Animais de Laboratório

Desde a antiguidade cientistas usavam animais para realizar testes científicos e experiências das mais diversas espécies.

Atualmente existem grandes movimentos de proteção animal que lutam para terminar com esta prática e muitos estudos buscando uma forma de substituir os animais nos testes, no entanto as outras opções disponíveis têm uso restrito e assim a maioria das experiências e testes continuam utilizando animais, para isso diversas espécies de animais são criadas e mantidas em biotérios unicamente para serem utilizados em experiências cientificas.

Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre estes animais, quais as espécies mais utilizadas e com quais objetivos, e das diversas aplicações diferentes destas pesquisas.

Uso dos animais em pesquisas

Animais de Laboratório

Animais de Laboratório

Muitos animais são utilizados para a realização de pesquisas por cientistas desde a idade média, na atualidade diminuiu o uso de animais em experimentos científicos, pois foram descobertas outras alternativas eficientes para alguns casos, no entanto para muitos experimentos o uso de animais ainda é a única forma de realizar pesquisas e testes muito importantes, auxiliando os cientistas a salvar vidas, pois eles são utilizados muito especialmente em prol da saúde humana.

Os animais servem basicamente de cobaias para o experimento de vacinas, medicamentos, produtos, substancias e até procedimentos cirúrgicos, antes de serem liberados para o consumo humano ou de serem aplicados nos seres humanos. É muito vasta a aplicabilidade de cobaias animais com o objetivo cientifico e médico. Em muitos casos, como o teste de novos procedimentos cirúrgicos por exemplo, não existe uma forma de substituir a experiência com animais.

Biotérios

Experiências

Experiências

Os animais utilizados em experiências via de regra não são retirados da natureza, ao contrário, são criados especialmente com este fim em locais chamados de biotérios. No Brasil existe cerca de uma centena de biotérios registrados pelo Ministério de Saúde.

Biotérios são locais construídos especialmente para servirem como laboratórios onde são criadas as espécies utilizadas em experiências com cobaias, sendo que o projeto destes prédios tem uma estrutura especial, sendo que o alojamento onde ficam os animais é no centro do prédio, em virtude da pressão atmosférica, assim como muitos outros fatores de distribuição de espaço, temperatura, ventilação, alimentação e tratamento dos animais que devem obedecer a rígidas normas internacionais e também nacionais.

Ética e o uso de animais

Fatos

Fatos

A ética na experimentação com animais é uma preocupação muito antiga, fundamentando-se na necessidade de se ter consciência de que o animal é um ser vivo, que possui hábitos próprios de sua espécie, inclusive o natural instinto de sobrevivência, sendo sensível a dor e a angustia.

Estes fatos determinam uma postura ética nos diversos momentos em que as pesquisas se desenvolvem, utilizando os animais nos experimentos, inclusive estabelecendo práticas de manipulação e até de eutanásia que, nos casos em que seja necessário, sejam aplicadas para minimizar a dor e o sofrimento das cobaias.

2 comentários

  1. Adorei o conteúdo de vocês, ele me facilitou muito na preparação de meu trabalho. Obrigada! Continuem postando essas maravilhas na Net. Abraço. . . Hadassa

  2. KELLY BARRETO MAXIMIANO

    AMEI ESSE TEXTO ME AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO DE BIOLOGIA SOBRE ANIMAIS DE LABORATÓRIOS…. NOTA 10…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>