Alimentação do Urubu: Por que Comem Carniça?

É difícil não associar o urubu (Sarcoramphus papa) a carniça não é mesmo? Pois, saiba que essa alimentação não é por gosto e sim por necessidade. Entenda porque mesmo com grande porte os urubus se contentam com a carcaça e como não ficam doentes mesmo se alimentando de animais que morreram devido a doenças.

Afinal, Por que Urubus Comem Carniça?

Embora se alimentem de restos de animais mortos, os urubus, não tem necessariamente preferência por esse tipo de dieta. O que acontece é que essas aves de rapina não tem a mesma adaptação que outras para empreender a caça de suas presas. As suas garras não são eficientes para capturar e matar outros animais assim como seus bicos tem desenho mais adequado para rasgar a pele de carcaças sem vida. Contudo, se pudessem escolher provavelmente eles iriam preferir ingerir carne fresca a restos mortais.

Como os Urubus Não Passam Mal?

Certamente você já comeu alguma vez algo que não caiu bem por estar um pouco passado da validade e sabe como essa é uma sensação ruim. Os urubus, que se alimentam de carniça, não tem esse problema devido ao seu suco gástrico extremamente ácido que elimina bactérias e outros micro-organismos além de um sistema imunológico muito forte.

Aliás, essa seria a explicação para o fato de nunca se ter visto um urubu se alimentando de outro urubu morto. A ave teria a percepção de que seria arriscado ingerir restos mortais de um companheiro que pode ter morrido devido a uma doença que seu sistema imunológico não foi capaz de combater.

Como é Uma Refeição de Urubus?

Apesar dessas aves ter um dos sistemas imunológicos mais fortes dentre os seres vivos e um suco gástrico capaz de eliminar quase todas as bactérias desenvolveram um limite de estado de putrefação para se alimentar. Essa conclusão é de cientistas que acompanharam a rotina das aves de rapina que se alimentam de carniça. Os abutres sobrevivem com uma dieta composta por cerca de 70 a 90% dos ossos que tem valor calórico mais elevado em comparação com carne fresca.

Os Benefícios dos Urubus

Durante muito tempo se difundiu a ideia de que urubus eram vetores de doenças, no entanto, hoje em dia se sabe que na verdade é exatamente ao contrário. Quando ocorre a redução ou desaparecimento de uma população de urubus numa determinada região é normal que os índices de várias doenças aumentem consideravelmente isso porque esses abutres além de se alimentar das carcaças dos animais mortos ainda defecam e urinam no entorno dos restos mortais.

Obviamente as suas necessidades fisiológicas também são bastante ácidas eliminando bactérias e outros micro-organismos que poderiam se espalhar pelo entorno. Lembrando novamente que as bactérias ingeridas por essas aves não costumam sobreviver devido ao seu suco gástrico não representam mais um risco após terem virado banquete. Em grandes centros urbanos os urubus funcionam como os ‘faxineiros’ que diminuem a quantidade de agentes causadores de doenças.

Curiosidade: Suco Gástrico que Derrete Metais

Para entender porque o suco gástrico dos urubus é tão poderoso devemos retomar conceitos básicos de química a respeito de pH. A escala de pH vai de 0 a 14 sendo que 0 se refere a algo extremamente ácido, 7 é algo neutro e 14 algo extremamente alcalino. Cada valor inteiro é 10 vezes mais ácido do que o valor seguinte por se tratar de uma escala logarítmica, isso significa que 0 é muito mais ácido do que 1, por exemplo.

As pilhas tem cerca de 0,8 de ácido enquanto o estômago de um ser humano apresenta variação entre 1 e 3. Algumas espécies de abutres com destaque para o urubu-de-cabeça-vermelha apresentam pH próximo a 0 em seus estômagos, algo que permitiria até mesmo derreter alguns tipos de metais. Observando a escala de pH o suco gástrico dos urubus pode chegar a ser cerca de mil vezes mais ácido do que o de um ser humano.

Curiosidade: Cabeça e Pescoço Pelados

O fato de ter a cabeça e o pescoço sem penas é o que evita que restos da carniça ingerida se transformem em focos de contaminação. Se esses abutres tivessem penas nessa região poderiam ter diversos problemas com os resíduos acumulados. Os urubus ainda tem outro recurso para se manter saudáveis, eles defecam e urinam nas próprias penas para eliminar micro-organismos e afastar predadores pelo odor desagradável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *