Peito Seco Em Aves

Quem é criador de aves já deve muito ter ouvido falar e Peito Seco. Mas quem só tem uma ou duas aves em casa sabe o que é?

O Que é o Peito Seco Em Aves?

Muitas pessoas confundem o Peito Seco como sendo uma doença. Ocorre que o Peito seco não é uma doença, e sim, a implicação de uma coisa que já vinha acontecendo.

O Peito Seco é um sinal considerado clínico que sugere fraqueza crônica e progressiva ou caquexia. Sendo constante a perda de apetite, o mal estar, culminando num desgaste que faz com que haja o consumo de toda a energia acumulada pela ave, e, em último caso o fim de toda musculatura peitoral.

O Que Ocorre Depois Da Perda Da Musculatura Peitoral

Quando o animal já se encontra com o “peito seco” será que ainda é possível se encontrar a cura? Há várias causas para o surgimento do problema que é tido como um quadro bastante grave e, em muitos casos chega a ser terminal para a ave.

Quando o diagnóstico é dado de maneira rápida e, por isso, logo é iniciado o tratamento de maneira intensiva, desde haja muito dedicação por parte do dono, é bem possível que se consiga obter a cura.

Mais Sobre o Peito Seco

O Peito Seco é considerado como uma síndrome, bastante conhecida entre os criadores de passarinhos, também é chamada como Peito Faca, e Peito Quilha, conforme a região do país.

https://www.youtube.com/watch?v=fgL–u9YLiM

Peito Seco

Essa síndrome, por muitos é considerada é uma doença e para outros não, e sim uma consequência de vários fatores ligados especialmente aos hábitos alimentares,  acondicionamento da ave e ainda ao tratamento dado às mesmas.

O nome de Peito Seco é dado em decorrência do fato da ave ficar bastante magra na região do abdômen, e, como o próprio nome indica, a região do peito fica seco, entretanto, o nome dado ao problema é Caquexia. Quando a ave é acometida pela síndrome, sofre com um estado de prostração excessivo, seguido de grande fraqueza, desgaste, mal estar e total falta de apetite.

Muitos fatores podem acarretar o emagrecimento da ave, culminando com a caquexia, dentre os mais comuns estão: Infecções crônicas por mycoplasma, parasitismo crônico, cryptosporidiose, tuberculose, depressão, diabetes, tumores, coccidiose subclínica, diminuição na alimentação em razão da ansiedade, e ainda magoas que podem aparecer em decorrência de uma perda de parceiro de gaiola ou ainda mudanças bruscas de ambiente ou até uma possível troca de dono.

Quase sempre o Peito Seco é considerado como uma doença terminal, pois em poucos casos as aves que apresentam esses sintomas chegam a se recuperar, porem, se diagnosticado logo no começo e através do correto tratamento, pode-se conseguir salvar a ave.

Como Evitar a Doença

Para que se consiga evitar a doença o procedimento é bastante simples, para isso é só ficar atento aos primeiros sintomas, aqueles que foram apontados logo acima, procurar observar se a ave está se alimentando normalmente, se também não está sendo imposta a situações de estresse exagerado, especialmente durante o transporte ou até mesmo sendo acometida com espantos repentinos, e, principalmente não está sofrendo com a mudança de proprietário.

Porém, o principal problema está relacionado à alimentação inadequada, por isso, nunca ofereça nada gelado para a ave, pois esse procedimento pode vir a provocar infecções no sistema respiratório e digestivo, fazendo com que a ave fique sem se alimentar, causando fraqueza e culminando com a síndrome do Peito Seco.

O Peito Seco faz com a ave morra de fome, já que fica sem forças e ainda sem energia para se alimentar e suprir suas perdas energéticas, causando a secagem dos músculos abdominais, já que passa a consumir toda gordura reserva que há no corpo, e, depois de prostrada, vem a óbito, caso não receba o tratamento correto.

Tratamento Do Peito Seco

Vamos apontar alguns tratamentos mais indicados para a síndrome, sendo por isso, os mais usados. No mercado de aves há inúmeros remédios que são indicados para o tratamento dos sintomas apresentados no Peito Seco e os mais habituais são:

Medicamentos

  • Coccide Aarão é um remédio bastante eficiente no tratamento da síndrome do Peito Seco, e pode ser utilizado no tratamento e na prevenção do problema, pode ser encontrado em lojas convencionais e ainda através da internet.
  • Labcon Club Vitil P.S. é um suplemento com formulação balanceada à base de vitaminas ligadas à Tilosina, que ajuda na eficiência alimentar e no crescimento da ave. Aconselhado no tratamento de aves com sintomas da síndrome do “Peito Seco”, além daquelas que estejam com problemas respiratórios, especialmente a Micoplasmose ou Doença Respiratória Crônica e até mesmo àquelas que apresentam um quadro severo de desnutrição.

Como funciona: O Labcon Club Vitil P.S. produz a estimulação do sistema imunológico da ave, colaborando com a resistência do mesmo. Este medicamento é apresentado em forma de cápsulas, estipuladas suas doses diárias, o que vem a facilitar sua aplicação, e garante uma maior integridade e qualidade do produto. Também pode ser encontrado na internet.

  • 100 OS, usado no tratamento da doença: promove o crescimento e auxilia no combate à perda de apetite. Também pode ser usado no tratamento de doenças crônicas de origem respiratória. É indicado como suplemento Alimentar, ajuda bastante na prevenção do raquitismo e no Peito Seco e auxilia no crescimento daquelas aves que são mantidas em confinamento.
  • NALYT este medicamento foi produzido com a finalidade de controlar e combater à Micoplasmose dos pássaros, da mesma forma o coccidiose, que são determinantes do peito-seco e ainda têm efeito reidratador e oferecem maior energia à ave doente. Para que seja feito um tratamento de prevenção é preciso administrar o remédio juntamente com as rações ou até com as farinhadas, sendo que 10 gramas de NALYT deve ser acrescentado para cada quilo de alimento, no período que pode variar entre 5 a 7 dias.

Para o tratamento com função curativa acrescente 10 gramas do medicamento em cada 500 ml de água limpa, preferencialmente mineral ou fervida. Dê a mistura às aves pássaros pelo prazo de 5 a 7 dias, fazendo a troca diária, sendo que esta água deve ser a única oferecida às aves durante o tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Fico agradecida pelas informações. Foi de muita avalia! Obrigada!!!

    Magali 8 de Janeiro de 2015 3:21
  • Preciso de um remédio para Calopsita com peito seco

    Fabianne 18 de Fevereiro de 2015 11:49
  • gostaria de receber todas as informações

    francisco 3 de setembro de 2015 22:40
  • gostei de todas as dicas tirei minhas duvida obrigado

    vanildo 19 de outubro de 2015 20:01
  • Nossa meu coleiro estava praticamente morto,eu comecei dar coccidex,mesmo assim ele ficou fraco,ai eu comecei alimentalo com papinha de mucilon,ele esta bem melhor,esse site me ajudou bastante bgd

    Ruan 4 de novembro de 2015 11:25
  • obrigado mas tenho mais duvida você citou alguns remédios eu comprei viril os e 100 os é esses ? meu passarinho é um caboclinho eu não entendi a mistura do remédio é para dar uma capsula por dia ou colocar as 10 gramas e usar ate o final

    antonio 19 de novembro de 2015 15:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *