Eu sou o Pai?

Todos que têm um animal de estimação costumam cuidar dele com o maior carinho e atenção, zelando por seu conforto e bem estar. Em determinados casos esses animais são tratados como se fossem verdadeiros membros da família, cercados de mimos e atenção.

Maior ainda é o cuidado quando o animal é fêmea, seja de gato ou de cachorro, já que qualquer escapadinha é motivo de apreensão. Em cachorras ainda é pior, pois costumam cruzar com os mais feios cães que encontram na rua, e se for de raça, lá se foi o investimento numa cruza com animal da mesma raça.

Fato é: cachorras não podem ficar na rua em período de cio, senão, o resultado costuma ser vários filhotinhos, cada um de um jeito, cor, tipo e tamanho. Mas como saber se de fato a cachorra que fugiu está prenha? Se você não sabe, veja nossas dicas abaixo:

Cachorras Que Ficam Grávidas na Rua: Como Proceder

É se você acha que sua cachorra cruzou com algum cachorro na rua, será que ela está mesmo prenha? O cão era de porte grande ou não? Será que consegue saber qual número de filhotes ela terá?

Todas essas são frequentes perguntas que os donos fazem, e são repletas de ansiedade e preocupação. A primeira coisa a se fazer, se você percebeu que sua cachorra cruzou, quando você acha que pode ter sido? Mais ou menos há quanto dias isso se deu?

Tempo

Saiba que o tempo de duração de gestação de uma cachorra para outra varia especialmente com o tamanho do animal, já que animais de pequeno porte geralmente parem em torno de 60 dias, enquanto que cachorras maiores podem demorar até 68 dias. Por isso, o vai de 58 a 68 dias, com tempo médio de 63 dias.

O tempo é fundamental, já que depois de ter acontecido a fecundação (a união do óvulo e do espermatozoide), demora aproximadamente 17 dias para que aconteça a nidação, implantação do óvulo no útero, e dê seguimento as vesículas embrionárias. Mas, elas apenas poderão ser observadas no ultrassom, depois do 18º dia, mas ainda assim será complicado, visto que são minúsculas.

Já depois do 22º dia até o 28º é possível uma observação definida dos embriões e depois dos 28 dias, também dos batimentos cardíacos dos filhotes. No entanto, grande parte dos veterinários que faz o ultrassom indica tal exame somente depois do 30º dia, pois nesta fase, já se pode visualizar os troncos e as cabeças dos filhotes.

Em 2013 teve lançamento no Brasil de um rápido teste para diagnosticar a gestação canina a partir de seu 20º dia. Isso se dá por meio do plasma sanguíneo ou soro, sendo obtido o resultado em somente 10 minutos. Apenas médicos veterinários têm acesso a ele, visto que é necessário usar o sangue do animal.

Este teste é recomendado para o preciso diagnóstico da gravidez, para uma avaliação da possível necessidade de se tratar um quadro de gravidez psicológica, também chamado de pseudociese e ainda para a confirmação de ter havido uma reabsorção fetal.


Se a Cachorra Está Prenha, Quantos Filhotes Ela Terá?

No exame de ultrassonografia é possível ter uma ideia de quantos filhotes há, entretanto é somente uma noção. Caso o animal seja de porte grande, a situação fica ainda mais complicada, já que normalmente serão ao menos oito filhotes e isso acarreta dificuldade na contagem para o examinador.

Além do mais, conforme for evoluindo a gestação, os filhotes ficarão muito maiores, ficando um por cima do outro no útero materno e acaba sendo um grande problema na real contagem dos filhotes.

A forma mais adequada de se conseguir precisar quantos filhotes há é através do exame de radiografia abdominal feito a partir do 45º dia de gestação. Desta maneira, pode-se contar o número de filhotes, pois teremos tal qual uma fotografia dos mesmos e assim, o número correto de cabeças existentes.

É importante que se saiba quantos filhotes ela terá para saber com certeza quando ela terminou de fato de parir.

De uma forma geral:

  • Cadelas de porte médio, que pesam entre 10 e 25 kg: geralmente dão até 6 filhotes;
  • Cadelas de porte pequeno, ou seja, aquelas que pesam menos que 10 kg: chegam a parir no máximo 03 filhotes;
  • Cadelas de tamanho gigante, com peso que vai dos 45 aos  90 kg: elas são capazes de parir até 14 filhotes;
  • Cadelas de porte grande, que pesam no máximo 45 kg: costumam parir entre 08 a 10 filhotes.

Isso não é uma regra, é apenas uma estimativa média entre os cães.

Há Outras Formas de Se Diagnosticar a Gestação?

Sim. Isso pode ser feito por meio da palpação abdominal, que deve ser feita exclusivamente por um médico veterinário, e, conforme sua experiência é possível que possa encontrar todos os fetos. Mas isso apenas se tornará possível a partir da quinta semana de gestação, pois até então, o útero se encontra pequeno, e pode facilmente ser confundido com uma parte do intestino do animal.

Além disso, determinados aspectos clínicos observados na fêmea podem ser indicativos de sua prenhes, como, por exemplo, o crescimento de suas mamas. Este crescimento tende a acontecer somente por volta do 35º dia. Com isso, a partir de 40 dias, pode-se observar que seu abdômen estará mais distendido.

No fim da gestação fica visível a movimentação dos filhotes, isso conforme as posições da cachorra. Se colocar as mãos na barriga dela você poderá sentir os filhotinhos se mexendo, igual ocorre com os demais mamíferos, como no ser humano, por exemplo.

Fique atento: Caso o macho seja muito maior do que a fêmea, é fundamental que ela passe a ser acompanhada diretamente por um veterinário durante todo o tempo de gestação e que passe por todos os exames aqui citados. Se o veterinário perceber que os filhotes estejam grandes demais e podem ocasionar algum tipo de risco na hora do parto, tanto para eles mesmos quanto para a fêmea, a melhor opção é fazer uma cirurgia cesariana, para que não haja sofrimento.

Manter a saúde dos filhotes e da mãe é fundamental em qualquer situação, pois são vidas em jogo.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caninos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *