A ave chamada popularmente de Kiwi com pronúncia de Quiví é nativa da Nova Zelândia e pertence ao gênero e família Apteryx Apterygidae. Essa ave é conhecida por ser pequena e a menor dentre as aves ratitas. As aves ratitas são aquelas que não voam e nem nadam e nesse grupo estão ainda as emas e avestruzes.
Uma curiosidade é que o Kiwi tem seu DNA relacionado de maneira mais íntima com pássaros extintos do que com as demais aves ratitas que ainda existem no mundo. Trata-se de uma espécie que foi bastante afetada pelo desmatamento histórico, no entanto, a ameaça de extinção fez com que a Nova Zelândia criasse novas áreas de proteção como parques nacionais e reservas. Hoje em dia a maior ameaça para essa ave são os predadores.
Símbolo Nacional
A ave Kiwi apesar de não ser muito conhecida no mundo como um todo é muito importante na Nova Zelândia sendo considerada o símbolo nacional do país. Essa ave habita predominantemente a Oceania e são conhecidas poucas espécies como essa pelo mundo. O pássaro está estampado na parte reversa da moeda de dólar da Nova Zelândia, aliás, essa moeda muitas vezes é chamada de “o kiwi”.
Laços de Família
Existem alguns tipos de Kiwis dentre os quais se destacam o kiwi pintado (Apteryx owenii), grande kiwi pintado (Apteryx haastii) e kiwi marrom (australis Apteryx). Durante muito tempo os cientistas acreditaram que o Kiwi era uma ave ratita que tinha ligação com a moa que é uma ave ratita da Nova Zelândia, no entanto, estudos mais recentes do DNA dessa ave descobriram que existem laços mais fortes com o pássaro elefante que é uma ave extinta.
Esse pássaro é conhecido através de vestígios arqueológicos e o que se sabe é que se trata de um ancestral do Kiwi que bem provavelmente tinha a capacidade de voar. Dessa forma o Kiwi pode ser relacionado mais intimamente com esse pássaro há muito extinto do que com a moa.
Conhecendo o Kiwi
Essa ave tem o seu bico alongado, mas mesmo assim possui um corpo proporcional. O seu bico pode representar um tamanho de 80% do seu corpo. O Kiwi tem narinas que se encontram presentes na ponta do seu bico. Um pássaro que possui garras fortes nas suas patas que em geral são usadas para escalar em arbustos em busca de alimentos.
As asas são atrofiadas de maneira que eles não voam, tem hábitos noturnos e em geral procura se esconder em buracos na maior parte do dia. A base da sua alimentação é composta de insetos pequeninos e de frutas. As asas dessa ave são tão pequeninas e atrofiadas que se tornam invisíveis sob os pelos eriçados.
Uma diferença básica desse pássaro para outros que voam é que ele possui medula como mamíferos e aves jovens. As aves que voam tem ossos com entranhas ocas de maneira a terem menos peso e assim poderem alçar voo. Como a maior parte das aves ratitas os Kiwis não possuem glândula uropigial.
Grande Kiwi Pintado
Também chamado de Roroa, a espécie Apteryx haastii, pode medir em torno de 45 cm ou 18 polegadas. Pode chegar a medir aproximadamente 3,3 kg, possui plumagem em tom de cinza amarronzado. A fêmea dessa ave bota apenas um ovo e o casal faz a incubação do mesmo. Acredita-se que a população dessa ave gira em torno de 20.000 indivíduos.
Pequeno Kiwi Pintado
A versão pequena dessa ave é o Pequeno Kiwi Pintado, Apteryx owenii, e trata-se de um animal que não conseguiu resistir a predação de animais que foram introduzidos no continente de maneira que desapareceu. Ainda existem aproximadamente 1350 indivíduos em Kapiti Island sendo então levado para outras ilhas em que não existiam os predadores que levaram a sua extinção no continente.
Uma ave que tem comportamento extremamente dócil e de tamanho pequeno. A fêmea pode chegar a ter 25 cm de altura e pesar em torno de 1,3 kg. Essa ave bota apenas um ovo que é incubado pelo macho.
Kiwi Okarito – Kiwi Marrom
Conhecido pela alcunha de Kiwi marrom, a espécie Apteryx rowi, tem uma plumagem num tom de cinza e pode ter as penas da face num tom de branco em alguns casos. Uma fêmea dessa espécie pode botar até três ovos numa única temporada, cada ovo é colocado num ninho diferente. Tanto o macho quanto a fêmea são responsáveis por incubar os ovos.
Esses Kiwis são encontrados numa área pequena na costa oeste da ilha sul da Nova Zelândia. As pesquisas de DNA dessas aves revelaram que nos tempos antes da existência do ser humano essa ave era difundida na costa oeste da Ilha do Sul e também na parte inferior da Ilha do Norte. Essa foi a única espécie de Kiwi encontrada nessas áreas.
Kiwi Comum
O chamado Kiwi comum ou Tokoeka habita originalmente as partes sul e oeste da Ilha do Sul e aparecem com mais frequência na parte mais elevada. Essa ave tem o tamanho aproximado da ave Grande Kiwi Pintado. Tem aparência similar a do Kiwi marrom, contudo, tem plumagem mais clara. Os estudos de DNA revelaram que essa ave habitava a costa leste da Ilha do Sul.
Kiwi Marrom do Sul
A subespécie mais rara de Kiwi, Haast tokoeka, Apteryx australis ‘Haast’ possui somente 300 indivíduos. Foi no ano de 1993 que essa espécie foi definida como uma forma distinta das demais de Kiwi e pode ser encontrada somente numa faixa restrita da Ilha do Sul da Faixa de Haast dos Alpes do Sul numa altitude de 1.500 metros.
Kiwi Marrom do Norte
A subespécie mais comum de Kiwi, Apteryx MANTELLI ou Apteryx australis, é encontrada em cerca de dois terços da parte norte da Ilha do Norte. Conta com cerca de 35.000 indivíduos. A fêmea dessa ave pode chegar a medir em torno de 40 cm de altura e pesar cerca de 2,8 kg. Trata-se de uma ave que consegue se adaptar bem a diferentes habitats inclusive florestas não nativas. A fêmea dessa subespécie bota dois ovos que são incubados pelo macho.
As aves Kiwi (pronunciando-se Quiví) são as menores aves ratitas (aves que não voam e que não nadam) que existem na face da Terra. Habitam predominantemente o continente da Oceania, sendo descobertas algumas outras poucas espécies ao redor do mundo.
Possui o bico longo, dizendo de uma forma proporcional, cujo tamanho pode atingir 80% comparado ao seu tamanho corporal. Narinas estão presentes na ponta de seu bico. Apresenta também garras fortes nas suas patas, que geralmente são utilizadas para subir em arbustos para obter uns de seus alimentos. E possui asas atrofiadas, que impossibilitam seu vôo.
É uma ave de costumes noturnos, procurando esconder em buracos durante a maior parte do dia. Sua alimentação é baseada em algumas frutas e insetos pequenos.