Urubu Transmite Doença?

Há muitos pássaros que convivem no meio urbano naturalmente, circulam entre os seres humanos nos centros das cidades sem cautela alguma. Assim como é perigoso para as aves o convívio no meio da poluição das fabricas e carros, para os serem humanos muitas vezes são graves também pois elas podem transmitir doenças graves podendo contaminar uma grande quantidade de pessoas. Há uma lei que proíbe matar as aves, mas muitos profissionais na área das aves dizem que seria correto quebrar os ovos para que não choquem e se multipliquem, mesmo sendo contra a matança das aves. Sendo taxados como pragas urbanas, os urubus e os pombos são as aves mais vistas no dia a dia nos centros, e também são os que mais transmitem as doenças.

Nos pombos as doenças são transmitidas através das fezes em contato com o ser humano, se manifestam nos seres humanos com sintomas de viroses que são diarreias e vômitos, e dependendo do caso, se a pessoa estiver com a imunidade baixa, pode ter serias complicações levanta até mesmo a óbito. Mas a população não tem total consciência disso, alimentos os pombos nas praças com arvores altas, ruas e casas fazendo-os acostumar a viver no local e procurar beiradas e telhados de casa, prédios e estabelecimentos para morar e fazer ninho, consequentemente eles sujam o local com fezes sendo assim um lugar infectado por fungos causando as doenças como a criptococose e a doença histoplasmose e também os piolhos hospedeiros dessa espécie de ave.

Os urubus por sua vez habitam tanto a zona rural quanto a urbana, tendo a caça da ave proibida pois se trata de uma ave que auxilia no meio ambiente devido a sua alimentação que é de carne vermelha, mas apenas em decomposição e não em seres vivos e após a alimentação, exala um cheiro forte podre devido as carcaças que come. A fêmea geralmente bota um ou dois ovos não necessitam de um ninho. Tanto que nas cidades eles botam os ovos em qualquer lugar como em muros, beirada de telhados ou até mesmo no chão no meio de pedras. Por terem a alimentação repugnante, as fezes e vômitos desses animais causam series doenças quando os seres humanos têm contato com elas, o que vem sendo mais comum pois até mesmo nas sacadas de apartamentos eles botam seus ovos. E também tem o fato dos urubus se colidiram com aeronaves, pois o voo dele é alto, causando acidentes e prejuízo para as empresas areas. Ele tem o habito de voo durante o dia e a noite ele volta para perto de onde botou os ovos, fazendo que seja mais fácil identifica-lo.


O ideal seria a população se conscientizar sobre a alimentação e criação desses animais. Fazere-los com que desacostumem com o contato direto com os seres humanos para que possa ser evitado o contagio das doenças. Instalar redes de proteção nas varandas e janelas, espanta-los quando verem aproximo as casas e de maneira alguma alimentá-los. Evitar morar perto de lixões que é um habitat perfeito para os urubus devido ao mal cheiro do local que os atrai.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *