Insetos Venenosos

Os insetos representam a maior quantidade de animais da terra, com milhares de exemplares divididos em diversas espécies.

Sendo seres invertebrados, cabem facilmente em todos os cantinhos, e estamos rodeados por eles a todos os momentos. Entretanto, essa convivência nem sempre é pacífica já que existem muitos insetos venenosos, que ao picarem os seres humanos podem levá-los à morte.

Entre os insetos venenosos mais populares estão o escorpião, a aranha e a abelha, que apesar de ter uma picada meramente inofensiva, em pessoas alérgicas é capaz de matar em poucos minutos.

insetos venenosos

insetos venenosos

Porém, entre os insetos desconhecidos e extremamente mortais está o Afrur, encontrado somente no Deserto do Sinai e em Negev (Israel), região do Oriente Médio. A tradução do Afrur tem significado de sujeira, terra, e o inseto recebeu essa denominação por se cobrir com a areia do deserto para se camuflar, tornando-se imperceptível naquela imensidão de areia.

O Afrur é parente próximo do Barbeiro, transmissor da doença de Chagas e, assim como ele, se alimenta de sangue, por isso, excreta diretamente seu veneno com potencial hemotóxico e neurotóxico, na corrente sanguínea da pessoa picada.

insetos venenosos

insetos venenosos

Mesmo sendo mortal, esse inseto só foi descoberto pelos cientistas no ano de 1967, quando vários soldados israelenses foram encontrados mortos em suas barracas, sem aparência de ataque de fora. Em razão do acontecimento, muitos exames foram feitos e descobriram o Afrur e seu veneno poderoso, capaz de matar um ser humano em alguns poucos minutos.

As aranhas normalmente já causam medo somente pela aparência, mas algumas devem causá-lo por ser potencial mortífero, como a Aranha da Teia em Funil, que pertence à família das Hexatelidae.

Fisicamente, essa aranha lembra a famosa tarântula, com seus muitos pelos, porém, suas presas usadas para atacar suas vítimas são muito maiores, sendo capazes de passar até por solas de calçados mais macias, por isso, são frequentes os acidentes com os homens, levando à morte.

insetos venenosos

insetos venenosos

O veneno dessa aranha é um ACTX, extremamente letal em seres humanos, no entanto, não causa o mesmo efeito em outros animais como coelhos, ratos e cavalos, e ainda em cachorros. Outra característica desse inseto de que o veneno da fêmea é mais letal ainda para os humanos que o do macho. Depois de picado, um homem é capaz de resistir de quinze minutos a dois dias para a aplicação do antídoto, dependendo do organismo de cada um.

O inseto Lonomia Obliqua, uma taturana, que como as demais também possuem o corpo recoberto por vários pelos, que podem ser comparados a espinhos, excreta um poderoso veneno que impede a coagulação sanguínea, levando a vítima à morte, sendo muito comum no Brasil, especialmente nas regiões Sudeste e Sul.

Além deles há muitos outros insetos venenosos, por isso, todo cuidado é pouco quando se encontra com um bicho desses.

Um comentário

  1. Pelo amor da cultura, corrijam este texto. Escorpião e aranha são ARACNÍDEOS, não insetos. Insetos possuem 3 pares de pernas e Aracnídeos 4 pares de pernas.
    Não passem cultura de forma errada para as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>