Poluição Causada por Animais de Estimação

De acordo com pesquisas feitas, certas raças de cães são capazes de serem responsáveis por um volume de poluição que pode chegar a duas vezes o que um carro pode poluir. Cientistas da Nova Zelândia fizeram cálculos para chegarem à área de terra necessária para a produção de cereais e carne consumida pelos animais de estimação, em particular o que gatos ou cachorros consomem sem considerar outros tipos de animais e concluíram que, na realidade a poluição causada por animais de estimação pode chegar a ser o dobro da poluição causada por um carro. Esses animaizinhos que tanto gostamos de ter conosco não são tão inofensivos como precem.

Estimação

As Reações

Foram bastante violentas as reações demonstradas pelos defensores destes animais, quando em outubro do ano passado, foi publicado na revista New Scientist, o resultado desse estudo que foi feito por Robert e Brenda Vale. Os proprietários e demais apaixonados por estes animais de estimação também não ficaram indiferentes a essas afirmações, não gostaram nada do que leram a respeito.

O Impacto no Ambiente

Ao concluir o trabalho os cientistas relataram que para alimentar durante um ano, um cachorro que consome pouco mais de 160 quilos de carne e mais de 90 quilos de cereais e que é considerado um animal de porte médio, provoca no meio ambiente um impacto que corresponde a 0,84 hectares, enquanto que um veiculo do tipo 4X4 e que durante um ano percorre 10 mil quilômetros, tem um impacto correspondente a 0,41 hectares, ou seja, a metade do que o cão e isso considerando a energia que é gasta em sua fabricação.

Alimentar

Todo Animal tem um Preço

Sendo especialista em meio ambiente, Roland Sarda – Esteve considera que quando se é dono de um animal de estimação deve-se saber que este tem um preço e também emissões de carbono. Já um engenheiro que é responsável pelas pesquisas do laboratório do clima e do meio ambiente afirma que ao usarmos um veiculo 4X4 causamos um impacto menor no clima do que quando temos um cão ou um gato de estimação que se alimenta com carne e cereais.

Cães e Gatos

O que dizem Defensores dos Animais

Estes consideram que o estudo não tem a devida seriedade e que cientistas brincaram e se divertiram com os números. Julgam ainda ser perigoso criticar as pessoas por criarem animais de estimação e pretenderem impor certas normas como determinar o tamanho dos animais a serem adotados. Segundo os defensores dos animais seria muito mais importante que cada pessoa tivesse a noção de seu próprio impacto sobre o meio ambiente e com esse calculo em mãos, todos os dias tratasse de fazer um esforço no sentido de minimizar esses efeitos negativos sobre o meio ambiente. Por certo a natureza agradeceria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *