Aspectos Gerais Sobre O Urubu Menor De Cabeça Amarela
O urubu de nome científico Cathartes burrovianus é uma ave que pertence à família dos Cathartidae e ao gênero cathartiforme e tem como principal apelido, urubu de cabeça amarela. Esse seu nome científico é proveniente da língua grega, sendo que, Cathartes, em grego, é Kathartës ou Katharizö, que significa, traduzindo para a língua portuguesa, o “limpador”, ou “aquele que limpa”, o que, sendo ele um urubu, justifica esse seu nome. Já o segundo nome, burrovianus, vem do nome do Dr Marmaduke Burrough, que foi um físico americano, além de também ter sido cônsul do estado de Vera Cruz, que se situa no México, na América Central. Sendo assim, o seu nome ficaria “limpador de Burrough”.
Além do México, essa ave também pode ser encontrada aqui no Brasil, assim como em algumas regiões da Argentina.
De acordo com as possíveis dimensões e peso nos quais essa ave pode chegar, ela é considerada uma ave de porte médio, podendo ser encontrada na natureza com até sessenta e cinco centímetros de comprimento e, com as asas abertas, apresentando uma envergadura que acaba variando em um intervalo entre um metro e meio a até um metro e sessenta e cinco, o que vai variar de acordo com o comprimento do animal em questão. Com relação ao seu peso, a fêmea pode chegar a pesar até um pouco mais de um quilo e meio e o macho acaba sendo menor e mais leve, na maioria das vezes, podendo ser encontrado com até novecentas e cinquenta gramas, ou seja, a grande maioria dos indivíduos machos não chega sequer a um quilo.
Os urubus do tipo menor de cabeça amarela ou simplesmente urubutinga ou até mesmo urubupeba, como algumas pessoas também os chamam com o intuito de facilitar a nomenclatura, apresenta esse nome por motivos óbvios, uma vez que apresenta a cabeça amarela propriamente dita. É importante salientar a sua diferença com o urubu maior de cabeça amarela, que também pode ser chamado de urubu da mata.
O urubu menor se diferencia do urubu maior principalmente por conta de sua envergadura, que é um pouco menor e também porque o seu pescoço apresentado na cor amarela ocorre apenas nas laterais. Além disso, há uma plumagem na coloração preta e que ainda apresenta uma pequena mancha de cor branca. Essa mancha branca, por sua vez, só pode ser vista quando o animal se encontra com as asas abertas, em voo.
Sobre a Alimentação Do Urubu Menor De Cabeça Amarela
Assim como os demais urubus existentes, o urubu menor de cabeça amarela se alimenta de matéria orgânica em decomposição, isto é, lixo e animais mortos que podem ser encontrados por eles, o seu nome científico já acaba por nos traduzir isso, conforme já foi explicado anteriormente. Sendo assim, o seu papel na cadeia alimentar é de suma importância, uma vez que eles contribuem para a manutenção da limpeza do meio ambiente, de uma maneira geral.
Muito embora nós, seres humanos, achemos repugnante ou até mesmo nojenta a maneira com que esse tipo de ave se alimenta, temos que entender a importância e a beleza dessa função para a manutenção do bem-estar do meio ambiente e o seu pleno funcionamento, por assim dizer. Isso é belo porque esses são os raros animais que apresentam um funcionamento de sistema digestório desenvolvido justamente para a realização dessa prática, ou seja, para se alimentar de bactérias e fungos que contaminam a matéria orgânica da qual eles se alimentam, sem que eles apresentem ou manifestem qualquer doença. Isso é um dos melhores exemplos de que a natureza é sábia e perfeita.