Atualmente, há uma grande preocupação com a fauna de todo o mundo. Pois, há muitos animais que correm o risco de serem extintos, e isso causará um grande desequilíbrio ambiental. É preciso que todos tenham consciência da importância dos animais e que eles merecem respeito, por isso é necessário que todos colaborem para que esse bichos tenham o direito a vida e sejam bem tratados, não sofrendo por danos que os homens causam, como as caçadas e as queimadas.
Os animais também são seres vivos e merecem todo o nosso respeito e o nosso cuidado, e por isso, há muitas instituições de proteção animal espalhadas por todo o mundo, a fim de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o mundo animal, pois sem eles haverá todo um desequilíbrio que consequentemente também nos afetará e causará graves danos.
Ave: Marreca-Pardinha
A Marreca-Pardinha que também pode ser conhecida e chamada com outros nomes como assobiadeira, assoviadeira, danadinha, marreca-assobiadeira, marreca-assoviadeira, marreca-pintada e parda-pequena, é uma ave da ordem anseriforme, da família Anatidae. É uma ave muito bonita e encantadora que transmite tranquilidade e harmonia.
Características Gerais Da Marreca-Pardinha
Essa ave é uma espécie de marreca comum na região meridional da América do Sul. Entre a primavera e o verão, essa ave chega ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina, e no inverno, alcança o Paraná, o sudeste de São Paulo e o Rio de Janeiro.
Em relação às características físicas da marreca-pardinha, podemos dizer que ela chega a medir cerca de 41,5 centímetros de comprimento. Seu corpo é pintalgado da cor marrom, o dorso é de cor mais escura, o peito é salpicado, o vértice é anegrado, a cauda é curta e o bico é de cor azul-acinzentado com a base de cor amarela.
Quando está ave está voando, ela revela um enorme espelho alar de cor branca, verde e ocre, compondo três faixas bem distintas. A marreca-pardinha tem um costume bastante interessante e curioso. Ela faz seu ninho, em cima do ninho das caturritas, nas pontas bem elevadas dos pés de eucaliptos, formando um interessante contraste, pois o ninho das caturritas é bem grande e o da marreca é muito pequeno.
Essa espécie de aves vive em pares ou em pequenos grupos em lagos enormes de águas abertas, estuários de rios e em lagoas interioranas.
Uma Bela Ave
A Marreca-Pardinha é uma bela ave, uma espécie muito encantadora. As cores que compõem o seu corpo dão a essa ave uma cor com tonalidade diferenciada, que encanta o olhar de quem a vê. É uma ave que vive região meridional da América do Sul, e embeleza os lugares por onde passa, pois é muito bela.
Por: Érica Ap. Gomes