Pica-Pau-Rei
A família dos Picídeos é a família onde encontramos essas fmaosas aves, os Pica-paus; nesta família encontramos diversas espécies! Dentre elas, podemos destacar o excêntrico Pica-pau bico de marfim, o Campephilus principalis, o conhecido Ivory-billed woodpecker da América do Norte, procuradissimo e cujo status atual é incerto. Aqui no Brasil, nosso maior pica pau também é um Campephilus, mas no caso, é o Pica-pau-rei. Ele possui esse nome por ser considerado o maior pica-pau do Brasil. É o protagonista deste artigo. Ele pode chegar aos 36 cm de comprimento e o seu peso médio de é de 200 gramas. Mas o Campephilus robustus é conhecido como rei dos pica-paus porque temos aqui no nosso país 59 espécies descritas e ele é o maior delas.
Do seu gênero, ele é um dos 4 encontrados aqui no Brasil. Se for comparado ao famoso Camphephilus Norte-americano, o quando comparado ao primo famoso do hemisfério norte, o Ivory-billed, ele é menor, já que o este pode chegar até 48cm de comprimento. O C. robustus é um habitante das nossas florestas e matas. Mas ele pode ser encontrado (apesar de estar em poucos indivíduos, pois estão ameaçados) também em florestas primárias e virgens e em florestas secundárias também; mata de capoeira degradada também já foi encontrado, mostrando que ele é uma espécie que se adapta bem à condições desfavoráveis e em ambientes alterados negativamente pelo homem.
Esta ave pode ser encontrada, além do Brasil, também em outros países da América do Sul e Latina, como a Argentina e o Paraguai. O seu habitat natural, onde ele é extremamente adaptado a viver, são florestas subtropicais, florestas tropicais úmidas de baixa altitude, também florestas subtropicais e tropicais úmidas subtropicais.
Classificação
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Aves
- Ordem: Piciformes
- Família: Picidae, Leach, 1820
- Espécie: robustus
- Nome Científico: Campephilus robustus, (Lichtenstein, 1818)
Nomes
- Inglês: Robust Woodpecker
- Checo: datel araukariový
- Alemão: Scharlachkopfspecht
- Dinamarquês: Cremerygget Spætte
- Espanhol: Picamaderos Robusto
- Finlandês: paranantulikärki
- Francês: Pic robuste
- Italiano: Picchio robusto
- Japonês: akaerieboshigera
- Japonês: アカエリエボシゲラ
- Neerlandês: Grote Roodkopspecht
- Norueguês: Gladiatorspett
- Nynorsk: Gladiatorspett
- Polonês: dzieciol jasnogrzbiety
- Português: Pica-pau-rei
- Russo: Красноголовый флеоцеастес Eslovaco: chochlák mohutný
- Sueco: gladiatorspett
- Ucraniano: Дтятел -кардинал бразильский
- Mandarim: 南美 啄木鸟
- Nome científico: Campephilus robustus
- Nomes populares no Brasil: meleiro, pica-pau-da-cabeça-vermelha, pica-pau-grande, pica-pau-galo, pica-pau-soldado.
Fatos rápidos
- Categoria: Ameaçado/ Em perigo
- Peso: 200g.
- Comprimento: 36cm.
- Ocorrência Geográfica: De GO; MG; BA ao RS.
- Cientista que descreveu: Lichtenstein, 1819
- Categoria/Critério: Ameaçada – em perigo.
Características
O pica-pau-rei mede de 35 a 38 centímetros e seu peso gira em torno dos 200 gramas. Como já foi dito, ele é considerado até agora, dentre as espécies já descritas, o maior pica-pau brasileiro.
Sua cabeça e seu pescoço são de um vermelho forte, possui o lado dorsal preto. O seu peito e o ventre são brancos, inteiramente barrados de finas faixas horizontais negras. Seu canto, quando ao tamborilar, produz um “to-plóp” em duas notas distintas, muito característico e sendo de fácil identificação pelo som.
Há uma diferenciação entre macho e fêmea, sendo que o macho possui uma mancha auricular preta e branca e a fêmea possui uma estria branca e negra no malar.
Alimentação
O pica-pau-rei possui uma dieta principalmente insetívora e passa a maior parte de seu tempo forrageando em árvores infestadas pelos mais variados tipos de insetos e larvas, por isso o seu nome pica-pau. Ele gosta de comer larvas também de besouros adultos, além de formigas e outros insetos capturados nos troncos de árvores. Mas sua dieta não é estritamente carnívora, ao contrário do que parece. O pica-pau-rei também costuma se alimentar com frutos e sementes variados.
Para se alimentar de insetos, eles martelam o tronco de árvores com força, perfurando a casca, e capturam as presas com a sua língua extremamente pegajosa e com ponta afiada. Essa língua é super adapatada para o seu tipo de alimentação, podendo também lamber e retirar sumo de frutas moles. Com isso, pode-se entender que, apesar de serem extremamente úteis ao homem no controle de insetos e larvas nocivas à madeira, os pica-paus podem também serem indesejáveis para o homem ao provocar alguns estragos em pomares e plantações.
- robustus possui dieta insetívora, forrageando em árvores infestadas pelos mais variados tipos de insetos e larvas. Martelam o tronco com força, perfurando a casca, e capturam as presas com a língua pegajosa de ponta afiada. A língua móvel é também adequada para lamber o sumo de frutas moles. Assim, embora úteis ao homem no controle de insetos e larvas nocivas à madeira, os pica-paus podem provocar alguns estragos em pomares.
Reprodução
Além de procurar alimentos, o costume de martelar o tronco de árvores pode constituir também um outro tipo de batimento repetitivo, que é usado para construção de cavidades para construir seus ninhos. O C. robustus utiliza troncos de diferentes estratos vegetais, de ambientes florestais, sendo que essas cavidades produzidas servem não só para a captura de insetos, mas também para nidificação, dormitório e abrigo. Para a nidificação, a fêmea posta de dois a quatro ovos nos buracos/ninhos. Para chocar, o macho e a fêmea revezam para o serviço.
O período de reprodução do pica-pau-rei é entre os meses da primavera, aqui no Brasil, entre os meses de outubro e novembro. Normalmente o casal faz um ninho em uma cavidade muito bem selecionada a cada período reprodutivo. Mas em alguns casos o casal utiliza o mesmo ninho.
Os filhotes nascem sem penas e cegos. O cuidado parental é presente, mas com poucos dias de idade, os filhotes já começam a martelar. Algum tempo depois começam a cantar dentro do ninho. Um pouco mais tarde tornam-se barulhentos e começam a cantar de dentro do ninho. Os pais, além da alimentação dos filhotes, costumam também dormirem junto aos filhotes até que sejam jovens. Os filhotes menores e mais frágeis costumam não sobreviver. E a predação de filhotes e de ovos podem acontecer principalmente por tucanos e araçaris.
Curiosidades
Costumam ocorrer com frequência em Mata Atlântica de até mais de 2 mil metros de altitude e em matas de encostas, matas primárias. O pica-pau-rei pode ser encontrado vivendo solitário, ou em casais, ou também em grupos pequenos, com cerca de seis indivíduos.
Possuem um canto extremamente territorial, como caracteriza o grupo dos pica-paus no geral, além de diversos outros tipos de cantos, como o famoso tamborilar. Este som é executado com golpes repetidos do bico em superfícies de troncos ocos ou secos, que eles escolhem exatamente para que o canto tenha um forte eco, amplicando o som e o ruído.