Tucano-Toco

O tucano toco, Ramphastos que significa “ave de bico grande como uma espada” e Toco que significa “que faz seu ninho no oco”) que geralmente é conhecido pelas pessoas como tucanaçu ou tucanuçu, tem seu habitat amplo, sendo o único da que é encontrado tanto na mata como no centro urbano devido ao desmatamento à procura de frutos para se alimentar. No brasil, é frequentemente visto na região do Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí, Goiás, Tocantins, entre outras e em países vizinhos como a Bolívia, Argentina, Guiana Francesa, México e Uruguai. Pode apresentar em média sessenta e cinco centímetros de corpo, e trinta centímetros de bico, tendo a plumagem preta e o bico alaranjado com uma mancha negra, papo branco ou amarelo, com penas avermelhadas embaixo da cauda. O bico é composto de tecido ósseo esponjoso que o torna leve e não atrapalha o voo, é cortante para auxiliar na captura de alimentos. Essa espécie não possui dimorfismo sexual, tornando difícil distinguir a sexualidade e também não é capaz de habitar um clima de baixa temperatura. À noite, o tucano vira o pescoço para trás, apoiando o bico nas costas para dormir, tem a língua fina medindo cerca de doze centímetros. As asas são arredondadas e a cauda é comprida.

No fim da primavera, as fêmeas botam cerca de cinco ovos nos ninhos feitos em lugares altos, geralmente no pico de alguma arvore, e o casais intercalam na choca desses ovos por volta de vinte dias. Após o nascimento, os filhotes têm uma estrutura corporal irregular tendo o bico maior que o corpo, dificultando o equilíbrio nos primeiros passos. A cor do bico é definida meses após o nascimento, os olhos abrem depois de três semanas e por volta de seis semanas os filhotes já saem do ninho. Durante esse período no ninho, os pais cuidam de seus filhotes os alimentando na boca com o próprio bico. Mas a maior preocupação dos pais são os predadores, geralmente os gaviões, pois eles costumam atacar os ninhos para comer os filhotes, os macacos que destroem os ninhos e muitas vezes os seres humanos para captura-los.


Sua alimentação é versátil, alimenta-se de verduras como o pepino, cenoura e tomate, de frutas como a maçã, banana, manga, laranja, acerola, pera, kiwi, morango, melão, entre outas. De carne, pois come filhotes de aves e lagartos e de insetos. Mas o mais comum é comer os frutos, de preferência os maduros, então é bastante comum ver os tucanos no chão se alimentando dos frutos que caem da arvores.

Assim como a maioria das aves, o tucano toco tem o habito de voar em bando ou viver em par, gostam de arvores altas e ocas onde fazem os ninhos e se comunicam por um som que parece muitas vezes sons de outros animais como rãs, bois e até mesmo um latido de cão.

O contrabando de animais silvestres é o segundo crime que mais rende no mundo todo e o tucano toco não fica de fora e é um dos que mais rendem no mercado internacional. Por ser fácil captura já que ele desce muitas vezes ao solo para se alimentar acaba sendo um alvo fácil para os caçadores, o que o torna um animal com risco de extinção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *