Os Microorganismos

Os microorganismos estão presentes em todos os ambientes existentes, desde as profundezas abissais dos oceanos, até o cume da mais alta montanha, desde as geleiras polares até na imensidão dos desertos, em todos os ambientes naturais os microorganismos se fazem presente, e apesar de serem geralmente chamados de micróbios ou germes, somente uma minoria das espécies existentes podem causar mal ao homem, o restante tem funções muito importantes no equilíbrio natural e na manutenção da vida e da salubridade no planeta.

Divisão dos microorganismos

Os Microorganismos

Os Microorganismos

Os cientistas para estudarem e pesquisarem todas as formas de vida existente na natureza precisaram classificá-las segundo suas características, assim primeiramente classificaram os seres vivos em reino animal e reino vegetal. Logo perceberam que estas duas classificações não eram suficientes para englobar todos os seres vivos existentes e em 1866 deram o nome de Reino Protista a terceira espécie de vida que englobava os protozoários, fungos, algas e bactérias.

Com a evolução das pesquisas cientificas essa classificação também foi ultrapassada e considerada insuficiente e em 1969 os seres vivos foram divididos então em 5 Reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Em 1979 foi proposta outra alteração e então criou-se os domínios arquibactérias, eubactérias e eucarioto.

O grande número de microorganismos existentes, faz com que quanto mais os cientistas se aprofundem no seu estudo e no conhecimento de suas estruturas surjam necessidade de novas classificações para separar as espécies.

Tipos de microorganismos

Tipos

Tipos

Existem basicamente 4 tipos de microorganismos, que são os vírus, as bactérias, os fungos e os protozoários, sendo que os vírus não são considerados seres vivos.

Vírus

Entre os microorganismos, são a menor espécie existente, não apresentam estrutura celular, sendo formados essencialmente por material genético, RNA ou DNA, envolto por proteínas. Alguns tipos tem uma conformação mais complexa, porém não possuem metabolismo próprio. Algumas espécies causam doenças simples ou doenças mais graves como a poliomelite e a AIDS.

Bactérias

São microorganismos que possuem apenas uma célula e um cromossomo, porem não possuem núcleo. Estão presentes em todos os ambientes naturais e no interior do nosso corpo, no entanto algumas bactérias também podem causar doenças graves.

Protozoários

Núcleo

Núcleo

São microorganismos que possuem uma célula mas podem possuir mais de um núcleo. Cerca de 1/3 das espécies de protozoários são parasitas, e uma minoria podem causar danos ao ser humano.

Fungos

São miroorganismos que possuem um núcleo e se desenvolvem rapidamente, formando um emaranhado de filamentos. Alguns tipos causam infecções e micoses no homem.

A importância dos microorganismos

Dos milhões de microorganismos que o homem conhece poucos podem ser prejudiciais ao homem, ao contrário, a maioria deles tem funções de muita importância no metabolismo dos alimentos que ingerimos, na destruição e transformação das matérias orgânicas no diversos ambientes do planeta, ar, solo e água.

Os microorganismos promovem transformações químicas necessárias para manter o nosso corpo e o planeta ambientes salubres e saudáveis. As bactérias causam maior problema para o homem e para o ambiente quando ele mesmo provoca desequilíbrios que provocam o aumento exagerado desses microorganismos ou faz com que as defesas de seu próprio organismo baixe.

Ou seja, os microorganismos são fundamentais para a vida no planeta, é preciso sim, manter o equilíbrio para que se preserve a vida em sua forma natural.

Um comentário

  1. muito bom esse site de pesquisa em <3 amei :o ;) K

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>