Como Cuidar de Um Peixe Betta

Os peixes que possuem o nome de Betta Splendens, ou apenas Betta, é um dos mais populares em todo o mundo. E chama muito a atenção das pessoas em razão de sua bela aparência, sendo obtido a partir de uma mutação dos genes feita em laboratório. O peixe Betta encontrado diretamente na natureza, selvagem, nada tem a ver com aquele colorido que vemos nos aquários, com caudas eriçadas e enormes.

Características do Betta

Dentre os peixes criados em aquário, o betta apresenta um comportamento bastante agressivo com os demais, lhe rendendo o apelido de peixe de briga, ou peixe briguento. Por isso, precisa ficar sozinho, longe dos demais peixes. Muitas pessoas costumam colocar esse peixe em rinhas, apostando-se dinheiro para ver qual dos peixes que vence a luta. Quase sempre os dois peixes costumam morrer.

O habitat preferido dos peixes Betta é em água bastante calmas, com quase nenhuma movimentação, oxigênio pouco e sem que haja obstáculos que criem impedimento para observar os oponentes. O custo do Betta é bastante baixo por não carecer de equipamentos para sua sobrevivência ou manutenção.

Ao contrário do que muitos pensam, é um peixe bastante resistente, podendo viver por anos e anos, desde que o criador tenha adequados cuidados com a manutenção da água e alimentação.

Melhores Aquários

O melhor aquário para o Betta, que também pode ser chamado de beteira é aquele transparente com medida média, que pode ser até pequeno, e, para isso você pode usar uma compoteira até, se tiver em casa uma que tenha quebrado a tampa. O importante é que ele tenha certo espaço para se movimentar, e que a água seja trocada regularmente.

Nas lojas ou pet shops você pode encontrar inúmeros tipos de aquários para os Betta, mas opte por aqueles que possuam vidros planos e que acomodem no mínimo 06 litros de água, até o máximo de 30 litros, mas evite aquários que tenham mais que 30 cm de altura. Se quiser pode até colocar um filtro para manter a água mais limpa por mais tempo, juntamente com um termostato para manter a água numa temperatura mais adequada. 

O Lugar Ideal para Deixar o Betta

O Betta se adapta bem a diversos lugares da casa, inclusive na cabeceira da cama, na cozinha, na mesinha de estudo da criançada, na mesa do escritório, na sala, enfim, em qualquer lugar que você ache por bem deixá-lo. Entretanto, não pode deixá-lo na luz solar direta, senão ele pode morrer pelo calor, ou ainda não o deixe na chuva, no frio extremo, e nem próximo de lugares que produzam forte odor de fumaça, produtos de limpeza, e ainda outros.

Como Soltar o Betta no Aquário

O momento de colocar o peixinho no aquário não é tão complicado quanto se pode imaginar. É até bem simples: você deve colocar a água da torneira ou do filtro no recipiente que irá acomodar o betta, ou seja, no aquário ou beteira, não completando todo ele, deixando um pequeno espaço para que a água do saquinho que vem o peixe, também possa ser deixada ali.

Fique Atento: Apesar de ser pratica comum a automedicação, não fique pingando qualquer tipo de substância na água do peixe sob o pretexto de se precaver de doenças, isso não faz bem o Betta. Ninguém sai por aí tomando medicamentos sem estar doente. Depois de colocar a água e de pingar algumas gotas de condicionador de água SAFE, ponha o saquinho juntamente com o Betta dentro do aquário, tomando cuidado para o animal não se soltar. Aguarde que a água do recipiente entre no saquinho e vá soltando tudo bem devagar.

Cuidados com a Alimentação

Quando for comprar um Betta, adquira também a melhor ração que tiver, aquela que seja mais completa. Há inúmeras marcas boas disponíveis no mercado, pergunte ao atendente qual delas ele recomenda.

Outra dica importante é: não alimente o animal no dia que chegar em casa. Quase sempre, o animal fica com alto índice de estresse e, em decorrência disso, fica mais arisco. Quando está assim o peixe nem tem vontade de comer, então deixe para lhe oferecer comida no dia posterior.

Ofereça entre um e três rações e fique vendo como o peixe irá se comportar. Se ele rapidamente comer os três, jogue apenas mais uns e espere. Cumpra com esse ritual até duas vezes por dia.

Em determinadas situações, pode acontecer de o Betta não querer comer ainda no dia posterior de sua chegada. Isso talvez não seja evidencia de algum problema, mas tenha atenção a sinais característicos como manchas, pintas brancas, ou aparência empoeirada do peixe. Descamação em determinadas áreas do corpo ou perda de coloração podem ser sintomas de doenças. Se isso acontecer, busque ajuda do vendedor do animal, e relate o problema.

Não dê comida demais ao Betta, já que geralmente ele necessita apenas de duas bolinhas por dia para se sentir totalmente saciado. Se o animal tiver tamanho um pouco maior, irá precisar de algumas bolinhas a mais de comida. Tenha bom senso na hora de oferecer a quantidade exata da refeição. Também é possível fracionar o alimento em duas partes, almoço e jantar, ou seja, uma ou dois bolinhas no período da manhã e uma ou duas à noite.

Se seu peixe não ingerir tudo o que foi jogado na água, logo depois retire usando uma rede, senão aquilo pode gerar sujeira na água.

Caso tenha feito alguma troca na ração e seu peixe a comeu e cuspiu fora, não fique estressado, esse tipo de peixe pode sobreviver por vários dias sem se alimentar. Insista com a ração que tem, vai chegar um momento em que o Betta irá comer o lhe for oferecido. Ainda falando em alimentação de Bettas, tome bastante cuidado com aquelas rações que não apresentam rótulo, já que podem não ser específicas para a alimentação de peixes bettas.

Como Fazer a Manutenção

É necessário que se faça a troca de água do aquário no máximo a cada 10 dias, sendo que o ideal é uma vez por semana, dependendo da quantidade de água e ainda do sistema usado para a filtragem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Parabéns excelente texto.

    Mateus 9 de outubro de 2014 13:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *