O urumutum é uma espécie de pássaro da família Cracidae. Ele é encontrado no Brazil, na Colêmbia, Venezuela, Equador e Peru.
Breve Descrição
O Urumutum é um pássaro que normalmente é fácil de ser encontrado nos bosques úmidos e altos da Amazônia e também nas áreas baixas das montanhas andinas (Cordilheira dos Andes) no norte do Peru, principalmente ao norte do Rio Marañón.
Esse pássaro tem o costume de cantar regularmente tarde da noite, principalmente em noites claras e sem lua, das sete às onze da noite, e com menos frequência em noites com cobertas e com lua. Não se sabe o porquê desse costume.
Ele parece passar a noite toda parado em algum galho, empoleirados, sem se mover. Eles só descem ao solo ao amanhecer para procurar alimento, como as outras espécies de pássaros.
Os urumutuns são muito cautelosos quanto aos seus predadores, e conseguem escapar deles correndo e fazem dessa maneira muito mais frequentemente do que voando por entre as árvores.
Na verdade, os urumutuns raramente são alvo de caçadores, o que explica sua sobrevivência contínua ao longo das margens do Rio Napo. O que vem causado o desaparecimento dessa espécie de pássaro não é a caça, e sim o desflorestamento, que acaba com o habitat natural desse animal.
Habitat Natural
O urumutum é provavelmente o pássaro mais difícil de se observar entre os pássaros do sul da América. Na verdade, através de todos os estudos realizados até hoje, o que se constatou é que esse pássaro nunca foi visto em ambiente selvagem durante o dia.
Além de todos os lugares onde se pode encontrar essa espécie, eles também habitam florestas montanhosas, em locais úmidos e declinados. Geralmente no pico de elevações que podem chegar a 850 m de altitude. Nas regiões amazônicas onde é observada a sua presença, além das florestas propriamente ditas, eles também podem ser encontrados em regiões de várzeas perto das grandes florestas.
Comportamento
O urumutum é extremamente esquivo, mas mesmo assim, a maioria dos membros da espécie passa parte do dia no solo procurando por frutas caídas. Esses pássaros são mais ativos durante as primeiras horas do dia. Durante a noite, ficam empoleirados cantando.
E durante a parte da tarde, acredita-se que eles fiquem escondidos em buracos de árvores, por isso raramente são vistos.
Como já dito, quando se sentem ameaçados, ao invés de voar, eles correm rápida e silenciosamente por entre as árvores e se escondem.
Aparência
O urumutum tem penugem em tom de marrom escuro, e há quem diga que ele pareça muito com um faisão, pela grande cauda. Eles têm o bico em tom róseo e apresentam ausência de penas ao redor dos olhos. Essa falha fica na cor branca. Há algumas variações que apresentam penas amarelas no lugar dessa falha. Eles têm pernas longas, que faz com que corram em alta velocidade quando se sentem incomodados. Além disso, a espécie tem um topete da mesma cor que o restante do corpo.
Por Carol C.