As 10 Raças de Cães Mais Inteligentes

Muitos consideram que os cães são os melhores amigos do homem e além de carinhosas algumas espécies também podem ser bastante inteligentes. Se você está pensando em ter um amigo de quatro patas vale a pena conhecer as 10 raças de cães mais inteligentes.

A escolha das 10 raças listadas abaixo foi feita com base no livro de S. Soren “A Inteligência dos Cachorros”. Vale lembrar que a cumplicidade e o carinho entre dono e animal é mais importante que qualquer comprovação de inteligência.

As 10 Raças Mais Inteligentes

10) Australian Cattle Dog

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar da raça Australian Cattle Dog, pois se trata de um cão mais encontrado nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Geralmente essa raça é utilizada como cão pastor em fazendas, função que cumpre muito bem aliás.

O seu temperamento é bastante desconfiado embora também seja calmo e por isso mesmo se mostra uma excelente opção para quem precisa de um cão de guarda para propriedades rurais. Uma característica importante é que esse cão se apega muito ao seu dono. Devido a tudo isso essa raça está sendo cada vez mais utilizada em fazendas brasileiras.

9) Rottweiler

Existem muitas teorias sobre o surgimento da raça Rottweiler, uma das principais e mais aceitas é de que ele foi criado na Alemanha mais precisamente na cidade de Rottweil que explica inclusive o nome da raça.

Acredita-se que esse cão se originou do Mastim do Tibet, um cão que foi muito utilizado pelos romanos para cuidar de propriedades rurais. Trata-se de um cão que não é nem pesado e nem leve, apesar de não ser muito alto o Rottweiler possui um corpo robusto e uma grande força.

Apesar de tudo o que as pessoas pensam a respeito dessa raça esse cão é bastante fiel e companheiro do seu dono. Além disso, também possui uma grande inteligência e dedicação ao trabalho.

8) Papillon

A raça Papillon é uma das que mais aparecem junto a donos nobres ao longo da história como Maria Antonieta e Luís XIV. Um cão que tem a seu favor um tamanho diminuto que facilita ser levado de colo em colo. Além disso, as suas orelhas em formato de borboletas são uma das características que mais chamam a atenção dos futuros potenciais donos.

O seu nome Papillon significa borboleta em francês e se deve ao formato de suas orelhas. Um cão muito obediente e que dificilmente precisa ter a atenção chamada. Claro que toda a sua beleza e elegância são coroadas com uma grande inteligência e apego ao dono.

7) Labrador Retriever

Essa é a raça reconhecida quando falamos sobre cães amorosos e que se afeiçoam facilmente aos seus donos. Também se trata de uma espécie com grande inteligência e um bom senso de obediência.

Com tantas características positivas não é de se estranhar que o Labrador Retriever seja um cão treinado para ser cão-guia, prestar serviços e também dar assistência. Uma das raças mais populares nos Estados Unidos e Europa, ele só não gosta de ficar sozinho.

6) Shetland Sheepdog

Essa é uma raça que tem descendência do Collie Escocês Pêlo Duro ou do Yakki islandês. Foi criado nas Ilhas Shetland distante da costa escocesa a qual foi levado por navios baleeiros que andavam pela região.

Uma das primeiras atividades em que essa raça de cão foi empregada foi na proteção e cuidado de ovelhas. Depois de passar a ser exportado para o mundo todo no século passado o Shetland Sheepdog foi se tornando mais parecido com o Collie. Dentre as suas principais características está o fato de ser corredor e saltador. Também é dócil e obediente.

5) Doberman

A raça Doberman é bastante habilitada para fazer guarda e segurança, pois dentre as suas características mais pronunciadas podemos citar a grande resistência e também elasticidade. Além disso, também se trata de um cão muito inteligente e com uma boa compreensão.

Pelo fato de ser muito inteligente se mostra muito fácil de adestrar, tem uma constituição robusta o que o ajuda a resistir a muitas dificuldades. Tem uma grande força física.

4) Golden Retriever

Uma das raças mais bonitas de cão é também uma das mais inteligentes. O Golden Retriever é um cão dócil, forte, ágil, alegre e fácil de adestrar. Uma espécie que está sempre pronta a aprender algo novo e disposto ao trabalho.

São cães que gostam de estar muito próximos aos seus donos e também de correr e brincar. Exatamente por terem tanta energia podem se mostrar problemáticos no dia a dia uma vez que precisam gastar essa energia de alguma forma. A pelagem lisa e dourada é uma das principais características físicas desse cão.

3) Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cão que tem muita coragem, combatividade e inteligência. Além de contar com uma capacidade de observação impar esse cão também é muito forte e resiste bravamente as mais diferentes intempéries. Um dos mais conhecidos cães pastores trata-se de um dos mais utilizados como cão de guarda.

Devido ao seu olfato e inteligência apurados é um cão bastante utilizado no combate a entorpecentes. Um cão que aprende com muita facilidade e que está sempre empenhado em aprender coisas novas. Suas principais características é ser vigilante, meigo e muito manso.

2) Poodle

A raça francesa de cães Poodle além de ser uma das mais cobiçadas no que diz respeito a beleza e a status também é considerada uma das mais inteligentes. Tem grande facilidade para aprender e por isso mesmo é bastante fácil de ser adestrado. Trata-se de um excelente companheiro por se tratar de uma raça bastante doce.

A sua principal característica está na sua pelagem bastante volumosa e que permite uma tosa desenhada. Um cão bastante alerta e que tem grande capacidade criativa.

1) Border Collie

A raça Border Collie é conhecida por estar sempre pronta para brincar com o seu dono e também para iniciar novas atividades. Um cão bastante ativo e com grande energia, um dos preferidos das crianças. O único problema é que essa raça não se adapta a viver em apartamentos fechados.

Os cães Border Collie precisam gastar a sua energia de alguma forma e por isso mesmo precisam de ambientes abertos. Fácil de adestrar devido a sua inteligência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *