Jaó do Sul

É uma espécie de pássaro, pertence a ordem Tinamiformes, Família Tinamidade, e seu nome científico é Crypturellus noctivagus. É conhecido popularmente como Jaó do sul ou ainda Zabelê.

Características

É um animal de grande porte, sendo esta classificada como a maior espécie do gênero. O seu dorso possui cores parda marrom escura, na cabeça é um tom escurecido, sob o dorso é uma coloração acanelada. Nas suas penas supra caudal é de cor ferrugem escurecida, suas rêmiges, ou seja, longas penas que prolongam as asas possuem cores ferrugem, só que em tons claros.

Animal

Estas aves não fazem voo, somente em caso de urgência, como para fugir de ataque de predadores naturais. Suas asas possuem dezessete centímetros de comprimento, seu bico possui em média de três centímetros e seu tarso em torno de quatro a cinco centímetros.

Suas pernas são bem curtas e seus dedos são bem miúdos e delicados. O bico possui uma curvatura bem pequena sendo bem forte. A cor desde último, o bico é sépia com a mandíbula em cor mais clara. A diferença de um macho para uma fêmea é que o primeiro citado tem uma coloração mais escura.

Não possui crista e nas laterais da cabeça são cobertos com listras brancas. São animais que se adaptam facilmente a solos secos e ensolarados, como o caso da caatinga na região nordestina.

Tipo

A voz do animal é baixa e profunda, emite sons em torno de três a quatro sílabas. A primeira é a ‘tônica’ é a mais acentuada e prolongada e o resto seguem em um nível mais baixo e horizontalmente.

Alimentação

Geralmente essas aves se alimentam de frutos, sendo provindos de palmeiras como oiticica, curubixá, cupá, ainda comem sementes e pequenos insetos, aranhas, moluscos, vermes e também vegetais como gramíneas e ainda grãos de areia.

Reprodução

O ato que antecedo o acasalamento é o grito, ou canto do macho que é atendido pela fêmea. O macho começa a dar voltar em torno na fêmea e nisso faz movimentos com as asas e a fêmea agacha e permite que o acasalamento ocorra.

O ninho é montado no próprio chão, é uma depressão pequena e ao seu redor é colocado folhas secas, sendo estes arrumados toda vez em que o macho ou a fêmea sai do ninho. Os ovos variam de dois a cinco ovos, estes são de coloração azul claro e vão desbotando com o tempo para um tom de cinza claro.

Ninho

Cada ovo pesa em torno de quarenta e cinco gramas e medem de um eixo ao outro cinquenta e três por quarenta e um milímetros. O período de maturação do ovo é por cerca de dezoito dias e o macho que é responsável por incubar o ovo.
Jéssica Mendes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *