Tentilhão

O tentilhão é uma ave de pequeno porte, que tem o nome científico de “Camarhynchus pallidus”, da família “Fringilidae”sendo reconhecida especialmente por ter sido considerada por Charles Darwin como melhor exemplo de sua teoria da evolução das espécies.

Tentilhão

Características do Tentilhão

O tentilhão recebe diversos outro nome popular nos diferentes locais onde é encontrado, sendo também conhecido como pintarroxo, pintalhão, pincha, pimpalhão, patachim, pardal de asa branca, pachacim, chopim, chincho, chincalhão, chapim e batachim. O macho e a fêmea tem plumagens bem diferentes, enquanto as fêmeas e os jovens apresentam uma cor acinzentada ou esverdeada o macho apresenta cores bem vivas, sua cabeça vai do cinza azulada forte até o castanho, que também é a cor do seu dorso no inverno. As asas são pretas e brancas. Essas aves, que apresentam diversas sub-espécies são encontradas em bosques, jardins, campos e charnecas, encontradas especialmente na Europa, na Ásia central e no norte da África. Constroem seus ninhos em forma de taça, utilizando penas, raízes e ervas que são unidos com teias de aranha e presos fortemente nas forquilhas das árvores, e camuflados com os musgos das próprias árvores. A fêmea põe de dois a quatro ovos que são incubados por duas semanas até eclodirem, nesse período ela é alimentada pelo macho. Logo depois ela abandona o ninho e os filhotes passam a ser tratados pelo macho, pelo tempo aproximado de duas semanas também.

Macho

Teoria de Charles Darwin

No ano de 1835 Charles Darwin iniciou uma viagem em volta do mundo buscando subsídios para sua teoria da evolução das espécies. Nessa viagem chegou ao arquipélago de Galápagos, que é formado por um conjunto de 58 ilhas no Oceano Pacífico, onde encontrou uma riquíssima biodiversidade. Segundo a teoria de Darwin, as espécies atuais de animais são resultantes de modificações nas espécies antes existentes, e ainda segundo esta teoria um mesmo ancestral poderá ter descendentes totalmente diferentes. Para Darwin os tentilhões comprovavam a sua teoria, descendentes do mesmo ancestral americano que já desapareceram, os tentilhões chegaram as ilhas onde encontraram diferentes ambientes ecológicos e onde não havia outras espécies de aves, então se adaptaram a diversos modos de vida, dando origem a 13 diferentes espécies, com bicos diferentes e que tem alimentação diferenciadas. Algumas espécies comem apenas grãos, outras comem insetos e existe ainda uma espécie que utiliza espinho de cactos para desalojar os insetos das arvores. A teoria de Darwin, que se baseia no método de hipóteses e deduções, até hoje causa muitas discussões e foi construída usando as suas detalhadas anotações sobre a morfologia, o habitat e o comportamento dessas aves, o que acabou por representar o argumento mais aceito no livro que escreveu sobre a evolução das espécies, e que deu notoriedade ao tentilhão como símbolo de sua teoria.

Charles Darwin

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *