranhas são animais do tipo artrópodes que pertencem à classe dos aracnídeos. As aranhas são animais que contam com oito pernas em seus corpos e elas normalmente não são muito grandes. Vale ressaltar que esse tipo de animal está presente em todos os cantos do nosso planeta, nos mais diversos tipos de habitats da Terra, no entanto há apenas um lugar onde não se tem registro da ocorrência das aranhas, esse lugar é a Antártida.

Há muitas diferentes espécies de aranhas, algumas são inofensivas e outras podem ser muito perigosas, podendo levar outros animais ou seres humanos à morte com uma picada, isso acontece por causa de um veneno que algumas espécies podem ter naturalmente.

Esses venenos podem ser principalmente de ação neurológica ou de ação necrosante, ou seja, elas podem agir no cérebro de um ser vivo, interrompendo as suas sinapses e causando sua paralisia e a falha dos seus órgãos, mas ainda há outro caso, que é quando ela causa necrose, isso acontece normalmente no local da picada, quando a pele e os tecidos vão se deteriorando gradativamente.

Apesar do grande medo que existe por parte das pessoas, as aranhas não são todas perigosas e ameaçadoras. Considerando que há na natureza mais de 40 mil espécies diferentes de aranhas, você vai achar interessante saber que apenas poucas delas podem causar realmente estragos ou perigo de vida aos seres humanos. Esse número gira em torno de 30 espécies, não muito mais que isso, mas isso não quer dizer que as outras aranhas não tenham veneno, o que quer dizer é que esse veneno que possuem, não faz mal ao nosso organismo, apenas a outros animais.

Apesar do número de aranhas perigosas estar por volta de 30 espécies apenas, devemos levar em consideração que cada espécie pode ter centenas de gêneros de aranhas e muitos tipos diferentes, então na prática esse número pode ser um pouquinho maior.

Aranhas Perigosas

Ainda que sejam poucas as aranhas que são realmente ameaçadoras aos seres humanos, essas em questão podem causar estragos irreversíveis, uma vez que possuem venenos muito poderosos. Uma curiosidade não tão interessante assim para os brasileiros, é que muitas das espécies que são de fato venenosas, podem ser encontradas no Brasil, principalmente nas florestas tropicais do país, como a floresta Amazônica e a Mata Atlântica.

As piores aranhas brasileiras e que devemos ter cuidado são a aranha armadeira brasileira, que é também conhecida aranha de bananeira, ela pode ser encontrada tanto aqui, quanto em outros países da América tropical. A tão falada viúva negra, a aranha que come o seu macho após o acasalamento, é também uma das aranhas mais letais aos seres humanos e infelizmente é encontrada também no território brasileiro.

Por fim, uma das piores aranhas encontradas no Brasil são as aranhas do tipo tarântula, ou ainda aranha caranguejeira, como é popularmente conhecida. Elas ao contrário que muitas pessoas ainda pensam, não causam perigos irreversíveis aos seres humanos, pode causar apenas uma grande dor, mas não a morte, já em relação aos animais essa aranha não é tão inofensiva assim, ela pode matar muitos bichos, inclusive maiores do que elas. A sua forma de matar se dá principalmente através dos seus pelos, que no contato com a pele de outro animal, a perfura e libera um veneno poderoso.

Tarântulas

Como já dito anteriormente as tarântulas apesar de serem bem assustadoras, não são letais aos seres humanos. Essas aranhas são letais e muito letais aos animais, por esse motivo inclusive muitas pessoas as conhecem como aranhas matadoras de pássaros, que são algumas das suas principais presas.

Uma curiosidade sobre as tarântulas é que em algumas culturas ancestrais e indígenas elas eram consumidas pelos seres humanos, pois acreditava-se que uma mistura com essa aranha, poderia curar sintomas de tosse, dores no peito e até sintomas de asma. Apesar dessas práticas acontecerem sem embasamento cientifico, hoje há pesquisas que buscam encontrar a partir das tarântulas, remédios para doenças como arritmia e até mesmo para a complicada doença de Alzheimer. Outra utilização é como veneno de animais, uma vez que são inofensivas aos seres humanos podem ser utilizadas como inseticidas, mas pode ser usado apenas o composto, você não precisa cria-las na sua casa.

Tarântulas Gigantes

Apesar das tarântulas não serem mortais aos seres humanos, elas são bem assustadoras e isso ninguém pode negar não é mesmo? Agora se sua versão pequena já assusta só de olhar nas fotos, imagina a versão gigante, isso mesmo, a versão gigante da tarântula existe e são as maiores aranhas já encontradas no nosso planeta.

As tarântulas com sua aparência escura e cheia de pelos, já não é muito agradável aos olhos humanos, isso ainda piora quando ela atinge as suas maiores dimensões. O tamanho médio de uma tarântula vai desde os 5 centímetros de comprimento a até 25 centímetros de comprimento, esse é o tamanho médio, no entanto, alguns tipos de tarântulas podem atingir os 30 centímetros e até passar desse valor.

Essas aranhas gigantes são popularmente conhecidas como tarântulas Golias, ou ainda tarântulas comedoras de pássaros e advinha onde ela é mais encontrada? Acertou quem chutou o Brasil. Imagina você estar andando por uma trilha e ver um animal desses? Inicialmente não faça movimentos bruscos para não a irritar e mantenha a calma. Tente ir se afastando lentamente no sentido contrário, de maneira suave, pois elas são sensíveis à vibração.

Tarântulas Golias

Tarântulas Golias

No caso de seus pelos urticantes serem lançados e atingir você (eles podem cortar a pele), vá a um hospital, pois mesmo que elas não matem, podem nos seres humanos causar sintomas, como tontura, vomito, dores intensas, problemas de respiração etc.

Essas tarântulas maiores costumam ter uma cor mais amarronzada ou caramelizada e é vista, principalmente na região da floresta Amazônica, tanto na sua porção brasileira, quanto na sua porção internacional, na Venezuela e na Guiana Francesa. Hoje elas já estão quase ameaçadas de extinção, principalmente porque são muito capturadas para serem mantidas em cativeiro, mas o comportamento delas, ao contrário de outras espécies de tarântulas pode ser mais agressivo, então tome cuidado.

No mais, normalmente a tarântula gigante só ataca os humanos quando, de fato, se sente ameaçada, suas principais presas são ratos e pássaros e ela quase nunca caça animais vertebrados adultos ou de grande estatura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *