Sabiá

“Minha terra tem palmeiras onde cantam o Sabiá”.
Foi através dos versos de Gonçalves Dias, e da vontade de FHC, que no ano de 2002, o passarinho Sabiá foi considerado um patrimônio e símbolo nacional.

Características:

O sabiá, também é conhecido como sabiá-laranjeira, sabiá amarelo ou sabiá do peito-roxo. Ele tem cerca de 25 centímetros e pesa 75g.
O sabiá é facilmente reconhecível devido à suas penas brilhantes, de cor laranja-avermelhada e uma camada escura em sua garganta branca. Às vezes podemos conseguir ver uma mancha amarelada ao redor de seus olhos. Eles têm pernas longas e com elas eles pulam mais do que andam.

Sabiá Laranjeira

Habitat e reprodução:

O sabiá é um pássaro facilmente encontrado no sul e no leste do Brasil, Paraguai, Uruguai e algumas partes da Bolívia e da Argentina. É provavelmente a espécie mais conhecida na região e é comum em bosques, jardins e nas florestas.
Eles migram para o norte para zonas tropicais mais quentes durante o inverno e voltam para as zonas temperadas quando o clima no sul do Brasil se torna mais quente de novo.
Esses pássaros preferem viver sozinhos ou em pares.
A fêmea constroi um ninho feito de grama, folhas e musgos e choca de dois a seis ovos. Ele se reproduz nos períodos de primavera e verão e descansa durante o outono e o inverno. Eles atingem maturidade sexual com 12 meses de vida.
Esses pássaros podem viver de 25 a 30 anos em habitat natural.

Bosques

Alimentação:

Esses pássaros são basicamente insetívoros, ou seja, que grande parte de sua alimentação consiste em insetos e em aranhas. Eles também gostam de comer laranja, mamão maduro e o coco de várias espécies de coqueiros; eles liberam as sementes dessas plantas algumas horas depois, e isso contribui para a distribuição e reprodução dessas plantas pelas florestas ou outros lugares.

Frutas

Ameaças:

Como algumas outras espécies, esses pássaros são muito admirados pois eles têm um canto muito atraente, e por essa razão, eles são vendidos como pássaros domésticos no Brasil.

O dia das aves

O dia nacional da ave (comemorado aqui no Brasil no dia 05 de outubro, e em outros países em outras datas) não é apenas um dia para se tirar um tempo para apreciar belas aves. É também um dia perfeito para refletir sobre como nós andamos tratando as aves nativas de nosso país.
Mesmo quando nascidos em cativeiro, os pássaros não são considerados animais domesticáveis, sendo assim, todos os seus costumes e hábitos selvagens devem ser mantidos intactos.
Hoje, aproximadamente 12% de todas as espécies de pássaros do mundo correm risco de extinção.
A sobrevivência dos pássaros em geral – inclusive dos sabiás – depende da educação pública e de apoio para a conservação e preservação das espécies.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • miuto instrutivo este artigo sobre o sabia e uma pena que pessoas tem a coragem de pendrer e comercializar aves elas sao mais lindas soltas na natureza o canto dessa ave na natureza serve como remedio contra o stres procure ouvir esse passaro mas nao preso

    Reinaldo Araujo 17 de agosto de 2010 21:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *