Peixe Platis ou Platy

O peixe Platis é um dos peixes mais populares para aquário, pois são pequeninos e se reproduzem com facilidade. Além disso, é um tipo de peixe bastante pacífico que pode ser encontrado em cores como branco com listras pretas ou pontos pretos, amarelo e vermelho. Esse peixe é muito usado como alimento para peixes maiores. Trata-se de um peixe sociável que gostar de ter por perto peixes da mesma espécie.

A Reprodução do Peixe Platis

A dica para quem deseja promover a reprodução entre os peixes platis é ter uma média de duas fêmeas para cada macho. Em geral o tempo de gestação varia entre um mês a quatro meses, tudo depende de quantos alevinos ela irá colocar. Normalmente em cada leva nascem entre 10 e 30 peixinhos, mas pode acontecer de ter mais peixes dependendo do tamanho.

É importante ficar atento que assim que os peixes nascem são muito pequenos e sem defesa, podem acabar sendo devorados pelos próprios pais. Uma curiosidade é que a fêmea de platis pode armazenar esperma do macho e assim que acontece a primeira cria pode usar esse esperma para uma nova gestação.

Dica

Para identificar o sexo dos peixes observe a parte abaixo da barriga, pois no macho será possível ver um tipo de cano.

Como Cuidar do Peixe Platis no Aquário

Esse peixe é uma ótima opção para os iniciantes uma vez que tem grande resistência e podem ser encontrados em várias cores.

Como Preparar o Aquário

Para preparar o aquário para os seus peixes platis é importante ter um filtro, um aquecedor e também pedras. Tenha em mente quantos peixes você irá ter sempre levando em conta quantos cabem com conforto no aquário que você irá usar. Observe que a regra geral é para cada 3 centímetros de peixe haja 4 litros de água. Quando for medir o aquário considere o tamanho que o peixe terá quando adulto e não o tamanho que possui agora. Esse tipo de peixe costuma ter em torno de 5 centímetros quando adulto.

Os Platis no Aquário

Depois de instalar os peixinhos no aquário você deverá ficar atento para cuidar bem deles. Isso significa lhes dar alimento adequado e ficar atento para não juntar peixes agressivos no mesmo ambiente. Para fazer da melhor forma a dica é colocar um ou dois peixes somente no começo.

Durante algumas semanas fique observando e vá então colocando os pequenos lotes de peixe até perceber que o ambiente está completo. Uma dica para saber que os peixes platis que você está levando são saudáveis é observar a sua cor, quanto maiores e mais coloridos mais saudáveis.

Veja mais detalhes de como cuidar de peixes em aquário.

Reproduzir ou Não Reproduzir

No caso de quem deseja que os seus peixes deem cria a fica é colocar entre 2 e 3 fêmeas para cada macho. Ao fazer isso você evita que haja um clima tenso e pesado entre os machos e reduz o estresse das fêmeas. Se você não deseja que os seus peixes deem cria a dica então é colocar somente um gênero no aquário. Contudo, observe que as fêmeas já podem estar grávidas quando você comprar.

A Chegada dos Peixes em Casa

Assim que chegar com os peixes em casa tenha o cuidado de colocar a sacola aberta dentro do aquário e deixar assim por cerca de 15 minutos, ao fazer isso você acostumará os peixinhos a temperatura. Em seguida os peixes deverão ser colocados no aquário com o auxílio de uma rede. É importante não tentar misturar a água da loja com a água de casa uma vez que bem provavelmente ela contém doenças.

Cuidados com a Água

Em relação a água é importante fazer a troca de pelo menos 25% da água uma vez por semana. Fique atento para não trocar os filtros mesmo que esteja escrito na embalagem que é para fazer isso. Observe que se você fizer essa troca o aquário passará por um novo ciclo e assim poderá acabar matando alguns dos peixes. Faça a troca do refil uma vez por mês. Se observar que a água está turva a dica é trocar 20% dela com uma frequência maior. Faça isso até que o aquário esteja limpo.

A Reprodução

Quem deseja a reprodução dos peixinhos deve cuidar da proporção de 2 ou 3 fêmeas para cada macho. Se essa proporção for respeitada é bem provável que as fêmeas fiquem grávidas. Saiba que não existem métodos para induzir a reprodução, para saber que elas estão grávidas observe se elas estão engordando.

Ressaltamos que leva entre 4 e 5 semanas para que os peixes deem cria. No caso de perceber que uma fêmea está grávida é importante você coloca-la numa armadilha para que ela e os filhotes sejam separados do restante. Depois que ela der cria a todos os filhotes retire também a mãe desse espaço separado.

Cuidando das Crias

Os filhotes deverão ser transportados cuidadosamente para o tanque com aproximadamente 4 litros. É importante aerar com filtro de espuma, quem não desejar usar um filtro deverá trocar 100% da água toda semana e observar para saber se a temperatura da água está igual. Não use filtro elétrico, pois pode sugar os filhotes.

Os filhotes de peixes deverão ser alimentados, a dica é dar para eles ração em pó fino ou então uma ração especial para filhotes. O alimento deve ser dado de 3 a 4 vezes por dia. Outra boa opção é a comida fresca como larvas de camarão, quanto melhor é a alimentação dada mais bonitos ficam os peixes.

Assim que os filhotes ficarem grandes o bastante para comer ração convencional é possível coloca-los no aquário maior, mas fique atento para não criar uma superlotação. Os platis que tem entre 1 e 2 cm já são grandes bastante para serem inseridos no aquário principal com os adultos.

Atenção

Quando for comprar os seus peixes no petshop bem provavelmente haverá uma identificação das espécies como sendo agressivas, pouco agressivas e sociáveis. É interessante não se guiar somente por esse rótulo uma vez que as lojas podem cometer erros. Faça uma pesquisa antes de misturar os peixes.

Para quem deseja ter um peixe e não tem muita experiência com esse tipo de animal, o Peixe Platis pode ser uma ótima opção de espécie para se criar. Esses peixes são muito bonitos e coloridos.

São animais pacíficos e de fácil reprodução. Em poucas semanas um casal gera novos filhotinhos. O peixe platis se alimenta de praticamente tudo e são ótimos comedores de algas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *