Inhambu-Chitã

Ave classificada dentro da família Tinamidae e pertencente à biodiversidade brasileira pode a mesma atingir até os 21 cm de comprimento, sendo o macho sempre menor em relação à fêmea.

Existem espécies próximas que apenas se diferem quanto ao tamanho como é o caso do inhambu-chororó e o inhambu- guaçu, também presentes na natureza e florestas do cerrado brasileiro.

Dentro das características físicas encontra-se uma ave de beleza exuberante com o colorido em verde, marrom e laranja pelo dorso, o bico avermelhado e cabeça e pescoço na cor cinza.

Inhambu-Chitã

O nome chintã tem origem indígena e indica que a cauda em penas da ave se assemelhava a um pano colorido de chita, que os impressionavam com a beleza de tantas cores em contraste com as penas.

A ave também habita outras regiões, especialmente da América do Sul onde o clima é úmido e sempre tropical. É conhecida além de inhambu-chintã como bico e lacre, pé-roxo e chitão.

Inspiração Musical

A tão bela ave serviu de inspiração para a composição da música de Athos Campos e Serrinha e depois proferia nas vozes de Tonico e Tinoco, conhecido nacionalmente como maioral no sertanejo de raiz. Em seguida essa mesma canção inspirou o nome da dupla famosa: Chitãozinho e Xororó, que também regravaram o sucesso.

Inspirou a Dupla

Na letra da música pode-se observar a real identidade da ave em meio a natureza e como é considerada como raridade por todos que a observam. O inhambu-chintã certamente invade o mundo das melodias com suas características, seus costumes e todas as possíveis atividades que encantam o ser humano.

Hábitos e Curiosidades

Na alimentaço diária a ave procura por sementes entre o chão das matas, insetos e pequenos vermes cuja função é de extrema energia para sua sobrevivência.

As habitações além de florestas tropicais são em plantações de milho, arroz, feijão, entre outras onde podem ainda desfrutar dessas leguminosas em caso de não encontrar comida suficiente.

Durante a noite q também em partes do dia sua vocalização consiste em sons agudos e altos para emitir defesa, ou mesmo chamamento para que o grupo volte a se encontrar, em ameaças mais extremas.

Os períodos de reprodução da ave vão de setembro a dezembro. O mais interessante é que os ovos são chocados apenas pelo macho, que tem a função de protegê-los até o nascimento; já a fêmea cuida da alimentação e caça de alimentos.

Alimentação

Dentro da região brasileira a espécie é encontrada da região do Espírito Santo até o sul do país. Mas na Argentina há também habitat para o inhambu, sendo denominado lá como perdiz Del monte ou perdiz Del hogar. A surpreendente beleza da ave leva muitos caçadores a sua caça ilegal, contribuindo para a extinção do animal.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *