Jaguar é considerado o maior felino de todo continente americano, o nome científico deste mamífero é “Panthera onca”, conhecido também como onça, onça-pintada ou até mesmo jaguaretê. É um animal em que seu tempo de vida dura aproximadamente 30 anos, um tempo relativamente alto para os felinos. Quando atinge a idade adulta sua altura varia entre 80 cm à um metro, podendo medir até 2 metros de comprimento (sem contar com o tamanho de sua cauda) e pesar entre 100 e 140 quilos. Este animal é predominante das florestas tropicais, local onde se sente camuflado e mais seguro. Também é encontrado no Sul dos Estados Unidos, em toda América Central e em uma parte da América do Sul.
Características do Jaguar
Quando encontramos um animal da mesma espécie, porém totalmente preto, achamos que não se trata de um Jaguar, mas a cor deste felino é apenas uma questão de melanina. Este felino negro é popularmente conhecido como pantera (ou onça-negra), mas, ainda assim é um Jaguar. Sua cabeça é muito grande, possui olhos com tons amarelados, orelhas brancas por dentro e pretas com manchas brancas. O felino possui uma grande força nos músculos e sua mordida é considerada a mais potente dentre todos felinos existentes. Seus pelos são amarelados puxando para a cor dourada ou então amarelo fosco, possui grande pintas pretas na cabeça e patas.
Como o Jaguar Caça Suas Presas
O felino sobe em árvores para devorar suas presas, possui uma excelente agilidade e artimanha de caça, o jaguar consegue fazer emboscadas para conseguir capturar sua “comida” e com paciência sempre obtêm sucesso. Seus animais preferidos para saciar a fome são os cervídeos, cabeças de gado e as capivaras. A caça do jaguar não se resume apenas nos animais terrestres, o felino é um nadador nato e ataca também nos rios e pântanos, suas presas prediletas são cobras, jacarés, tartarugas e até mesmo peixes.
Procriação
O jaguar ser um animal extremamente solitário, seu prazer é andar por longos percursos, fixando-se por tempo em um local, sua mudança vai de acordo com o lugar que tenha mais propensão para a caça. Apesar de sua solidão, quando o felino entra no em época de reprodução, esses animais percorrem quilômetros para encontrar seu parceiro ideal e poder procriar. Três a quatro meses é o tempo de gestação que o jaguar fica até nascer seus filhotes, que normalmente são dois ou três. O instinto animal/maternal faz com que a fêmea fique cuidando de suas crias até elas tornarem-se capaz de caçar sozinhas para manter sua sobrevivência, esse período duro em torno de um doze meses. Uma curiosidade relevante é que o Jaguar felino não “mia” como os outros de sua espécie, apenas emite roncos fortes.
Por Luiziane Acunha – Jornalista