Aranha Caçadora Gigante

De nome científico Heteropoda máxima, a Aranha Caçadora Gigante, pertence à família Sparassidae e se caracteriza por sua grande envergadura. A primeira descrição científica dessa espécie se deu no ano de 2001 por meio do trabalho do naturalista Peter Jaeger. Demorou para que essa aranha fosse conhecida pelo fato de ser encontrada em lugares remotos como as cavernas da província de Khammouan, no Laos.

O porte dessa aranha é impressionante, a sua largura pode chegar a 46 mm enquanto que as suas patas podem ter até 30 cm. Apesar de poder ter o tamanho de um filhote de cachorro, essa aranha, não representa um perigo para o ser humano, primeiro por viver isolada e segundo porque seu veneno não tem capacidade de levar óbito, o máximo que causa é uma irritação e inchaço na pele.

Características da Aranha Caçadora Gigante

O tamanho impressionante dessa aranha não é o seu único diferencial em relação a outras espécies da família Sparassidae, outro ponto que chamou a atenção dos cientistas foram as suas estruturas reprodutivas. A fêmea é maior do que o macho e possui epígino (estrutura em que estão as aberturas dos receptáculos seminais) com duas faixas com orientação para a frente e que tem direção única para os canais internos.

Os machos por sua vez contam com pedipalpos bastante alongados tendo três vezes o tamanho do seu tegulum. Em tudo essa aranha é bastante diferenciada das demais, não somente em seu tamanho que pode assustar num primeiro momento, mas que não significa que se trata de um animal agressivo. Boa parte dos animais apenas ataca o ser humano se tiver a sensação de que está sendo ameaçado. Tendo isso em mente é possível ter um encontro tranquilo com essa caçadora.

Uma Aranha Caçadora

A alcunha de caçadora foi atribuída ao seu nome popular pelo seu modo de operação para capturar as suas presas. Uma curiosidade é que essa aranha não produz teias e por isso se vale de técnicas de caça para poder ser alimentar. Essa aranha, apesar de seu grande tamanho, tem ótima velocidade para perseguir as suas presas. Sua base alimentar consiste basicamente em insetos, contudo, por seu porte avantajado pode também se alimentar de rãs.

Tráfico de Aranhas

Inicialmente a Aranha Caçadora Gigante habitava somente as cavernas do Laos que citamos no início do artigo, contudo, seu tamanho impressionante despertou a ganância de indivíduos que fazem tráfico de animais exóticos. Não demorou para que tivessem início relatos de pessoas que avistaram essa espécie em países como Austrália e Estados Unidos. Quando a espécie chega a um lugar desconhecido tende a procurar por um habitat semelhante ao que tinha em seu lar.

Isso acontece com os espécimes que tem sorte de evitar um destino como se tornar ‘pet’ de alguém ou mesmo não suportar a viagem. O número de aranhas dessa espécie que não conseguem se adaptar ou nem chegam vivas ao destino é muito grande e nos alerta para a crueldade do tráfico de animais. A melhor forma de fazermos a nossa parte é jamais adquirir qualquer animal irregularmente e entender que espécies selvagens não podem ser criadas como animais de estimação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Insetos e Aranhas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *