Borboletas Monarcas

A borboleta monarca (Danaus plexippus) são certamente um dos mais belos e fascinantes insetos do mundo, com suas grandes asas laranja avermelhadas, com fortes linhas pretas, elas forma uma espécie graciosa com incríveis hábitos migratórios. A borboleta monarca é conhecida por voar distâncias incrivelmente longas e é uma das únicas espécies de borboletas que consegue atravessar o Oceano Atlântico. A borboleta migra para o sul a cada ano e milhões hibernam na Califórnia e no México antes de iniciar a viagem de regresso, já na Primavera.
Infelizmente, ao longo dos últimos anos, os exemplares desse magnífico inseto foram caindo rapidamente devido a combinação das mudanças climáticas e a destruição de seu habitat, que ocorre pelo uso generalizado de pesticidas e herbicidas.

Borboletas Monarcas

Borboletas Monarcas

Alimentação da Borboleta Monarca

Felizmente mais e mais pessoas estão fazendo o que podem para ajudar esta maravilha da natureza a sobreviver, e a melhor maneira de se conseguir isso é plantando serralha (espécie Asclepias) que as lagartas listradas precisam comer.
A maioria das serralhas proporcionam um bom visual em seu jardim, além de ser a única planta que a lagarta da monarca borboleta pode comer. Existem espécies de serralha, tais como a Milkweed Showy , que podem crescer tanto no ambiente frio e úmido como aquelas que servem apenas em uma temperatura mais elevada como a Tropical ou Scarlet.

Borboletas Monarcas

Borboletas Monarcas

A maioria das espécies de milkweed são fáceis de cultivar e devem produzir muitas vagens, contanto que elas não são totalmente consumidas pelas lagartas da borboleta. As larvas comem as folhas da serralha assim que as plantas crescem, e sem dúvida essa é a melhor hipótese de criar lagartas até à fase de crisálida, a partir daí em questão de semanas a borboleta vai surgir.

As Crisálidas Também são Lindas

Borboletas Monarcas

Borboletas Monarcas

As crisálidas são uma maravilha, pois são compostas em verde jade, com uma linha brilhante com manchas douradas, como se fossem garrafinhas de poção mágica que vemos nos contos de fadas. Dentro, a futura borboleta monarca se prepara para completar a sua metamorfose nas cores de suas asas, que podem ser facilmente vistas através da área da caixa onde está asa, cada vez mais transparente.
Finalmente chega o dia e a borboleta quebra o casulo para sair, se expande e seca suas asas durante uma hora ou pouco mais, antes de sair em seu voo inaugural.
As Borboletas Monarca vivem em muitos outros países do mundo, além do Canadá e da América do Norte, incluindo Austrália e Nova Zelândia, Europa,  África, as espécies são encontradas como bandos reprodutores nas Ilhas Canárias e na Ilha da Madeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>