Como Cuidar De Peixes Em Aquário

Você ganhou ou comprou um peixinho para seu filho ou filha, ou mesmo para lhe alegar em casa, mas apesar disto não tem a mínima idéia de como cuidar do bichinho, e com os peixinhos é preciso ter um cuidado todo especial, pode ter certeza que todos os dias você vai se pegar olhando para alguns peixinhos e vendo a sua verdadeira beleza. Por este motivo é importante que se tenham muitos cuidados para que os bichinhos possam ter uma vida mais saudável e também longa, afinal de contas é um animalzinho de estimação e uma vida, que requer muitos cuidados.

Como Cuidar De Peixes Em Aquário

Como Cuidar De Peixes Em Aquário

Apesar de se ter a sensação que os peixinhos exigem poucos cuidados, os locais onde ele deve ficar requerem sim uma atenção bastante especial , mas nada que lhe seja algo difícil, os locais ideais para que se tenha um aquário são ambientes que podem ser totalmente tranquilos. E isto varia muito com o tipo de peixe. Os peixes de raças mais agitadas por exemplo poderão se apresentar bastante tolerantes porém os peixes que são mais calmos ficam em alto nível de estresse em ambientes que forem mais movimentados. Para que se possa ter idéia, cômodos que tenham muita iluminação ou mesmo uma maior incidência de luz solar, mesmo que indireta não são ambientes mais recomendados. Se este for o caso é importante também se impedir que o sol bata diretamente no aquário, procurando utilizar uma cortina, do contrário a sua água poderá criar algas e ficar esverdeada.

Imagem de Amostra do You Tube

Tipos De Peixes Diferenciados Para Cada Tipo De Aquário

Os cuidados com os peixes deverão começar com a escolha deles primeiramente, você deve optar por ver quais peixes tem interesse em ter e qual aquário eles irão querer viver. Atualmente é possível se encontrar criações de peixes de várias regiões do mundo, que contam com características muito diferenciadas, isto precisa ser muito bem observado na hora de se planejar um aquário. Com isto os hábitos de cada uma das espécies também poderão ser bem diferentes, devendo ser levados em conta na hora de as juntar. Por seu tamanho do peixe, é possível que se tenha uma idéia interessante de todo o volume que o aquário poderá ter.

Existe um costume bastante popular de se calcular cada centímetro do peixe por cada litro de água, sendo assim devemos descontar o espaço ocupado por decoração, equipamentos, entre outros fatores. Desta forma os peixes de cinco centímetros por exemplo requerem cinco litros de água, porém deverão frisar que essa conta não é uma regra.

Tipos De Peixes Diferenciados Para Cada Tipo De Aquário

Tipos De Peixes Diferenciados Para Cada Tipo De Aquário

Algumas espécies que são predadoras por exemplo, não podem conviver com peixes que caibam em sua boca. É importante também se ter atenção com aqueles animais que marcam território. O peixe Betta por exemplo, bastante comum tem uma fama de ser bastante solitário, porém isto é um mito. Na natureza é possível encontrar este peixe em meio a plantações de arroz e não em poças de água. O macho é realmente um animal territorial com outros machos, porém em um aquário grande é possível sim até mesmo manter mais de um, contanto que exista espaço suficiente para isto. Já quanto a convivência para outros peixes é perfeitamente possível se contar com aquários menores.

Quando os peixes se sentem confortáveis por exemplo, é possível se ter períodos de reprodução, para se ter uma idéia algumas espécies até mesmo chegam a cuidar dos filhotes por um longo tempo, da mesma forma que fariam na natureza, e o aquarista não precisa se preocupar com os animais pequenos pois seus pais cuidarão deles.

A Manutenção Constante é Necessária

Contar com a água brilhante, peixes saudáveis, e ainda um ambiente de deixar todo mundo de queixo caído, é sim possível de forma bastante fácil e simples, para que se possa chegar a estes resultados é importante se ter alguns cuidados, principalmente com a temperatura, a filtragem e a alimentação.

A grande parte dos peies que vivem em aquários é tropical, e desta forma é muito importante que se mantenha uma temperatura que seja constante, e fique em torno de 26 graus. A variação de temperatura é algo muito prejudicial, o que poderá tornar indispensável um aquecedor de aquário de termostato, este que irá fazer automaticamente o controle da temperatura.

Um bom aquário começa por uma boa filtragem, e não se trata apenas de super equipamentos, mas também os que possam ter as dimensões devidamente calculadas para o aquário. Uma boa dica é se contar com um aparelho que tenha vazão de filtro por hora ficando em torno de cinco vezes o volume do aquário, e que possa assim realizar as devidas filtragens biológicas e ainda mecânicas. Aquelas bombinhas de água que soltam bolhas por exemplo, não fazem a filtragem do aquário, apenas poderão oxigenar a água. Por este motivo procure preferir por filtros, estes poderão realizar tanto a filtragem como também a oxigenação apesar de não soltarem estas famosas e queridas bolhas.

Imagem de Amostra do You Tube

Além disto, outra informação interessante é que os filtros externos também poderão ser uma boa alternativa, pois facilitam a manutenção. O grande segredo da boa alimentação não é a sua realização em excesso. É interessante se fazer a alimentação dos peixes, de duas a no máximo três vezes ao dia, e em quantidades de peixes que possam levar no máximo 10 segundos para consumir. Este processo de cuidados deverá se completar com a troca semanal equivalente a 20% do volume de água. E esta quantidade deverá ser suficiente apresentando uma grande diferença.

A iluminação também é algo muito importante, e deve ser bem planejada, porém dependerá bastante de cada tipo de aquário, por este motivo procure a orientação de um especialista, que normalmente estará lá nas lojas do ramo. Tendo estes cuidados básicos, fica bastante fácil se manter o aquário bastante saudável e ainda deixar seus peixes felizes.

Para não errar no primeiro aquário, procure não pegar peixes que tem cores alteradas dos demais e comportamentos diferentes, como se movimentar devagar, e evite colocar peixes que nadam rápido em aquários que sejam pequenos. Para nivelar a água é interessante colocar uma placa de isopor abaixo do aquário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>