O Jacupemba, com o nome científico Penelope superciliaris, é uma ave da família dos cracídeos. É também conhecido popularmente como Jacu-velho e Jacupema. Essa espécie é comum na região Sul do estado do Amazonas ao estado do Rio Grande do Sul e também no Paraguai.
O Jacupemba prefere habitar em regiões de matas, caatingas e cerrados. Essa espécie pode chegar a medir aproximadamente 55 centímetros de comprimento. Possui a barbela nua e de coloração avermelhada, em que é mais comum nos machos.
No Rio de Janeiro, no Jardim Botânico da cidade é bastante comum avistarmos essa espécie se alimentando no gramado. O Jacupemba se alimenta de flores, frutos, brotos e folhas. Essa ave tem o costume de permanecer na copa das árvores, descendo ao chão somente para apanhar frutos caídos. A espécie põe ovos de coloração branca e são bem lisos. Levam em torno de 28 dias para que os filhotes nasçam.
minha irmã tem um sítio, nele tem vária especie de aves, com aracuam, canário rolinhas e outros. mas o mais imprecionante, é que um malvado gavião comeu os filhotes da jacupemba, e ela simplesmente adotou uns pintinhos de galinha que nós criamos.interessante, ela os ama tanto, que a gente fica com muita pena de ve-la chamando os pintos para dentro de um galinheiro quando está chovendo, eu como sou apaixonada pela natureza, vejo como os animais são HUMANOS BJS.
eu gostaria de saber como é o ninho delas e como devo espantar os gaviões para não comer os filhotes desta expecie