Cachorros
É um animal doméstico da ordem Carnívora, da família Canidae, seu gênero é Canis e sua espécie é Canis lupus e subespécie Canis lupus familiaris. Os cachorros são a mais famosa raça domesticada do mundo. Ao longo da história essa espécie sempre esteve ao lado dos seres humanos. Tanto os indivíduos de raça, quanto os no Brasil popularmente conhecidos como os vira latas, cachorros de rua e outros nomes que mudam com a região.
Esses animais são uma variação que há milhares de anos se separou dos lobos cinzentos. Esses lobos viveram principalmente no norte da América do Norte, na Europa, no norte do continente africano, parte do Oriente médio e no norte da Ásia. É um longo caminho pensar nos imponentes lobos, caçadores natos que se transformaram até chegar em cachorrinhos como é o caso da raça Shih Tzu, tão pequeninha, fofa e indefesa.
Assim como o ser humano o cão também pode pegar viroses e doenças bacterianas, pode ficar resfriado, ter depressão e mal de Alzheimer. Cada raça possui uma diferente especificidade, alguns se saem melhores como cães de companhia, como cães guia, como cães de caça, como cães de treno ou até mesmo como cães de pastoreio.
Reprodução
A reprodução dos animais domésticos é manipulada pelos humanos, pelo menos na grande maioria das vezes. A maturidade sexual de um cão pode variar de acordo com a sua raça, em geral o período médio é entre 6 e 12 meses.
Outros intervenientes quanto a época de reprodução são o tamanho do cão e o local onde ele vive, desta forma é possível dizer que a saúde e a confiança do animal interferem em seu tempo de maturidade. Após a fertilização tem o tempo de gestação, o qual dura por volta de 9 semanas e o número de filhotes pode variar de 1 até cerca 20, isso depende das condições da mãe, principalmente condições de saúde e nutrição.
Shih Tzu
O Shih Tzu tem sua origem historicamente chinesa e segundo dizem os nativos, significa “pequeno leão”. Segundo lendas da China, essa raça dormia nos pés de nobres e pessoas importantes da sociedade. As pessoas costumam confundir os Shih Tzus com os Lhasa Apsos, mas há variadas diferenças, tais como o formato de cabeça, do rosto, do crânio, quando se repara aos detalhes é possível enxergar o quão acentuadas são suas diferenças. Esse é o cão ideal para quem gosta de cachorros de pequeno porte e bem peludos, pois os cães da raça Shih Tzu possuem essas características. São animais muito ativos e bastante dóceis, eles têm uma ótima convivência tanto com os adultos, quanto com as crianças.
Os Shih Tzu possuem orelhas grandes e um rabinho bem peludo. Quando filhotes esses cachorrinhos são uma verdadeira bolinha de pelos. Eles são encontrados nas mais variadas cores, são elas preto, branco, caramelo, marrom, mesclados, cinza e dourado.
Eles são cachorros ideais para apartamentos e outros ambientes internos, geralmente são muito dóceis e amorosos, também são cãezinhos bem tranquilos. Em geral, eles têm de 25 a 27 centímetros de altura e pesam até cerca de 8 quilos.
Saúde
Os shih tzu são muito vulneráveis na área do olho, pois possuem os olhos bem grandes e expostos. Para o bem de seu cão limpe com material adequado a região ocular, de preferência semanalmente, o seu cãozinho precisa disso. Cuide da saúde dos dentes do seu cão, essa raça pode ser facilmente ensinada a aceitar pessoas lhe escovando os dentes.
Cuida da pele do seu cão, vá sempre ao veterinário para ter certeza de que nada de mal irá lhe acontecer. Muitos desses animaizinhos têm o costume de comer fezes, a teoria mais aceite hoje para explicar esse comportamento é de que ele é genético.
Essa raça pode ter uma doença chamada ansiedade de separação, isso porque eles se apagam demais aos seus donos e quando esses passam muito tempo longe, mesmo que seja apenas um dia eles começam a sofrer, alguns podem até parar de comer por tristeza, essa doença pode levar à depressão.
Dicas
- Se quer que o seu cachorrinho acostume a receber pessoas, você terá de aumentar a convivência dele com outros seres humanos desde pequeno.
- Na fase de troca de dentes ele sente muita dor, para isso aconselha-se dar brinquedos apropriados à situação, compre em pet shops de preferência.
- Corte suas unhas a cada 15 dias preferivelmente, pois as unhas podem machuca-lo muito.
- Cuide dos pelos do seu cão, ele precisa de desembaraço constante para que os cãezinhos possam andar livremente.
lindo
eu quero achar um cachorro que parece panda