Curiosidades Sobre Peixes

É bem provável que em algum momento da sua vida você já tenha ficado entretido observando os peixes de um aquário. O que ninguém imagina num momento desses é que os peixes podem ser animais extremamente interessantes e ricos em curiosidades. Se você é do tipo de pessoas que adora saber sempre mais sobre os animais, leia com atenção essa coletânea de curiosidades sobre peixes que separamos para você.

Quem São Os Peixes?

Antes de entrarmos nos detalhes das curiosidades dos peixes é interessante falarmos um pouco mais sobre eles, ou seja, quem são eles dentro do universo animal. Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, têm corpo fusiforme e têm como característica marcante serem ectodérmicos (possuem a temperatura do corpo variável).

Já na definição dos peixes, encontramos a primeira curiosidade a respeito deles, pois embora seja comum vermos peixes com nadadeiras e barbatanas, nem sempre eles as tiveram. Trata-se de mais uma das sábias evoluções que a natureza ajudou a criar. Além disso, alguns grupos de peixes podem ter as nadadeiras e barbatanas ausentes.

A respiração desses animais é feita através brânquias ou guelras, basicamente eles respiram o oxigênio que é dissolvido na água. Em geral, os peixes têm o corpo todo coberto por escamas.

Você Sabia?

As curiosidades que cercam os peixes são várias e variadas, uma vez que não sabemos tanto quanto imaginamos a respeito deles. Confira abaixo uma seleção das curiosidades mais interessantes em relação a esse grupo de animais. Você sabia de todas elas?

Palavra Peixe

A palavra Peixe é uma questão que causa confusão para muitas pessoas, diversos animais são chamados de peixes de forma errônea. Além dos peixes que realmente merecem esse título, outros animais aquáticos como moluscos, polvos e medusas também são chamados vulgarmente de peixes.

Aliás, as baleias e golfinhos não são peixes também. Pode não parecer, mas são bastante confundidos como peixes.

O Sono Dos Peixes

Outra questão que instiga a curiosidade das pessoas em relação aos peixes é se eles dormem ou não. A resposta para essa pergunta é um dúbio “mais ou menos”. Os peixes alternam períodos em que estão repousando com períodos em que estão de vigília.

Não é fácil ser um peixe no mar, por exemplo, cheio de predadores que não dormem no ponto. Em relação ao fato de eles não piscarem e não fecharem os olhos, a explicação é muito simples, eles não possuem pálpebras. Isso não significa que eles não dormem.

O Xixi Dos Peixes

Saber se os peixes fazem xixi também se mostra uma das curiosidades mais pesquisadas dentre aqueles que estão buscando saber mais dos nossos amiguinhos aquáticos. A resposta para essa pergunta é sim, os peixes fazem xixi e também bebem água, até mesmo os peixes de água salgada.

O Maior Peixe De Água Doce

O maior peixe de água doce é o Pirarucu, um exemplar dessa espécie pode chegar a ter 2 metros e pesar 200 kg, mais ou menos.

O Peixe Mais Rápido Do Mundo

O peixe agulhão-vela é o mais rápido do mundo, para se ter uma ideia ele chega a alcançar uma velocidade de 115 km/h. Imaginem só esse peixe com pressa…

Capacidade De Natação De Um Atum

Pode parecer estranho, mas uma das curiosidades mais pesquisadas acerca dos peixes é em relação à velocidade a que um atum pode nadar. A resposta para essa pergunta é 170 km num dia só. Outra curiosidade a respeito do Atum é que a sua pesca predatória está levando a espécie a ser ameaçada de extinção.

A Miopia Dos Tubarões

Quem vê os tubarões tão assustadores, talvez não imagine que eles são míopes. Porém, não se deixe enganar, pois mesmo míopes esses peixes são bastante perigosos, uma vez que possuem um olfato muito desenvolvido e ainda contam com um sistema chamado de “linha lateral” que possibilita a eles captarem as mudanças de pressão na água.

O Choque Da Enguia

Com certeza você já ouviu alguma história a respeito do choque de uma enguia. Para tentar mensurar a capacidade desse choque, imagine uma descarga de mais ou menos 125 volts, isso é mais que a descarga de uma tomada doméstica. Tome cuidado com as enguias.

O Peixe De Olhos Divididos

O peixe conhecido como Tralhoto é aquele que possui os seus olhos divididos no meio. Mas, o que impressiona mesmo é saber que metade do olho fica dentro da água e a outra metade fora.

O Veneno Dos Peixes

Se quando alguém fala em animais venenosos, você pensa somente em cobras e escorpiões, saiba que os peixes também podem ser bastante venenosos. O peixe conhecido como peixe-homicida (o nome não é por acaso) é um bom exemplo de um peixe tão venenoso quanto uma cobra. Porém, ainda há outros peixes perigosos devido a venenos como o baiacu, peixe-escorpião e algumas espécies de raias.

Troca De Sexo

Talvez uma das curiosidades mais interessantes em relação aos peixes é que grande parte das espécies troca de sexo pelo uma vez durante a vida. Os peixes que são chamados vulgarmente de “transexuais” são divididos basicamente em dois grupos: protândrico e o protogínico.

Os primeiros são aqueles que possuem em sua juventude glândulas que possibilitam a produção, tanto de óvulos quanto de espermatozoides. Já os do segundo grupo, são aqueles que possuem ovários que têm a capacidade de com o tempo se transformar em testículos.

A Diferença Entre o Cação e o Tubarão

Muitas pessoas se perguntam afinal, qual é a diferença entre o cação e o tubarão e temos que responder que quase nenhuma. Aliás, na prática, não existe nenhuma, apenas uma nomenclatura comercial, pois cação é o nome comercial do tubarão. É tudo a mesma coisa.

Para quem pensa que tubarão não frequenta as águas do Rio Amazonas deve saber que alguns já foram vistos nesse rio.

Briga Desde a Barriga

Por mais curioso que pareça, os filhotes de tubarão-tigre brigam dentro da barriga da mãe até que reste apenas um. Tenso ser filhote de tubarão-tigre, não é mesmo?

Você sabia de todas essas curiosidades? O mundo dos peixes pode ser bastante fascinante, basta que a gente olhe com outros olhos para ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muuuuuuito legal essas curiosidades, gostei d mais.

    ueliton silva 11 de setembro de 2013 8:26
  • Os peixes são animais lindosssss….:)

    vitoria pereira 14 de novembro de 2013 16:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *