Alimentação Correta para Seu Gato

Num mundo cheio de violência, intrigas, uma verdadeira selva de pedras onde as balas perdidas sempre encontram um lugar, que você não conhece o vizinho do lado, quem poderá te salvar? Aquele lindo bichinho que te acorda de manhã esquenta teu pé nas noites frias, e passa com o rabo bem na sua perna, no entanto você só ouve o ronronar.

Só quem tem a companhia de um bichano, sabe a importância que ele tem em nossas vidas, apesar de não ficar o tempo todo em casa, sair de madrugada e nos deixar louca de preocupação porque foi atrás de uma gata, literalmente.

Gatos

O gato supre a solidão de muitas pessoas, principalmente daquelas que moram em apartamentos onde os cães são proibidos em razão do latido, e também por todas as que amam os elegantes felinos, que quem dera tivessem de fato sete vidas e nos acompanhassem até a velhice.

Para a vida dos gatos seja longa e feliz é preciso diversos cuidados, desde condições mínimas de higiene até a alimentação adequada, tudo acordo com a idade e raça do animal.

Os felinos, em seu ambiente natural, costumam caçar suas presas e devorá-las inteiras, sem deixar nada para trás, a fim de conseguir todo o equilíbrio nutricional necessário à sua sobrevivência.

Convivio

Claro que essa alimentação não se aplica aos gatos domésticos, que possuem necessidades diferenciadas daqueles que vivem em ambiente silvestre. No entanto, as mudanças bruscas na alimentação dos gatos, nem que seja a troca da marca de ração, podem acarretar muitos efeitos colaterais nos bichinhos, por isso, a substituição deve ser feita gradativamente, para que eles se acostumem aos poucos com o novo alimento.

Aqueles gatos que têm comida livre o tempo todo, onde os potinhos estão sempre à disposição, é aconselhável que comam entre 10 e 20 porções pequenas diariamente, já que a dieta dos bichanos dever ser alta em nível de proteína e gordura, não se esquecendo das doses de taurina, metionina, cistéina e arginina, essenciais para o desenvolvimento dos animais.

Para que a convivência entre você e seu animal seja pacífica, limpe sempre os bebedouros, comedouros e nunca se esqueça de trocar a areia do lugar ou o jornal onde ele faz suas necessidades, para que o ambiente fique sempre com odor agradável. Se preferir, busque em pet shops os recipientes mais adequados para seu gatinho usar como banheiro, são sempre mais higiênicos e bonitos.

Alimentação

Um alerta especial, é que não seja dada nenhuma espécie de chocolate para seu bicho, pois o alimento possui oxálico, extremamente prejudicial ao animal, pois evita a produção de cálcio no organismo. Entretanto, esse não é o único alimento proibido aos gatos, por isso todas as vezes que for introduzir uma comida diferente, consulte seu veterinário de confiança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *