Pardal: Nome Cientifico, Classificação, Reino, Filo E Especie

Uma Ave Global

Provenientes dos continentes europeu, asiático e africano, a família Passeridae é um grupo de aves muito diverso, nela o tipo mais comum é o Pardal-doméstico, pássaro que inclusive sendo possível encontrá-la em quase todos os lugares do velho mundo, região de onde eles são oriundos, e do novo mundo, localidade em que foram inseridos de modo natural ou artificial, no planeta essa espécie apenas não está presente na Antártica. Atualmente no Brasil estão principalmente presentes em áreas urbanas , no entanto sua trajetória no país começou pelas zonas rurais, onde foram introduzidos artificialmente para controlar infestações de insetos que transmitiam doenças.

Eles se tornaram eficazes nessa função, porém devido ao fato de se alimentarem dos grãos plantações, causaram bastante prejuízo aos produtores, além disso causam impacto no habitat de outras aves, como por exemplo as andorinhas e os tico-ticos, o que evidencia que as consequências negativas da sua introdução no território nacional. O responsável pela vinda dessa aves ao país foi o então prefeito do Rio de Janeiro, ainda na primeira década do século XX, Francisco Pereira de Passos que autorizou a liberação dos pardais, ele estava em acordo com as ideias do famoso sanitarista Oswaldo Cruz e previa que com essa ação diminuiria as mazelas causadas pelos insetos.

Habitat e Alimentação

Os pardais têm uma capacidade de adaptação bem grande, o habitat deles variam do lugar em que vivem, podem ser encontrados tanto na cidade quanto no campo, mas geralmente se adequam melhor a climas quentes e não são encontrados em montanhas. Baseada em uma alimentação diversa, esses pássaros comem grãos e insetos, mas também pode incluir flores e frutos, além de restos de comida deixados por humanos.

Expectativa de Vida e Predadores

A expectativa média de vida dessas aves é variante, podem viver em média de 3 a 13 anos dependendo das condições de vida que o cercam, devido a ausência de predadores os pássaros em cativeiro tendem a viver mais, o tipo do pássaro também é relevante na hora de avaliar seu possível tempo de vida. Falando em predadores, o pardal é caçado especialmente por gaviões, corujas e falcões, animais domésticos como os cães e os gatos também podem se alimentar dessas aves, principalmente quando são filhotes ou dos ovos dessa espécie.

Gavião

Gavião

Características Morfológicas e Reprodução

Medindo aproximadamente 15 centímetros e pesando cerca de 30 gramas, os passarinhos tem um tamanho reduzido em relação a outros tipos de aves. Outros aspectos corporais visíveis nesses animais é o dimorfismo sexual que eles possuem, ou seja, existem características físicas visíveis entre machos e fêmeas, os pardais macho dispõem de penas mais escuras do que as fêmeas, além disso a presença de manchas no pescoço também dos pássaros do sexo masculino, também indica diferença entre os sexos. A reprodução deles é sexuada e o acasalamento ocorre com frequência em locais de fácil alcance ao casal de pardais, a construção de ninhos para abrigar os ovos também é essencial para mantê los seguros, o abrigo pode ser feito em árvores ou até mesmo em telhados de casas e tem como material básico de composição ramos de árvores e outras plantas secas, como o capim. A fêmea geralmente bota uns 5 ovos, e é responsabilidade tanto dela quanto do macho fazê los chocar, esse processo leva em média 2 semanas até o nascimento do filhote acontece e em média outros 15 dias para ele deixar o ninho.

Nome Científico

O nome científico, também chamado de binomial ou binária, é um agrupamento de regras que levam a escolha do nome de várias espécies de seres vivos, essa nomenclatura é global e validada em todas as línguas e sempre detêm palavras em latim. Geralmente não é utilizada no cotidiano pela população, que adota nomes mais comuns. Possuem por norma dois nomes, o primeiro sempre começará por uma letra maiúscula e especifica o gênero, o segundo, começando invariavelmente por uma letra minúscula, é o epíteto específico e qualifica a espécie. Escritos constante no tipo de fonte itálico, algumas das regras dos nomes científicos são que subgêneros devem ser escritos entre parênteses, e subespécies possuem mais um nome para poder ser identificada, sendo portanto uma nomenclatura trinomial.

Os pardais têm o nome científico de Passer, palavra que designa seu gênero, e devido a grande quantia de espécies, o segundo título é variante, sendo o Passer domesticus e o Passer montanus os exemplos mais notáveis.

Classificação

A classificação dos animais é definida pelas características em comum que um grupo possui, ser vertebrado ou invertebrado, voar, nadar, ter mamas, tudo isso são particularidades essenciais para determinar a classe. No caso do Passer, eles são bichos notadamente vertebrados, tetrápodes, possuidores de penas e bico, com habilidade de voo, com essas informações pode se concluir que pertencem à classe das aves.

Reino

O reino é outra divisão aplicada na classificação dos seres vivos, é fundamentado em aspectos mais microscópicos do que macroscópicos. Atualmente convencionou-se a divisão em 5 reinos, os de organismo multicelulares são os reinos Plantae, também conhecido como reino das plantas, o Fungi, que é o reino dos fungos, e o Animalia, o reino dos animais, ainda existem os reinos Protista e Monera, sendo o primeiro o reino das algas e protozoários e o segundo o das bactérias e cianobactérias, ambos de organismos unicelulares. O pardal pertence ao reino da Animalia, pois além de serem heterotróficos e pluricelulares, também são eucariontes.

Filo

Outra forma de categorizar, é separar os seres vivos em filos, essa classificação leva em conta os traços evolutivos que os seres possuem, portanto características físicas semelhantes são o que conta. Calcula se cerca de 35 filos aceitos pela comunidade científica, entretanto 9 se destacam, são eles os Cnidários, Moluscos, Platelmintos, Equinodermos, Artrópodes, Poríferos, Nematódeos, Anelídeos e os Cordados. Os pardais por possuírem corda dorsal em ao menos um período da vida, estão incluídos no filo Cordado, além disso essas aves também são donas de simetria bilateral e sistema digestório completo, elementos comuns em todos os animais desse filo.

Filo de Animais

Filo de Animais

Espécie

A espécie é definida pela similaridade genética que os seres têm entre si, basicamente significa que existe a possibilidade de reprodução, que não seria viável entre espécies diferentes, além do mais as semelhanças físicas são evidentes e incontestáveis. O género Passer abrange uma grande quantidade de espécies, a mais comum, como citada anteriormente, é a Passer domesticus.
Os Pardais atualmente

Atualmente o pardal-doméstico está presente em quase todo o planeta, sendo a ave com maior distribuição geográfica. Entretanto ao longo dos anos, a redução da quantidade de alimentos, as mudanças estruturais dos grandes centros urbanos, que dificultam a construção dos ninhos das aves, e as mudanças climáticas, são alguns dos elementos que estão causando a extinção dos pardais, em alguns lugares do Brasil já é possível notar a ausência desses animais. Ainda não se sabe se esse quadro é reversível, mas essa condição é preocupante para todos que entendem o quanto qualquer espécie é essencial para nosso planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *