Pica Pau Do Campo
O pica pau do campo é bem diferente daquele pica pau tradicional, de cores azul, branca e vermelha, o qual estamos acostumados a ver, principalmente nos desenhos, como o do eterno pica pau que marcou tantas infâncias por ai, mas também nos filmes, etc. O pica pau do campo tem como característica física ter o corpo preto, amarelo e branco, isso mesmo, ao invés de ter o vermelho vivo, ele tem a coloração amarela que é destacada pelo tom bem vivo.
O pica pau do campo tem o nome cientifico de Colaptes campestres, sendo ele da família Picidae, no entanto, ele assim como muitos outros pássaros, apresenta várias versões dos nomes populares pelo qual é chamado, algumas dessas versões do seu nome são chã chã e bico chã chã. O significado do seu nome cientifico seria algo como Ave campestre com bico de cinza. Na natureza geralmente não é nem um pouco difícil identificar esse belo pássaro, uma vez que ele não é considerado um pássaro de pequeno porte, já que sua média de tamanho fica por volta dos 32 centímetros, ele tem, portanto, um tamanho intermediário.
Por via de regra temos que lembrar que esse animal sempre tem o topo da cabeça de uma coloração preta, assim como também o seu bico, sendo que a parte de baixo do seu pescoço pode variar entre preto e branco. A tonalidade amarela é muito forte neste pica pau, ela faz uma faixa na cabeça que fica ao redor do olho deste belo pássaro, essa faixa desce até a região abaixo do pescoço, chegando também a tonalizar a parte de trás do animal, onde seria mais ou menos a sua nuca. O restante do seu corpo varia em tons pretos e brancos, alguns animais têm mais a cor preta, outros a branca, mas o mais interessante é que suas penas dão um efeito de preto rajado de branco ou vice versa, quando as asas desse pica pau estão abertas geralmente a cor mais evidente é a branca.
A voz do pica pau do campo costuma ser bem forte e distinta, ele usa a sua força vocal principalmente com o intuito de demarcar território e também de atrair as fêmeas, tanto fêmeas desconhecidas como fêmeas que ele já teve alguma interação anterior, nesse caso a sua voz é usada para comunicação rotineira e casual, mas ele normalmente não usa seu total potencial de canto ou voz, uma vez que guarda suas forças para os períodos mais próximos da reprodução, assim podendo atrair mais fêmeas.
Um fato muito interessante ainda sobre esse pica pau é que a língua dele tem uma secreção que se assemelha à uma cola, essa cola faz com que esses pássaros possam capturar muitos insetos, que são suas principais presas. Eles agem apenas encostando as suas línguas altamente colantes nos pequenos animais, uma vez que ela serve como um instrumento de pesca ou de fisgar suas presas.
Subespécies
Dentro da espécie principal deste pica pau, que é Colaptes campestres temos mais duas subespécies, que se distinguem uma da outra principalmente por alguns detalhes físicos, como também por causa das suas dispersões territoriais. A seguir vamos falar um pouco mais de cada uma delas:
Colaptes campestris campestres: Essa foi a primeira subespécie indicada e catalogada, isso ainda no século XIX, mais especificamente no ano de 1818. A sua região principal de ocorrência vai desde a porção mais ao Sul do Suriname, chegando ao lado leste brasileiro, mas sem tanta ocorrência nos litorais do Brasil. Esse pássaro também é comumente observado pelos territórios bolivianos, além de também ser encontrado em algumas regiões da Argentina e do Paraguai, neste último o pica pau do campo habita principalmente a região central. Como característica física podemos destacar que essa subespécie se sobressai principalmente por causa da garganta na cor preta.
Colaptes campestris campestroides: Essa subespécie chegou depois, mas ainda no século XIX, mais especificamente no ano de 1849 foi quando ela finalmente foi catalogada por Malherbe. As suas regiões de ocorrência também estão concentradas na América do Sul, só que agora nos territórios do Paraguai, com ênfase na sua região mais ao Sul, chegando até a região Sudeste do Brasil, onde o pica pau do campo pode ser visto, ele ainda é encontrado no Uruguai e na Argentina, no entanto, esse pássaro nunca é visto no frio Sul argentino, ele chega a habitar até a região central do país. Como característica física essa subespécie destaca-se por, ao contrário da anterior, tem a região da sua garganta toda na cor branca.
Existem ainda outros tipos de plumagens que podem ser observadas para o pica pau do campo, mas elas são casos muito isolados e que requerem uma explicação de alguns termos. O primeiro deles é o flavismo, provavelmente muita gente nunca ouviu falar sobre isso, mas se trata de uma condição a qual o animal sofre de falta de melanina, geralmente de uma maneira parcial, sendo assim as suas penas não são tão escuras.
A segunda condição a ser citado é o melanismo, que se trata do excesso de melanina no organismo dos pássaros, isso faz com que todo o seu padrão de penas seja mais escurecido do que o normal, sendo assim mesmo apresentando as características do pica pau do campo como todos os outros, todas as partes do seu corpo são mais escuras do que as de um indivíduo normal.
Hábitos
Os pica paus do campo costumam sempre andar acompanhados, isso independente da época do ano, seja em período de reprodução ou não, eles podem ser avistados tanto em pares, quanto em grupos maiores, isso funciona como uma forma de sempre estarem mais protegidos dos predadores.
Um outro hábito comum desse pássaro é que ele prefere caçar as suas presas no chão, por isso ele é chamado de ave terrícola, no entanto, se por acaso ele começar a se sentir ameaçado, seja por causa de algum predador ou por algum outro motivo, ele logo se locomove para os locais mais altos, tal como o topo das árvores e por lá permanece até que se sinta mais seguro.
Quanto aos hábitos de reprodução, podemos dizer que essas aves sempre escolhem locais bem seguros para construírem os seus ninhos, isso porque a segurança para eles sempre está em primeiro lugar, sendo assim é bem difícil encontrar esses ninhos, que normalmente estão no meio de grandes pedras, ou então escondidos dentro de troncos de árvores, lugares assim. Um cuidado ainda que eles costumam ter é quanto à passagem, a entrada nos seus ninhos, eles se asseguram que essa passagem tenha o tamanho certo da espécie, para que não seja possível predadores maiores entrar e pegar os seus ovos.
Os ovos inclusive são bem brancos e límpidos, normalmente as fêmeas colocam uma média de 4 ovos por vez, os seus filhotes quando nascem são completamente desprotegidos, uma vez que eles nascem cegos, assim como também nascem sem nenhuma pena, dessa forma por um período após o nascimento eles são completamente dependentes dos seus pais, comendo apenas o alimento que é regurgitado por eles quando voltam de uma caça, geralmente os pais caçam insetos.
Os pica paus do campo definitivamente são uma das aves mais bonitas que temos em nosso Brasil, apesar deles não serem tão conhecidos como outras aves brasileiras, eles com certeza merecem um grande reconhecimento por sua beleza e seu papel na natureza e na cadeia alimentar, além do que é um pássaro completamente charmoso.