A Gestação Dos Animais

Termo usado para definir o desenvolvimento embrionário de cada espécie animal, suas diferenças e semelhanças

O termo gestação é originário da palavra em latim “gestacione”, que faz referência ao tempo em que o embrião fica no útero, desde a concepção até seu desenvolvimento total, que culmina no nascimento. Portanto, se levarmos tudo ao pé da letra, este termos somente podem ser certamente aplicado aos animais que possuem um útero, que é parte integrante e mais importante do aparelho reprodutor feminino, neste caso, dos mamíferos.

A Gestação Dos Animais

A Gestação Dos Animais

Mas como tudo nem sempre é levado da maneira mais correta e acertada possível, o termo gestação é utilizado para todos os animais, tendo eles útero ou não, como as aves, por exemplo, cujo processo de fecundação e nascimento nada tem a ver com o dos mamíferos, já que quase tudo ocorre fora do corpo. Então, para se referir à gestação destes animais não mamíferos de forma correta, a maneira adequada é incubação, que serve tanto para répteis, anfíbios e aves, como as tartarugas, cobras, crocodilos e ainda muitos outros.

Já para os animais invertebrados, o termo usado é desenvolvimento, usado para exemplificar a “gestação” dos insetos, sendo este período dividido em duas fases distintas: o embrionário – que corresponde à fase de desenvolvimento dentro do ovo – e o pós-embrionário – onde estes animais cumprem a fase em que se tornam larvas até chegarem à fase adulta.

Em Zoologia, a gestação também é chamada de Prenhez, e para os animais “grávidos” não se usa a terminologia Estado Interessante, como ocorre com os seres humanos.

Imagem de Amostra do You Tube

Processo De Gestação

Durante o estado em que a fêmea carrega o embrião no útero, o ventre da mesma tem um aumento considerado de volume, tudo para melhor acomodar o novo ser que é gerado dentro de si, tudo de acordo com a quantidade de óvulos, como também o tamanho dos fetos que estão se desenvolvendo dentro dela. Quanto maiores os fetos, muito mais o ventre tem de se expandir, podendo fazê-lo por diversas vezes quanto for necessário.

A finalização da gestação ocorre somente após a expulsão do feto pelo útero, o qual se dá o nome de parto ou ainda “dar a luz”. Já a duração de cada gravidez depende exclusivamente do tipo de espécie e ainda de suas características especiais, tais como tamanho e tempo de desenvolvimento intrauterino. Por isso, alguns animais apresentam gestação mais longa e outros bem mais curta.

Nos seres humano, por exemplo, o tempo de gestação é de aproximadamente 38 semanas, o que corresponde a 266 dias e a 09 meses. Todo o desenvolvimento do embrião passa a ocorrer logo após a concepção, ou seja, a junção do óvulo com o espermatozoide. O parto se dá em média 40 semanas após a última menstruação.

As vacas, que também são mamíferos, têm o tempo gestação muito semelhante ao das mulheres, durando aproximadamente 270 dias, entretanto, os ratos, que também pertencem às espécies mamíferas, possuem um período gestacional bem mais reduzido, girando em torno de apenas 21 dias.

Processo De Gestação

Processo De Gestação

O tempo de gestação nos seres humanos pode ser dividido em três trimestres, sendo que somente a partir dos três meses é que a gravidez passa a ser notada por todos e não somente pela mãe que desde cedo, começas a sofrer os sintomas inerentes do processo, como enjoos, cólicas, vômitos e muitos outros. A partir deste tempo, também passam a ser notados os movimentos do bebê dentro do útero e já se pode ouvir os batimentos cardíacos do feto.

Para que haja a gravidez em definitivo é necessário que ocorra uma interação significativa entre o óvulo fecundado e organismo da mãe. Não basta apenas acontecer o processo reprodutivo todo, pois todos esses fenômenos também ocorrem com as demais espécies, é necessária a interação da mãe com o bebê também após o nascimento.

No entanto, há informações que muitas mulheres não sabem, especialmente que entre a fecundação do óvulo e o processo de implantação do mesmo no útero, chamado de nidação, não há como se saber que está grávida. Sendo que somente após o processo de nidação é que acontece a interação extraordinária entre o embrião e o organismo materno.

É neste período que ocorre a troca hormonal especialmente do hormônio chamado de HCG ou Hormônio Coriônico Gonadotrófico, que é produzido através do sinciciotrofoblasto, sendo ele o responsável pela manutenção da saúde do ovário materno durante o período de gestação, impedindo principalmente a queda dos demais hormônios, que ocasionaria a menstruação.

As Espécies e Seus Tempos Gestacionais

Não há fêmea que carregue seus filhotes por mais tempo além do necessário, porém, uma delas tem o tempo gestacional extremamente alongado, é o caso da Salamandra Alpina, cuja gestação dura em torno de três anos e dois meses, o maior tempo dentro todas as espécies. Já nos animais vertebrados, aqueles que possuem o tempo maior de gestação é o Elefante Asiático, com média de tempo de 22 meses para o nascimento.

Os períodos relacionados para cada animal pode variar de um para outro, bem como a diferença de habitat e de alimentação. Por isso, não é necessário se ater a todos eles de maneira exata, mas observá-los como exemplos norteadores para a gestação das espécies.

Imagem de Amostra do You Tube

Confira abaixo a duração média da gestação de diversos animais e o tempo de vida estimado para cada um:

  • Rato – Gestação: 21 dias / Tempo médio de vida: 18-20 anos
  • Gato – Gestação: 52-69 dias / Tempo médio de vida: 10-12 anos
  • Galinha - Gestação: 22 dias / Tempo médio de vida: 6-8 anos
  • Macaco - Gestação: 139-270 dias / Tempo médio de vida: 12-15 anos
  • Cachorro – Gestação: 53-71 dias / Tempo médio de vida: 10-12 anos
  • Elefante – Gestação: 510-730 dias / Tempo médio de vida: 30-40 anos
  • Cavalo – Gestação: 329-345 dias / Tempo médio de vida: 20-25 anos
  • Baleia – Gestação: 365-547 dias / Tempo médio de vida: Mais de 80 anos
  • Anta  - Gestação: 399 dias
  • Boi – Gestação: 285 dias
  • Cabra – Gestação: 150 dias
  • Capivara – Gestação: 160 dias
  • Canguru – Gestação: 200 dias
  • Chinchila – Gestação: 120 dias
  • Esquilo – Gestação: 44 dias
  • Girafa – Gestação: 400 – 450 dias
  • Hipopótamo – Gestação: 240 dias

Outros animais que não tenham a informação sobre o tempo de  gestação aqui relacionados, pode ser obtido através de pesquisas em sites de buscas ou de animais.

Um comentário

  1. QUE LINDINHO ESSES ANIMAIS NA BARRIGA DAS MÃES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>