Cervo-Nobre

Chamado também de veado nobre, o Cervo Nobre pertence a família Cervidae. Ele possui cerca de 1,65 a 2,50 metros de comprimento, sua altura de ombro chega ate 1,50 metros, pesando até 300 quilogramas. A espécie norte americana chega a pesar até 350 quilogramas. É uma espécie encontrada principalmente nas regiões da Ásia, América do Norte e na Europa. Podem ser encontrados principalmente regiões de colinas, montanhas, campos e florestas.

Seus Chifres

Os chifres deste mamífero crescem todos os anos, e estes tem a tendência de nascer de forma mais ramificada que de outras espécies. Só param de crescer quando atingem a maturidade sexual. Somente os machos desenvolvem chifres.

Comportamento e Características

São animais essencialmente de hábitos diurnos, sendo altamente sociáveis. Normalmente formam grupos de até 7 indivíduos, e são guiados pelo macho mais forte e mais velho. A disputa de hierarquia começa a ocorrer no período que compreende os 7 anos de idade aos 10 anos, por meio de lutas, emissões vocais e marcação do território.

No período do outono, o Cervo Nobre começa a gritar para atrair as fêmeas, sendo esta a época do acasalamento. As fêmeas ficam em volta do animal, e ali ocorrem combates de chifre com chifre e cabeça contra cabeça. O período de gestação variam entre 230 a 250 dias, e nos meses de maio a junho as fêmeas dão a luz a um filhote, para isto, elas se recolhem para a mata onde irá dar a luz. Quando são fêmeas, estas permanecem com a mãe, quando são filhotes machos, estes abandonam a mãe no outono. Os pequeninos nascem com aproximadamente 18 quilogramas, e assim que saem da barriga da mãe já conseguem andar para acompanhá-la. Desmamam com 7 meses e depois já conseguem se alimentar da mesma fonte nutritivas que os animais adultos.

Tipo de Alimentação e Pelagem

A coloração do cervo varia de acordo com a idade, com o sexo e também com o período do ano em que estão. Quando nascem, apresentam manchas brancas ao longo do corpo, e a medida em que crescem vai desaparecendo do corpo. Já quando adultos, na maioria da vezes apresentam tons de marrom até avermelhados.

A alimentação deste é basicamente de brotos, grama, legumes. No período do inverno e somente o branco da neve é predominante sobre a superfície, a alimentação se restringe a cascas, visco, sarças e urzes. Estes dois últimos são parasitas que habitam alguns galhos de árvores específicas.

Outras Curiosidades

O cervo americano, da espécie Cervus canadensis, ou o wapiti é uma espécie que se assemelha muito com o cervo nobre. Seus chifres são ramificados e alongados, e todo o ano cresce um novo par de chifres. Em um macho de 6 meses, é possível verificar a existência de apenas duas pontas de chifres, mas com o passar dos anos novas pontas ramificadas vão eclodindo a superfície da cabeça. Com aproximadamente 6 anos um cervo possui, um chifre ramificado de aproximadamente 1 metro de comprimento, sendo estas galhadas muito valorizadas por caçadores. Hoje em dia os cervos possuem uma população quase que limitada em todas as regiões em que habitam, graças a caça desenfreada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *