Cavalos Mais Bonitos do Mundo

Cavalos são animais lindos por natureza, e não há como não admirá-los, ainda que seja apenas a distância.

Curiosidades Sobre os Cavalos

Os cavalos chegam ao seu desenvolvimento pleno em torno dos 05 anos de idade e possuem uma média de vida por volta dos 30 anos. Entretanto, isso é somente uma média, já que individualmente há cavalos que podem viver por muitos anos a mais.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=H9efsCj7jMI[/youtube]

Friesian / Frísio

[nggallery id=3856]

Um dos cavalos todos como dos mais lindos de todo o mundo, faz parte da raça Friesian ou Frísio, cujas características principais são: os pelos compridos e negros, possuindo pelos até mesmo nas pernas, cuja coloração predominante é a preta, tendo origem no litoral da Holanda, sendo de lá que há sua denominação: Frísio.

Ainda que tenha origem na Holanda, atualmente esse cavalo é especialmente criado no Canadá e nos Estados Unidos, sendo bastante dócil e, com isso já quase chegou à extinção.

Onde Pode Ser Encontrado

Esse tipo de animal prefere os lugares mais frios e sua criação não é muito onerosa. Seu tamanho aproximado é de 1,65 cm de altura, normalmente usado como um cavalo para passeio, porém, existem casos em que o mesmo é usado na caça. Agora, é muito conhecido em razão das exposições, quase sempre competições nas quais são escolhidos os melhores exemplares dentre os cavalos, e quase sempre os Frísios são vitoriosos.

Maiores Informações

Os cavalos fazem parte do cotidiano dos homens desde os tempos da Grécia Antiga.  Esse animal sempre auxiliou no lazer, no transporte, e até em mesmo em situações de tratamentos de saúde, usando-se o animal como terapia, utilizado especialmente em adultos e crianças com necessidades especiais e algum tipo de deficiência. Já que o Frísio é um cavalo extremamente doce doçura, ele é muito usado nessas formas de terapias ocupacionais.

Mangalarga Marchador

[nggallery id=3857]

Os cavalos que pertencem à raça mangalarga marchador são bastante fortes, ágeis, e bastante dóceis. Sua característica principal está relacionada à marcha, além das diversas variações que o animal pode fazer. É necessário um domínio muito bom sobre o animal para conseguir fazer a marcha trotada, sendo essa uma das mais cumpridas pelos garanhões.

Mangalarga Paulista

O animal que pertence à raça Mangalarga Paulista, apesar de carregar o mesmo nome do espécime anterior, é bastante diverso do marchador, sendo ainda um exímio cavalo de sela, tornando-se perfeito para o trabalho, como também para a prática esportiva. Possui excelente resistência e bastante docilidade, portando uma grande facilidade de lida.

Puro Sangue Inglês

[nggallery id=3858]

O Puro Sangue Inglês ou apenas PSI foi conseguido a partir da melhora genética dos cruzamentos de vários cavalos que possuíam características próprias para conseguir o Thoroughbred, o Puro Sangue Inglês legítimo. Este animal é o mais preparado e mais rápido, ideal para enfrentar as pistas de corridas, chegando a atingir a velocidade inacreditável de 17 m/s, quase 60 Km/h.

Cavalos Árabes

Por muitos é tido como uma das mais bonitas raças do mundo. Esse animal é, em muitos casos, preferido para as Provas de Fundo.

Pônei

[nggallery id=3859]

Essa raça é a que tem os menores cavalos do mundo e também uma dos mais belos. Esses animais, em razão do seu porte menor, é adorado por adultos e crianças. A altura média de um Pônei do Brasil é de aproximadamente 90 cm, então, abaixo de um metro de altura. O animal dessa raça, tido como o menor de todo o mundo, possui somente 60 cm e fica na Polônia.

Assim como outras raças, esse cavalo pequeno é bastante dócil e perfeito para começar as crianças no esporte de equitação. O galope e o trote também são feitos pelo pônei. Lembrando que para o animal levar o nome de Pônei, ele precisa medir menos que 100 cm de altura.

Cavalos Selvagens

Ainda há muitos cavalos selvagens soltos livremente em seu habitat natural. É difícil e raro de serem vistos, mas estão sempre em grupos para que fiquem mais fortes e possam se proteger de possíveis predadores. A última das espécies que se manteve exclusivamente selvagem foi o Cavalo-de-Przewalski, chamado popularmente de Cavalo Selvagem da Mongólia.

Os Cavalos e Aprimoramento Genético

[nggallery id=3860]

Com o aperfeiçoamento genético e a domesticação os animais se encontram cada vez mais prontos para a destinação que se lhe convém e muito mais bonitos. Muitos desses cavalos são ótimos corredores, enquanto outros são melhores para o trabalho do campo e alguns se sobressaem pela beleza.

Além disso, outro item que merece grande destaque é o trato com os animais, que precisa e deve ser diferenciado, para que os mesmos possam alcançar todo potencial que se espera. Quando os cavalos são tratados e cuidados da forma correta são capazes de ir além do que lhe imposto

O Cavalo Mais Bonito do Mundo

Talvez seja até difícil de se destacar um animal apenas para catalogar como sendo o mais bonito do mundo, entretanto, esse cavalo existe. Basta colocar os olhos no animal e a beleza dele é algo que chega a ser mágico.

Esse cavalo belíssimo, que parece ter deixado a tela de algum desenho, pertence à raça Akhal-Teke, tendo sua origem no Turcomenistão, e olhando para ele fica bastante claro o motivo de lhe terem dado o título de mais belo de todo o mundo.

Características

[nggallery id=3861]

Quem o vê logo percebe a beleza de sua pelagem, sendo de uma tonalidade que pode variar bastante, entretanto, é quase que sempre um tom de dourado, que reflete com intensidade quando colocado sob a luz solar. É uma raça bastante habituada às temperaturas altas dos desertos, tendo grande resistência nos climas mais austeros.

Acredita-se que a raça era usada, tem aproximadamente 2.600 anos, por várias tribos nômades com o nome de Teke, daí a origem da raça. Determinados pesquisadores procuraram, em 1935, aumentar seu tamanho por meio do cruzamento com mais raças, como com a do Puro Sangue Inglês, entretanto, a experiência não se mostrou positiva.

Depois da falta de sucesso, muitos donos de Akhal-Teke se propuseram a cumprir um desafio de se locomover da capital do país até a cidade de Moscou. A viagem que contou com uma distância de 4.100 km aconteceu por longos 84 dias, sendo que grande parte dela se deu pelo deserto e os animais resistiram bravamente usando somente pouca comida e água, feito que outra raça não seria capaz de cumprir.

Cavalos mais bonitos do mundo? Já pensou nisso? Eles não seriam todos iguais? O cavalo por si só independentemente da raça é um animal bonito, que chama atenção, principalmente, pelo seu porte. Porém, sim, existem cavalos mais bonitos do mundo, aqueles que se destacam entre os demais. E tem aquele mais bonito de todos.

Estamos falando do nativo do Turcomenistão, da raça Akhal Teke. Será que é fácil identificá-lo como o mais belo? Quem já viu de perto garante que sim, para começar a pelagem do cavalo considerado o mais lindo do mundo é “inacreditável”, é dessa forma que é descrita. Apesar da tonalidade variar de um animal para o outro, ela sempre é dourada e quando a luz do sol reflete sobre a pelagem, o efeito é ainda mais encantador.

Características Do Cavalo Considerado O Mais Bonito Do Mundo

O cavalo Akhal Teke resiste a climas severos e as temperaturas altas características dos desertos.

[nggallery id=6213]

Segundo pesquisas, acredita-se que essa espécie de cavalo é bem antiga, existe há mais de 2.600 anos. Seria a descendência de uma tribos nômade chamada Teke, por isso o nome dado a raça.

Em 1935, tentando fazer com que a estatura do Akhal Teke fosse maior, pesquisadores provaram vários cruzamentos, todos com raças de Puro Sangue Inglês, mas todas as tentativas foram em vão, não conseguiram atingir o objetivo final.

Depois da tentativa de modificar a estatura dessa raça de cavalo, um outro desafio, que parecia mais fácil do que o primeiro.  Os donos de cavalos da raça Akhal Teke queriam viajar até Moscou, na Rússia, da partida ao ponto de chegada seriam 4.100 km. E eles fizeram a viagem, que durou exatamente 84 dias, passando uma parte deles no deserto.

[nggallery id=6214]

Foi a prova de que essa raça de cavalos não é só a mais bonita do mundo, mas também demonstrou que é muito resistente a adversidades. O trajeto de 84 dias passando pelo deserto foi feito com pouca comida e pouca água. O que certamente cavalos de outra raça não conseguiriam fazer.

Outras duas raças que são forte candidatas de cavalos mais bonitos do mundo são a Campolina e Mangalarga, que além de tudo são populares, bem famosas.

Sobre Os Cavalos

Os cavalos têm o seu glamour nos dias de hoje e servem inclusive para a prática de esportes. É um animal adorado por muitas pessoas e por isso, a criação de cavalos é bem comum. Mas, há muitos anos atrás, a principal função de um cavalo era ser meio de transporte. Podemos dizer que é um dos meios de transportes mais antigos.

[nggallery id=6215]

Para quem gosta dos cavalos, tem simpatia por esse animal como tem um por um cachorro, por exemplo, a informação a seguir não agradará nem um pouco. Os cavalos, em algumas culturas, também vão à mesa. Isso mesmo, também fazem parte das carnes consumidas.

Não podemos esquecer que os cavalos já levaram muitos homens para os campos de batalhas, assim como até hoje servem para a prática de esportes, o que faz desse animal, um ser muito presente na vida do homem e de grande importância ao longo da história.

Os Cavalos Domesticados

Os cavalos, em geral, podem ser domesticados pelo homem, mas apesar de parecer que é uma tarefa fácil, não é, para fazê-lo é necessário ter conhecimentos das técnicas que são para domar o animal.

O cavalo por sua natureza deve viver livre em campos. São animais herbívoros e quando podem viver em total liberdade se organizam em manadas.

[nggallery id=6216]

Os Cavalos Selvagens

O macho quando é castrado ganha o nome de garanhão se ele for domesticado ou quando estamos falando de cavalos selvagens, também são chamados de garanhões, não tendo nada a ver com o fato de serem castrados. Na verdade, neste caso, eles são os líderes do grupo e ajudam a afastar líderes de outros grupos. Porém, não é só o líder do grupo que está atento aos perigos da área onde os animais estão, todos estão sempre alertas, falando de cavalos selvagens. Com grande capacidade de prever o perigo. Também tem destaque no grupo a égua mais velha que é chamada de madrinha. O papel dela é o de fazer com que os animais do grupo estejam sempre juntos, não se separem. Além disso, a madrinha, como é chamada a égua, determina quando o grupo precisa mudar de lugar, em busca de abrigo, alimento e pastagem.

Na natureza, esses cavalos conseguem sobreviver porque faz parte do seu instinto natural. A sensibilidade e o medo aguçados são dois pontos importantes para que isso seja possível. Porém, quando um cavalo é domesticado, evidentemente ele perde esse instinto natural e precisa que o seu dono cuide dele em situações de perigo ou adversas. Cuidados esses que podem variar de acordo com as diferentes raças.

[nggallery id=6217]

Cavalos Nos Centros Hípicos

Alguns lugares são específicos para oferecer os cuidados que um cavalo domesticado precisa. Não são animais como um cão que se leva para casa e nem tão pouco podem ser colocados em qualquer lugar. Por isso, existem os centros hípicos ou os aras, ambos, lugares que possuem infraestrutura necessária para receber esses animais. Não somente o local em si, mas possuem ferradores, domadores e veterinários, entre outros profissionais que irão atender esses animais.

Principais Raças De Cavalos

São muitas as raças de cavalos, porém, entre tantas, existem aquelas que se destacam: Apalosa, Puro  Sangue Inglês, Árabe, Andaluz, Lusitano, Quarto de Milha e Percheron. Essas citadas são aquelas cujo a quantidade é a maior entre as pessoas que gostam de criar cavalos.

Desses cavalos citados, a raça que em os mais velozes é a Quarto de Milha, informação usada por quem gosta de corrida de cavalos.

[nggallery id=6218]

Para alguns especialistas, as raças de cavalos são divididas em quatro grandes grupos: o primeiro deles é dos pôneis onde entram os animais cuja medida não supera 1,44; depois temos os cavalos de sangue frio, que são aqueles que são usados para trabalhos pesados; os cavalos de sangue quente, o terceiro grupo para as raças de sela e por último, os cavalos de sangue muito quente, aqueles como o Árabe, com caráter forte, temperamento altivo.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *