Inhambu-Anhangá

O inhambu-anhangá é mais uma espécie de inhambu, pássaros que vivem em certas regiões do Brasil, da Bolívia, do Peru e da Argentina. Essa espécie é também conhecida por chorão ou chorarão. Aparece em regiões como Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Porém, a principal ocorrência é nas florestas amazônicas, já que são ricas em alimentos como frutas, sementes e pequenos animais que ficam no solo.

Essa espécie, como outras dos inhambus também tem pontos de reprodução muito curiosos. A relação sexual entre eles é peculiar, pois cada fêmea pode ter relações com até quatro machos da mesma espécie. A fêmea fica responsável pela proteção e localização do ninho, além de manter os machos, como comida e ninho seguro.

Especie

Já a função dos machos é cuidar dos filhotes, alimentar os pequenos animais, ensiná-los a caçar, voar e capturar pequenos artrópodes. A fêmea, para atrair machos para fencundá-la, monta o ninho e fica cantando em torno dele até que algum macho apareça. Se o macho aceitar a fêmea, acasalam e produzem apenas um ovo. Então o macho fica responsável, sozinho, pelo ovo. Choca de 18 a 21 dias até que o filhote saia da casca.

A fêmea, que já escolheu a localização do ninho afasta-se e vai para outro cenário para atrair mais machos e reproduzir. O Brasil possui aproximadamente 14 espécies de inhumbu, e elas variam, na maioria das vezes, apenas de tamanho e coloração de penas e bico. Algumas das espécies possuem cores mais uniformes no dorso e nas asas, mas algumas ficam coloridas pela diferença de cor nas mais variadas partes de seu corpo. A calda de todas as espécies são bem curtas.

Reprodução

Mesmo com um corpo pequeno e não muito gordo, esse tipo de ave está entre as preferidas dos caçadores. Principalmente essa espécie, a inhambu-anhangá, mais conhecida como codorna. Alguns dos pratos principais de codorna no Brasil são: codorna ensopada, ovos de codorna em saladas e outros aperitivos, codorna na cerveja, codorna com purê de batatas e codorna ensopada em vinho tinto, preferido dos gaúchos.

A codorna, como é chamada popularmente é uma ave cinegética, e é caçada entre os meses de setembro e novembro. Essa ave é da ordem Tinamiforme, da família tinamidae, e além dos nomes aqui apresentados também pode ser conhecida como inhambu onça e inhambu relógio. O piar dessa ave é bem distinto, pelo menos na espécie que mais aparece no estado de Espírito Santo e em alguns lugares do Maranhão.

Curiosidade

Se não fosse pelo piar característico passariam despercebidas, já que são muito pequenas em relação às outras aves da mesma família. É interessante que quando a espécie sente-se ameaçada por qualquer predador natural, ela rapidamente fica imóvel e se faz de morta, assim o predador passa pela ave e não a devora.

Durante seu voo, o que é raro, pois preferem ficar no chão, as penas emitem sons peculiares, o que fez com que os índios desse o nome de inhambu a ave, já que inhambu significa “o que sai com estrondo”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de adiquiri um casal dessa espese para povoa nosa região ,que não tem esta espese de inhambu anhaga.

    Erinaldo 10 de fevereiro de 2014 9:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *