Insetos Como Fonte de Alimento

Em mais de uma centena de países do mundo contemporâneo os insetos são regularmente consumidos como alimento humano, e mais, são considerados iguarias, e alguns deles tem preços bem apimentados. No sudeste asiático, na América Central e no Oeste Africano eles fazem parte do menu de restaurantes de luxo e nos Estados Unidos formigas tanajuras são vendidas enlatadas. Uma lata de 200 gramas custa 57 dólares. No interior do Brasil servem formiga frita como petisco.

Alimentação

Entomofagia e Sua Origem

Entomofagia é a prática de comer insetos ou suas larvas, e chimpanzés, ursos, porcos, morcegos e toupeiras são além dos humanos, alguns dos mamíferos que ingerem insetos. Os insetos tem na sua grande maioria, alto valor nutricional associado a vitaminas e baixo teor gorduroso. Para muitos países de diferentes culturas comer insetos é natural, mas para os americanos e europeus isso ainda é um tabu, apesar desse costume já estar mais próximo de todos.  Os homens nos primórdios da evolução já comiam insetos, gregos e romanos serviam larvas de gafanhotos e besouros em seus banquetes e Aristóteles, o filósofo grego,  deixou escritos que referiam a coleta das deliciosas cigarras. Na Bíblia temos a referência a João Batista que passou no deserto se alimentando de gafanhotos e mel. Como vemos a entomofagia faz parte da história da alimentação humana.

Insetos Como Fonte de Alimento

Entomofagia Moderna

Existem cerca de mil e quatrocentas espécies catalogadas de insetos considerados comestíveis e cerca de 3 mil grupos étnicos em todo o mundo que habitualmente comem insetos, ou  praticam a entomofagia. A maioria dos insetos são ingeridos quando se encontram no estágio de larva e pupa, enquanto outros ainda podem ser ingeridos quando adultos. O besouro é o primeiro inseto comestível da lista, com mais de 300 variedades, logo depois vem as formigas, as abelhas e as vespas, depois os gafanhotos, as mariposas, as borboletas e os grilos. Os países asiáticos são lideres no consumo de insetos, comendo grilos, larvas e pupas das mariposas, libélulas e grilos. Os grilos são cozidos com o arroz ou tostados e servidos como aperitivos. Larvas e pupas são servidas fritas ou adicionadas em sopas. A barata da água gigante é comida frita ou transformada em uma pasta de molho. Os africanos comem gafanhotos e grilos, mas também apreciam lagartas e cupins.

Reprodução

O Beneficio de Comer Insetos

O benefício de incluir os insetos na alimentação humana são diversos, os principais dizem respeito a qualidade do alimento, pois os insetos são muito saudáveis e a segunda vantagem é o custo. Técnicos em alimentação da ONU e de outras organizações mundiais estudam a entomofagia como uma das possíveis soluções para a fome no mundo. Os insetos das zonas urbanas na maioria estão contaminados com pesticidas, portanto é preciso alimentá-los por 3 dias antes de preparar um prato com um grilo que você  encontrou no quintal. Na internet você encontrará receitas e a maneira de colher,  preparar e até de criar insetos para a sua alimentação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *